Autor Tópico: Adaptador M42 para digitais  (Lida 5871 vezes)

AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #15 Online: 14 de Novembro de 2010, 17:33:13
Pessoal, o lugar mais fácil e barato para comprar estes adaptadores é no ebay. Procurando por M42 to FD ou M42 to EOS surgirão centenas de vendedores. O preço médio de um adaptador simples M42 para EOS com confirmação de foco é 15 dólares. Existem alguns mais caros e mais sofisticados, em que é possível programar a distância focal da lente e abertura máxima, e até fazer correção de desvios de foco.

Nas Canon, como já foi dito, pode-se usar estas lentes com adaptador em modo M ou Av, a fotometria é feita normalmente. Com adaptadores simples, o fotômetro tende a errar superexpondo a foto a medida que o diafragma é fechado, mas com um pouco de prática vc aprende o quanto tem de compensar e o pouco erro que ainda persistir o RAW dá conta :)

Eu tenho várias M42 e quando estou fotografando sem pressa, só uso estas lentes. Existem alguns pontos críticos como a resistência a flare que normalmente é menor (a maioria delas pede um parassol, existem modelos de borracha no ebay que funcionam bem), mas existem excelentes lentes por preços muito em conta.

Abaixo duas de minhas favoritas, as Takumares S-M-C 135mm f/2.5 e a SMC 50mm f/1.4

S.M.C. Takumar 135mm f/2.5 por Alexandre.Schuster, no Flickr


SMC Takumar 1:1.4 50mm por Alexandre.Schuster, no Flickr

Só aconselho a quem vai fazer compras no ebay que faça logo, no final de ano as compras costumam atrasar bastante.

Espero ter ajudado.

Abçs

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


MAXITROL

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 15 de Novembro de 2010, 11:16:02
Se não entendi errado, você quer colocar objetivas m42 na canon digital, correto?

Se assim for:

http://www.macrofotografia.com.br/classificados/anel.shtml

M42 para EOS

não, hehehe eu quero colocar uma lente m42 em minha canon de filme, eu nao gosto de maquina digital, ops..... nao gostar e uma palavra muito forte digamos que nao tenho o carinho e dedicação para com a minha cameras de filme. 
Nikon D3100 18-55 VR DX   Não construa Masmorras erga Templos.
Now he's too old to Rock'n'Roll but he's too young to die.
https://www.flickr.com/photos/125082120@N07/


MAXITROL

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 15 de Novembro de 2010, 11:18:23
Pessoal, o lugar mais fácil e barato para comprar estes adaptadores é no ebay. Procurando por M42 to FD ou M42 to EOS surgirão centenas de vendedores. O preço médio de um adaptador simples M42 para EOS com confirmação de foco é 15 dólares. Existem alguns mais caros e mais sofisticados, em que é possível programar a distância focal da lente e abertura máxima, e até fazer correção de desvios de foco.

Nas Canon, como já foi dito, pode-se usar estas lentes com adaptador em modo M ou Av, a fotometria é feita normalmente. Com adaptadores simples, o fotômetro tende a errar superexpondo a foto a medida que o diafragma é fechado, mas com um pouco de prática vc aprende o quanto tem de compensar e o pouco erro que ainda persistir o RAW dá conta :)

Eu tenho várias M42 e quando estou fotografando sem pressa, só uso estas lentes. Existem alguns pontos críticos como a resistência a flare que normalmente é menor (a maioria delas pede um parassol, existem modelos de borracha no ebay que funcionam bem), mas existem excelentes lentes por preços muito em conta.

Abaixo duas de minhas favoritas, as Takumares S-M-C 135mm f/2.5 e a SMC 50mm f/1.4

S.M.C. Takumar 135mm f/2.5 por Alexandre.Schuster, no Flickr


SMC Takumar 1:1.4 50mm por Alexandre.Schuster, no Flickr

Só aconselho a quem vai fazer compras no ebay que faça logo, no final de ano as compras costumam atrasar bastante.

Espero ter ajudado.

Abçs

valeu camarada, mas nunca comprei nada pela internet, nao tenho confiança. se achar em uma loja irei comprar com certeza.
Nikon D3100 18-55 VR DX   Não construa Masmorras erga Templos.
Now he's too old to Rock'n'Roll but he's too young to die.
https://www.flickr.com/photos/125082120@N07/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.296
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 15 de Novembro de 2010, 22:23:30
mais uma: