Autor Tópico: Uma ajudinha por favor !  (Lida 2301 vezes)

modellautos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Online: 18 de Agosto de 2010, 08:38:48
 :ok: Olá amigos do Fórum !

Meu nome é Marcelo, tenho 39 anos e escrevo de Santo André/SP. Sou colecionador de miniaturas, automóveis (medem aproximadamente 30 cm de comprimento) e motos (medem aproximadamente 20 cm de comprimento). Através deste meu hobby me interessei por fotografias melhor elaboradas.

Faço fotos dos meus modelos para o meu site (em construção) e para um Fórum de colecionadores que eu participo. Eu utilizo uma câmera digital compacta (Sony DSC T30) e faço as fotos em um pequeno e caseiro estúdio que mede 63 cm de largura X 39 cm de altura X 60 cm de profundidade. Esse estúdio possui fundo infinito, é revestido com fórmica fosca branca e recebe iluminação por cima com seis lâmpadas flourescentes de 20W cada, entre as lâmpadas e o estúdio eu coloquei um acrílico leitoso para eliminar reflexos.

Eu gosto das fotos que eu fiz mas eu gostaria de melhorá-las e por isso comprei (confesso, sem muito pesquisar) uma câmera Nikon D3000 com uma lente AF-S DX NIKKOR 18-55 mm f/3.5-5.6G VR.

Comprei um livro chamado "Escola de Fotografia" que me ajudou muito, mas eu queria pedir ajuda e dicas de como obter boas fotos com essa minha câmera nova.

Algumas dúvidas são :

1) Qual distância entre o modelo e a lente da câmera ?
2) Quando for fotografar um detalhe o quanto perto posso chegar ?
3) Qual sensibilidade ISO devo usar
4) Eu gostaria de usar a câmerca em Manual, somente o foco como automático, pode ser ?
5) Como acertar o ajuste balanço do branco ?

Abaixo envio algumas fotos que eu fiz com a minha Sony e as três última com a Nikon. Eu não gostei das fotos feitas com a Nikon, acho que errei no ajuste balanço do branco pois todas as partes metálicas (cinza) ficaram azuladas.

Como perceberam sou amador, peço desculpas se usei algum termo incorretamente !

Agradeço antecipadamente a todos pela atenção !

Um abraço, Marcelo









   







robsonvictor

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 18 de Agosto de 2010, 17:27:40
Seria interessante você postar o exif das fotos... Essa última por exemplo dá a impressão que você usou um ISO muito alto (acima de 1600) o que dá a impressão de granulação na foto. pra essas fotos é recomendável ter um bom controle da iluminação. Nessa última foto tente por exemplo um tempo de exposição de 02 segundos, abertura em F/19 e com a máquina repousada em um tripé para ver o resultado.
abraços.


http://www.flickr.com/photos/robsonvictor/

Canon Rebel T1i
EFS 18-55mm
EF 70-300mm
EF 50mm F/1.8


Chitz!

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
  • O resultado é qual?
Resposta #2 Online: 18 de Agosto de 2010, 17:40:07
Eu achei que o principal você tem, que é bom gosto pra enquadrar!

Uma dica que posso dar a você é: use o manual mesmo! se possível o foco também!

Acho que falta luz pra seus stills... (uns flashes com difusores diversos)

Abração


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #3 Online: 18 de Agosto de 2010, 18:07:26
Seja bem vindo, Marcelo. :ok:

1) Qual distância entre o modelo e a lente da câmera ?
   A distância mínima para que você consiga fazer o foco está nas especificações da lente
   mas não há uma distância exata que você deve utilizar. No teu caso, creio que ficará
   relativamente próximo dos objetos fotografados.

2) Quando for fotografar um detalhe o quanto perto posso chegar ?
   A distância mínima para que você consiga fazer o foco está nas especificações da lente.
   No manual deve estar especificado como "Working Distance" ou "Focus Distance" algo assim.
   Para fotografar detalhes, uma lente macro é interessante.

3) Qual sensibilidade ISO devo usar
   Para melhor qualidade de imagem, use o menor ISO possível, levando em conta
   as condições de iluminação, é claro.

4) Eu gostaria de usar a câmerca em Manual, somente o foco como automático, pode ser ?
   Claro.

5) Como acertar o ajuste balanço do branco ?
   Se estiver fotografando em JPG, você pode usar o "Custom White Balance".
   Procure no manual da câmera como "setar" o Custom White Balance.

Abraços
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 18 de Agosto de 2010, 18:39:50
Uma boa dica é ler o manual. Se o seu for em inglês e você tiver dificuldades, pesquise aqui no MF que deve ter em algum lugar o manual em português. Boa sorte e bons cliques.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


fer lfstudio

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia,Patins,Meus Filhos, paixão pessoal...
Resposta #5 Online: 18 de Agosto de 2010, 19:51:08
os enqudramentos estao perfeitos, só acho que faltou acertar o branco, ja que o fundo é de formica branca, por causa da luz fluorescentes, a foto fica verde, a tenta deixa-las um pouco mais expostas... parabéns pelo trabalho!!!!
O Mundo é uma fotografia, basta eternizá-lo com um Clik!!!!!!


modellautos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Agosto de 2010, 07:49:18
 :ok: Muito obrigado a todos pela atenção e pelas dicas ! Aproveito para fazer mais uma pergunta, a lente (AF-S DX NIKKOR 18-55 mm f/3.5-5.6G VR) que eu tenho é apropriada para as fotos que eu que fazer, ou teria alguma mais apropriada ? Qual ?

