Autor Tópico: Profundidade de campo - G11  (Lida 2495 vezes)

Zeca RDS

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 16 de Agosto de 2010, 17:06:15
Olá.

Sou novo (novíssimo, hehe) no fórum e na fotografia e gostaria de uma ajuda de vocês.

Recentemente comprei uma Canon G11 e, naturalmente, estou tirando muitas fotos, lendo livros, etc.

Talvez por ser minha primeira câmera decente, fiquei impressionado com os recursos e as imagens que ela proporciona. Porém, algo que me desagradou muito foi sua profundidade de campo. É praticamente impossível fazer uma foto com o fundo desfocado sem aproximar demasiadamente o assunto. Após várias pesquisas descobri que o culpado é o sensor de imagem pequeno. Ok. Minha pergunta: existe algum tipo de adaptador que permita melhorar a câmera nesse quesito?

Agradeço desde já!  :)


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Agosto de 2010, 17:29:34
Bem vindo ao fórum.
Não, só partindo para sensores maiores, DSLRs.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Zeca RDS

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #2 Online: 17 de Agosto de 2010, 12:08:36
Ok.

Ainda estou intrigado com isso. Vejam a foto abaixo, tirada com uma G11



Achei essa foto interessante, com o fundo bem desfocado. O autor do livro disse, porém, que tirou a foto com abertura f/2.8 e 30,5 mm. Porém, na medida em que eu coloco o zoom na câmera, a abertura vai se fechando automaticamente, e não permite modificação. No zoom máximo, a maior abertura que consigo é f/4.5!

Acho que apenas quem tem uma G11 vai conseguir responder: como permitir uma abertura grande com um zoom elevado? Obrigado.


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Agosto de 2010, 13:16:38
Não é possível abrir mais do que a câmera marca.
Na foto em questão não dá para saber qual a distância em que o fundo estava. Se estiver a dezenas de metros atrás da pessoa vc consegue desfocar com uma G11.
Ou então use o photoshop.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Rony Slm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 407
  • www.flickr.com/photos/rnslm
    • www.flickr.com/photos/rnslm/
Resposta #4 Online: 17 de Agosto de 2010, 20:18:49
Gostei da foto e do desfoque...
5D MK iii, Canon 7DII chegando,  Canon 70-200 2.8 IS;  Canon 50  1,4; Canon 24-105 4;Canon EF 17-40 4; Canon 8-15  4; Sigma 150-500 5/6,3; Canon 28-135:Canon 100 2.8 macro, Canon eos M + 18-55 STM


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Agosto de 2010, 20:31:20
Zeca, manda pro Pictus que ele faz pra vc...rsrs
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=31495.0

Esse e o maior problema das compactas de sensor pequeno.

Ps. Procure deixar no zoom máximo, mesmo não conseguindo uma abertura muito grande. Veja na calculadora de DOF.
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=23976.0
« Última modificação: 17 de Agosto de 2010, 20:36:47 por Leandro Federsoni »


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #6 Online: 19 de Agosto de 2010, 14:19:03
Olá Zeca,

só complementando o que o pessoal disse...

Você parece meio encucado com o porque da abertura em tele ser menor.

Quando você utiliza o zoom, a abertura máxima fica menor, por causa do projeto da lente.
Na sua câmera a lente em tele, não consegue a mesma abertura do que em grande angular.
Fica muito caro, fazer uma lente com abertura grande em tele. A lente também fica grande, com um diametro maior.. oque numa camera compata não é nada legal.

Mas na sua dúvida.. do desfoque... a profundidade de campo usando Tele, é menor do que usando grande angular.
Então desencana da abertura máxima em grande angular... porque em tele, mesmo a lente toda aberta sendo mais fechada do que grande angular... vai te render maior desfoque.

Com DSLRs, você compra lentes a parte... mas mesmo assim a maioria das lentes (principalmente as mais baratas) não tem abertura constante em todo o range.
Tem lente que é 3.5 em grande angular, mas quando você puxa... ela vai pra 5.6.
Só lentes mais tops (e caras), que tem abertura constante em todo o range.

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Romepafi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #7 Online: 22 de Agosto de 2010, 20:16:52
Eu tive uma G11, esta questão me incomodou tanto que eu comprei uma D5000.
Estou muito feliz com a qualidade e com os recursos da D5000, mas para os meus propósitos ainda acho uma DSRL grande demais...
Preferia uma câmera menor, com a qualidade de uma DSRL, mesmo que sem todos os recursos.
Mas...


Rony Slm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 407
  • www.flickr.com/photos/rnslm
    • www.flickr.com/photos/rnslm/
Resposta #8 Online: 03 de Setembro de 2010, 15:58:01
Romepafi, não da nem pra começar a comparar... compacta, mesmo a ótima g11 com uma dslr... aí é covardia.
5D MK iii, Canon 7DII chegando,  Canon 70-200 2.8 IS;  Canon 50  1,4; Canon 24-105 4;Canon EF 17-40 4; Canon 8-15  4; Sigma 150-500 5/6,3; Canon 28-135:Canon 100 2.8 macro, Canon eos M + 18-55 STM