Autor Tópico: Troca de tela de focalização.  (Lida 6372 vezes)

Gelter.M

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Online: 19 de Agosto de 2010, 11:28:35
Olá pessoal.

Tenho uma TLR Poloneza da WZFO modelo START B(http://www.flickr.com/photos/trzy/3824056119/ *), podem até dizer que é popular, simplezinha ou sei lá o que, porém, para mim ela tem um valor sentimental muito grande, pois pertenceu ao meu falecido pai e cresci vendo ele usa-lá e revelando suas próprias fotos (motivo este de meu gosto por fotografia).
Como estava guardada a um bom tempo resolvi dar uma limpeza básica nela. Infelizmente formou fungos nas lentes, espelho e tela de focalização, eu sabia que não poderia fazer nada e deveria encaminha-la a um profissional, só que como o BURRO que sou  :aua:, inventei de limpar a tela de focalização como teste  :doh:.
Pronto, bastou usar alcool no canto inferior do lado fosco da tela como teste para ela já ficar de tom diferente do restante e ainda por cima borrar as grades que são impressas no cantinho  :(.
Gostaria de saber se as telas de focalização de outras TLR's, como por exemplo as Yashicas, servirá nela? As oficinas de raparo trocam esta tela?

Obrigado e uma abraço.

* Foto da galeria do FLICKR de ArekDCM.



WZFO Start B
Nikon D3000 18~55 / f 3.5~5
Nikon F2a 28~70 / f 3.5
Yashica Mat 124 G

Novato mas com flickr :D
www.flickr.com/photos/gelter_macias/

"A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são."
( Peter Urmenyi )


durante

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 382
Resposta #1 Online: 19 de Agosto de 2010, 19:56:09
Tem este link, e site.O cara faz manutenção de cameras:
http://rick_oleson.tripod.com/index-175.html
Talvez,com as medidas ele possa cortar do tamanho para a sua cam.
Abç.


Gelter.M

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #2 Online: 20 de Agosto de 2010, 20:00:29
Durante, obrigado pela dica, mas será que vou conseguir só lá fora (Importada)?
WZFO Start B
Nikon D3000 18~55 / f 3.5~5
Nikon F2a 28~70 / f 3.5
Yashica Mat 124 G

Novato mas com flickr :D
www.flickr.com/photos/gelter_macias/

"A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são."
( Peter Urmenyi )


leandrooliveira

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 20 de Agosto de 2010, 20:28:31
Ou você pode fazer o que o Elmo fez na Yashica, comprar uma lente fresnel dessas que tem no ML para TV e cortar no tamanho exato. Está em algum post aqui no forum...
Eu pretendo fazer isto para a minha.

Leandro


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #4 Online: 22 de Agosto de 2010, 11:37:36
Opa, como o Leandro disse, o despolido eu improviso assim:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-151026077-lente-projetora-telo-5-geraco-fresnel-frete-gratis-_JM

E não é caro.



Gelter.M

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #5 Online: 22 de Agosto de 2010, 12:17:38
Obrigado pela dica Leandro e Elmo. ;)

Abraço.
WZFO Start B
Nikon D3000 18~55 / f 3.5~5
Nikon F2a 28~70 / f 3.5
Yashica Mat 124 G

Novato mas com flickr :D
www.flickr.com/photos/gelter_macias/

"A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são."
( Peter Urmenyi )


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #6 Online: 27 de Agosto de 2010, 18:12:58
O tópico já tem um tempo, mas só pra constar, geralmente os grids no fresnel são de lapis grafite!

Abraços


Gelter.M

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #7 Online: 28 de Agosto de 2010, 13:25:08
Isto é, dá para fazer os grids na tela indicada pelo Elmo com lápis comum, é isso?
WZFO Start B
Nikon D3000 18~55 / f 3.5~5
Nikon F2a 28~70 / f 3.5
Yashica Mat 124 G

Novato mas com flickr :D
www.flickr.com/photos/gelter_macias/

"A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são."
( Peter Urmenyi )


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #8 Online: 01 de Setembro de 2010, 19:12:27
Exatamente!
Basta nao forçar muito, e fazer do lado que vai pra baixo (lado do espelho).

Abraços

Isto é, dá para fazer os grids na tela indicada pelo Elmo com lápis comum, é isso?



