Autor Tópico: Auto foco da EOS 450D  (Lida 3826 vezes)

iungue

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
  • Imagem é tudo. Imagens são fiéis, palavras não.
Online: 17 de Agosto de 2010, 17:06:18
Sou fotógrafo por hobye, mas procuro qualidade em minhas fotos. atualmente possuo uma CANON EOS DIGITAL KISS (veio direto do japão, corresponde à EOS 450D nas américas). Possuo as lentes canon 75-300 e uma 35-135, e também uma TAMROM 18-200, que é a minha preferida. Não estou satisfeito com a minha câmera quanto à autofocagem dela em condições de baixa luminosidade, ela fica "procurando" o objeto, não importa o ISO selecionado, não importa "metering mode" nem os pontos de foco utilizados, em condições de pouca luz, a objetiva fica procurando o foco, na maioria das vezes, fazendo perder aquele momento único do disparo, inviabilizando a foto, o que me irrita muito. seria isto um defeito ou uma (má) característica da CANON ou especificamente deste modelo? Em condições de boa luminosidade não há problemas, mas para tirar fotos só com boas condições de luz, eu não precisaria de uma câmera com tamtos recursos, a do celular já serviria...
Alguém pode me dar alguma dica de como melhorar isto?
Iungue
Canon EOS 350D
Canon 35-135mm
Canon 75-300mm
Tamrom 18-200mm


Wooky

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 17 de Agosto de 2010, 17:48:14
Creio eu que nenhuma destas lentes é clara o suficiente para focar com pouca luz (claro que depende do é "pouca luz" para você). Na verdade, dependendo do que você quiser, se for bem no escuro mesmo, só levantando o flash pop-up para ele ajudar no foco, já que a 450D não tem luz de autofoco própria. Se quiser tirar sem flash pode abaixo-lo depois, mas vai interferir na fotometria.
Dependendo da quantidade de luz que vc estiver falando, uma lente mais clara e com foco mais preciso pode resolver.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #2 Online: 17 de Agosto de 2010, 18:53:33
Bom, estes problemas são muito mais devidos às lentes do que a camera. E depende do que vc chama de baixa luminosidade. Com muito pouca luz, lente e camera nenhuma foca, por isso todos os flash´s externos tem os led´s de auxílio ao foco.

Mas vejamos, a 75-300 e a 35-135 são lentes USM, mas escuras. Não sei a qualidade óptica da 35-135, mas a 75-300 eu já tive e vendi. Essa realmente não foca bem no escuro. Acredito que a 35-135, por ser uma lente antiga (de 1990) e escura (f/4 em 35mm) também não seja um primor de velocidade de foco.

E a Tamron é famosa por ter autofoco lento e pescar bastante, as vezes até com boa luminosidade.

E o Wooky levantou uma coisa, se vc está em ambiente com muito pouca luz, deve estar usando o flash embutido. Ele não está piscando para auxiliar no autofoco??? Se não está, tem algo errado na configuração, consulte o manual da camera.
« Última modificação: 17 de Agosto de 2010, 18:53:52 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


iungue

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
  • Imagem é tudo. Imagens são fiéis, palavras não.
Resposta #3 Online: 18 de Agosto de 2010, 11:39:16
O problema que relatei costuma acontecer quando vou fotografar em ambientes internos, cuja luminosidade não é tão baixa a ponto de exigir o uso do flash. Coloco o uso do flash como referência porque sempre que estou nesta situação, costumo usar o flash pop-up da câmera, mas geralmente ele não é acionado, pois suponho que a câmera esteja "sentindo" luz suficiente para não acioná=lo. Acho que posso descartar problemas com o flash, pois para fotos noturnas ou definitivamente sem luminosidade suficiente, ele funciona perfeitamente.
Isto está me incomodando muito, estou até pensando em trocar de câmera, inclusive, de marca, estou pesquisando os modelos da NIKON. Antes de possuir uma câmera digital, eu fotografava com uma CANON EOS 10, uma câmera simplesmente magnífica, cujos recursos que possui, ainda não encontrei em nenhuma outra digital. A EOS 10 tem um sistema de auto focagem independente da lente, ela usa um feixe de infravermelho para fazer a telemetria. Com ela, é possível fazer fotos absolutamente nítidas em ambientes totalmente escuros, quando sequer se enxerga o objeto e com focagem quase instantânes. Não sei porque a CANON não trouxe para as sua linha de câmeras digitais esta tecnologia, é perfeita.
Iungue
Canon EOS 350D
Canon 35-135mm
Canon 75-300mm
Tamrom 18-200mm


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #4 Online: 18 de Agosto de 2010, 12:56:09
Quer resolver seu problema?

Compre uma lente clara. Tipo uma 2.8 o menor. Com motor USM o foco é praticamente instantâneo. Com o flash também ajuda no escuro, pois o mesmo emite uma luz vermelha para ajudar no foco.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


Wooky

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 18 de Agosto de 2010, 15:27:06
O problema que relatei costuma acontecer quando vou fotografar em ambientes internos, cuja luminosidade não é tão baixa a ponto de exigir o uso do flash. Coloco o uso do flash como referência porque sempre que estou nesta situação, costumo usar o flash pop-up da câmera, mas geralmente ele não é acionado, pois suponho que a câmera esteja "sentindo" luz suficiente para não acioná=lo. Acho que posso descartar problemas com o flash, pois para fotos noturnas ou definitivamente sem luminosidade suficiente, ele funciona perfeitamente.
Isto está me incomodando muito, estou até pensando em trocar de câmera, inclusive, de marca, estou pesquisando os modelos da NIKON. Antes de possuir uma câmera digital, eu fotografava com uma CANON EOS 10, uma câmera simplesmente magnífica, cujos recursos que possui, ainda não encontrei em nenhuma outra digital. A EOS 10 tem um sistema de auto focagem independente da lente, ela usa um feixe de infravermelho para fazer a telemetria. Com ela, é possível fazer fotos absolutamente nítidas em ambientes totalmente escuros, quando sequer se enxerga o objeto e com focagem quase instantânes. Não sei porque a CANON não trouxe para as sua linha de câmeras digitais esta tecnologia, é perfeita.
Bom, pelo jeito então seu problema é muito mais com as lentes que são escuras. Creio que se mudar para uma Nikon de classe equivalentes, com lentes também equivalentes, não terá muita diferença (embora algumas Nikon tenham luz para ajudar no foco). Como o gtsouza disse, com uma lente mais clara e foco USM de verdade (não tenho certeza se suas lentes se enquadram, mas a Canon tem dois tipos de mecanismos USM, e só um deles presta de verdade) isso não deve acontecer. Os flashs externos tem esse recurso.
Note que a luz do auto-foco auxilia no foco e não na fotometria.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2010, 15:29:08 por Wooky »


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #6 Online: 18 de Agosto de 2010, 15:40:22
O autofoco funciona melhor em situações de pouca luz se a abertura máxima da objetiva for grande (f/2.8 ou maior).
Eu já tive uma Canon XTi (400D) e conseguia fotografar cenas internas noturnas iluminadas com apenas uma única vela utilizando o ponto central de foco e uma objetiva de abertura f/2.8 ou f/1.8.
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


rshimaru

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2010, 16:32:31
Amigo, compre uma lente com maior capacidade de absorver luz, aparentemente o problema é a lente e não a camera(autofoca). Enquanto não fizer isso, use o flash interno que mesmo não sendo o ideal a foto deverá ficar pelo menos melhor qua a de um celular.
Um abraço!