Autor Tópico: Pé de Chinelo  (Lida 10660 vezes)

Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #15 Online: 16 de Dezembro de 2010, 19:15:09
Natão, esses concursos não exigem a cessão de direitos autorais somente para as fotos que ganharam os prêmios, mas de todas que se inscreveram.

Mas como criador, ainda não possuis o direito de imagem? Como disse o Michel acima, é um direito inalienável... Mas uma coisa que eu acho é que certamente um concurso sério não fará isso... os outros quem quiser participar que participe... eu já fiz, e não sei se ficou no banco de dados deles ou não, mas por enquanto eu não estou me importando com isso. Talvez se um dia eles publicassem em algum lugar... bem eu talvez sentiria chateado por não saber mas um pouco de orgulho, mesmo que somente eu saiba que aquela foto é minha...

Eu respeito muito a opinião dos colegas daqui, com certeza entendo o ponto de vista de vocês... e concordo em muitas coisas. Acho que o mais importante ainda é ter uma idéia do concurso que se participa...


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 16 de Dezembro de 2010, 23:31:29
Olá Natão... vc está corretíssimo em expor seu ponto de vista.
Creio que todas as ideias devem ser debatidas, desde que sempre preserve-se o respeito entre as partes.

A questão é nesse caso, pela minha ótica, é política e ideológica.
Vamos fazer um paralelo, talvez um tanto absurdo, mas que creio pode ilustrar melhor a situação:
Concurso Garota Fantástica (do Fantástico da Rede Globo):
100.000 inscritas - contrato somente para a vencedora.
Esta tem o direito aos prêmios, a celebrar outros contratos, etc.... e as outras 99.999?
Se partirmos da suposição do uso da imagem para qualquer finalidade... poderia a promotora do concurso utilizar-se da imagem, fotos, vídeos, testes de todas as outras paticipantes para o que bem entendesse?

Como disse no meu post anterior... nem tudo que é legal, lícito é moralmente correto.
Ontem os Srs. deputados e senadores da República aumentaram em quase 80% seus salários.
Foi por votação, sessão extraordinária, às vésperas de um recesso parlamentar e logo após uma eleição nacional com voto direto. Lícito - sim. Mas, moralmente correto???? Não na minha opinião.

É esta questão que defendo.
E olha que nem participo de concursos (até o momento)... mas acho o fim da picada empresas e instituições fazerem algo pelo simples fato de levar vantagem - sem ao menos precisar deste expediente - por pura necessidade de demonstração de poder - ou sacanagem mesmo.
Abs.

Paulo Arruda

Posso sei lá, falar por falar, mas se eu participasse não teria problema em eles fazerem o que quiserem com minha foto, seria uma honra para mim, desde que as pessoas saibam que é o autor... Afinal acho que o importante ali é poder participar e divulgar um bom trabalho independente do que a instituição fará com a fotografia depois. Claro que eles não "ferrarão" com teu nome afinal daí dá até processo judicial, mas se eles divulgassem mais e mais, de forma mais expansiva e aberta, como mencionei seria uma honra ter uma foto minha em layouts pela cidades mesmo sem ganhar um centavo por isso...

acho que o pessoal aqui tem pensado muito em dinheiro e não se preocupado com a divulgação daquilo que conheço por arte. Está certo que muitos aqui trabalham com isso, mas talvez seja um passo pra reconhecerem mais o trabalho e depois conseguir mais serviço... De uma forma ou de outra acho que o dinheiro possa vir...


Ricardo Dias Lopes

  • Trade Count: (25)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.888
Resposta #17 Online: 30 de Março de 2011, 12:03:06
Acho que achei mais um ...

http://www.concursoaledefotografia.com.br/
_______________________________________________________________ ________________________________________________
6. Disposições Gerais

 6.1 Os participantes concordam em autorizar o uso de seu nome, da sua foto e de todo o conteúdo enviado ao hotsite http://www.concursoaledefotografia.com.br, cedendo os direitos autorais patrimoniais, sem nenhum ônus, para a ALESAT e em caráter definitivo, não implicando em qualquer obrigação de divulgação ou pagamento por parte da empresa promotora do concurso.
_______________________________________________________________ ________________________________________________

Abs,

Ricardo
Nikon D300s + Nikon 17-55 F2.8 + Nikon 80-200 F2.8 + 2 SB 900 + Manfrotto 055XPROB
http://www.flickr.com/photos/ricardodiaslopes/


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #18 Online: 30 de Março de 2011, 13:04:07
Pé-de-chinelo TOTAL!!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Ricardo Dias Lopes

  • Trade Count: (25)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.888
Resposta #19 Online: 22 de Novembro de 2011, 08:22:55
Tá ai mais um pé de chinelo ...

http://www.buw.com.br/concurso-cerveja-paulistania/regulamento

Abs,

Ricardo
Nikon D300s + Nikon 17-55 F2.8 + Nikon 80-200 F2.8 + 2 SB 900 + Manfrotto 055XPROB
http://www.flickr.com/photos/ricardodiaslopes/


Anna Salgado

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #20 Online: 22 de Novembro de 2011, 13:10:45
 :shock: O que é o pé de chinelo!!!??


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #21 Online: 22 de Novembro de 2011, 13:40:01
:shock: O que é o pé de chinelo!!!??

O mesmo que Concurso sacana. Aquele que te rouba as fotos e o direito de utilizá-las, sem pagar - seja por premiação em dinheiro ou equipos/serviços - um valor justo como prêmio.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Anna Salgado

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #22 Online: 22 de Novembro de 2011, 13:51:50
ahhhhh obrigada! que frase tão exquisita, nunca escutei! (bom, eu não sou brasileira então meu português não é muito bom  :o )
« Última modificação: 22 de Novembro de 2011, 14:03:05 por Anna Salgado »