Ebone

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 01 de Setembro de 2010, 21:29:05
Pessoal, uma tela de focalização, se estão falando do ground glass (o tal despolido), dá pra fazer em casa com custo quase zero. E fica muito bom.

O que se usa é abrasivo em pó, óxido de alumínio de grão #500 ou o grão #1000. O processo é basicamente esmerilhar um vidro contra o outro, e entre eles o pó esmeril com um pouco de água. O vidro que será a tela de focalização usa-se previamente cortado e ajustado no tamanho, e o outro vidro um pedaço qualquer, preferencialmente de tamanho maior do que o primeiro.

O resultado é uma face do vidro totalmente despolida e homogênea, com um aspecto esfumaceado, onde o foco da lente forma uma imagem bem nítida. Já testei isso e funcionou bem.

Eu fiz esses dias um vidro assim que usei pra outra coisa, testar o princípio do Scanhancer, e também funcionou.


Gelter.M

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #10 Online: 01 de Setembro de 2010, 23:15:18
Obrigado Ebone, mas onde se encontra o Oxido de Alumínio? Desculpe a ignorância.
WZFO Start B
Nikon D3000 18~55 / f 3.5~5
Nikon F2a 28~70 / f 3.5
Yashica Mat 124 G

Novato mas com flickr :D
www.flickr.com/photos/gelter_macias/

"A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são."
( Peter Urmenyi )


Ebone

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 02 de Setembro de 2010, 07:58:42
Faz tempo que não compro abrasivos. E tenho aqui uma sobra de quando fiz alguns trabalhos em óptica de telescópios.
Abaixo vão os contatos de onde já comprei, mas isso há uns 6 anos:

Poliminas Ltda.
Rua Tupís, 1298 - Barro Preto
Belo Horizonte - MG
Cep: 30190 - 062
Telefone: 31-3271-1321 / 3271-1325 / 3271-4649

M. Almeida Ltda.
Rua dos Protestantes, 173 - Luz
São Paulo - SP
Telefone: 11-3333-6511

Vladmir Andrade do Nascimento
Rua Agostinho Luttari, nº 732 - Moóca
São Paulo - SP - CEP 03125-080
Telefone: 11-2274-8212 / 11-9195-8212

O produto em sí não é caro. Pra enviar por correio ou transportadora eles devem trabalhar com um pedido mínimo.
Como se usa muito pouco abrasivo pra fazer uma tela, poucas gramas, acho que o melhor seria algém comprar 1kg de abrasivo e dividir entre vários interessados.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 02 de Setembro de 2010, 08:21:17
Tem um produto, não me lembro a marca, que os mecânicos usam. Principalmente os que fazem retífica de motor. E eles chamam pelo mesmo nome: massa de esmeril ou pasta de esmeril, que é usada para dar "polimento" nas válvulas antes que elas sejam instaladas no cabeçote.

Vem num potinho com dois compartimentos na mesma embalagem: de um lado, uma pasta mais abrasiva que, se eu não estiver enmganado, não vai servir pra nada no caso do despolido; do outro, uma pasta mais fina e é esta a que será usada.

Então, em lojas em Auto Peças é o lugar.
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 02 de Setembro de 2010, 08:27:03
Eu fiz esses dias um vidro assim que usei pra outra coisa, testar o princípio do Scanhancer, e também funcionou.

Que diabo é isso? Seria abusar muito da sua boa vontade te pedir para falar um pouco mais sobre isso?

Será que o assunto passa por isso aqui?
http://www.scanhancer.com

Obrigado!
« Última modificação: 02 de Setembro de 2010, 08:34:45 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Ebone

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 02 de Setembro de 2010, 08:38:11
Essa pasta de abrasivo eu nunca usei, mas imagino que pode ter algum tipo de óleo junto, tipo o tal polidor Brasso para metais. Se for assim é melhor desconsiderar no uso em óptica, ainda mais em um despolido pois vai ficar manchado "de fábrica" hehe..

Tela de focagem é crítica, como vocês sabem, qualquer manchinha, gordura de dedo por exemplo, é difícil tirar.

O óxido de alumínio é um material puro, seco, que ao usar somente com água não deixa manchas. Basta passar uma água limpa depois do trabalho feito e secar com uma flanela e pronto.