Um abraço, Marcelo


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #7 Online: 19 de Agosto de 2010, 10:13:05
Como já foi dito, verificar no manual da Nikon como acertar o white balance

http://www.nikonusa.com/Learn-And-Explore/Photography-Techniques/fubpbfls/1/Setting-White-Balance.html
Finally, you can choose PRE, the so-called "white card" setting. With that option selected,
hold a white card in front of the lens and press the shutter button. The camera will read and
lock in the color temperature of the light reflected from that card, and that locked-in
reading now becomes the standard for the camera's white balance setting. PRE is an ideal way
to handle a scene that presents mixed lighting—fluorescent lights in the ceiling and daylight
streaming through a window, for example—because it takes into account all the lighting in the
scene. (The locked-in setting is maintained in PRE until you take another white card reading.)


Ou usar um conversor RAW.

http://www.cambridgeincolour.com/pt/tutoriais/balanco-branco.htm
http://www.youtube.com/watch?v=5sXAN6dvvXs&feature=related




Mais tarde quando dominar o processo, aí talvez uma lente macro verdadeira...
Mas vai ficar preso nos mm da lente... Talvez uma Nikkor 60mm...

Olha isto http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=42157.0

BTW, gostei da miniaturas e fotos apesar do white balance.


lgmmachado

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #8 Online: 20 de Agosto de 2010, 17:21:26
Marcelo, seguem abaixo minhas consideracoes...

Primeiro gostaria de sugerir um video para voce assisitir e ver como nao e tao dificil assim conseguir boas fotos de miniaturas... Este video traz uma tecnica de iluminacao com uma fonte de luz e espelhos.

http://www.youtube.com/watch?v=RMqmOQK6odM


1) Qual distância entre o modelo e a lente da câmera?
Isto voce quem vai determinar de acordo com o enquadramento desejado. Depende tambem da distancia focal da lente. Primeiro evite lentes angulares, use lentes normais a meia-teles, podendo ate a chegar em teles. Por exemplo uma 50mm e muito bom para este tipo de aplicacao. Em resumo quanto maior for a distacia focal da lente maior a distancia entre o fotografo e o objeto.. Ex.. 50mm 1 metro, 100mm 2 metros, etc.. (estes numeros sao apenas referencias para exemplo, nao fiz na pratica)

2) Quando for fotografar um detalhe o quanto perto posso chegar?
Isto depende da lente. o melhor a fazer e testar o limite de aproximacao que voce consegue fazer sem sair do foco. Normalmente lentes normais conseguem focar ao limite de meio metro ou menos. Porem existem as lentes macro que conseguem aproximacoes e maginificacoes ainda maiores. Da uma procurada sobre lentes macro no google que tem muita informacao la.

3) Qual sensibilidade ISO devo usar?
Quanto menor melhor. Ideal de ISO 100 ou 200. Vc tera que usar o diaragma um pouco mais fechado para ganhar mais profundidade de campo e compensar com uma luz mais forte e assim conseguir uma foto com melhor qualidade e com o objeto completamente em foco.

4) Eu gostaria de usar a câmerca em Manual, somente o foco como automático, pode ser?
Na verdade em fotos de Still eu uso a camera e o foco em manual. Busque controlar voce as condicoes e a dominar o ajuste do equipamento.

5) Como acertar o ajuste balanço do branco?
Primeiramente sempre fotografe em RAW e faca este ajuste na conversao do arquivo. E preciso que voce estude um pouco sobre este processo, que nao e dificil, e de extrema importancia para fotos de qualidade. O mestre do PS Pictus mostrou abaixo a importancia de uma boa conversao e um balanco de branco adequado.


modellautos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Agosto de 2010, 11:55:56
Pictus e lgmmachado, agradeço pela ajuda e pelas dicas  :ok: ! Vou tentar colocá-las em prática. Um abraço, Marcelo


Clovis Lambiazi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #10 Online: 26 de Outubro de 2010, 13:46:31
Creio que uma 100mm 2.8 seja ótima para esse trabalho. o/


modellautos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 26 de Outubro de 2010, 15:30:18
Creio que uma 100mm 2.8 seja ótima para esse trabalho. o/

Obrigado pela ajuda Clovis ! Um abraço, Marcelo :ok:


PavloY

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #12 Online: 26 de Outubro de 2010, 17:00:08
Na minha opinião uma 50mm 1.8 ja fica entra pra  :fight:
Um exemplo =)


Honda Movistar 33 por Pavlo.Y., no Flickr



modellautos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 27 de Outubro de 2010, 07:25:05
Na minha opinião uma 50mm 1.8 ja fica entra pra  :fight:
Um exemplo =)


Honda Movistar 33 por Pavlo.Y., no Flickr

Obrigado pela dica Pavloy! Um abraço, Marcelo  :ok: