Autor Tópico: [DUVIDA] TC vs. Extensor  (Lida 1742 vezes)

Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Online: 23 de Agosto de 2010, 17:29:25
Olá pessoal,

Estou com uma duvida.
Sempre achei que Teleconversor (TC) e tubo de extenção fosse a mesma coisa. Mas recentmente em um livro li que o TC era p/ multiplicar a distancia focal e o Tubo extensor servia p/ diminuir a distancia minima de foco, transformando assim uma tele em uma "macro".

Alguém pode me ajudar?

[]'s Randal
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 23 de Agosto de 2010, 18:42:05
O TC multiplica a distância focal por "X" com o auxílio de um grupo ótico.

O extensor é um tubo oco, sem ótica que afasta a bojetiva do plano focal, causando aumento na imagem projetada, daí o uso em macro. Pode-se então usar objetivas não macro nesta função, melhor até que inverter uma objetiva, pois as correções óticas continuam valendo.


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #2 Online: 23 de Agosto de 2010, 19:12:16
O TC multiplica a distância focal por "X" com o auxílio de um grupo ótico.

O extensor é um tubo oco, sem ótica que afasta a bojetiva do plano focal, causando aumento na imagem projetada, daí o uso em macro. Pode-se então usar objetivas não macro nesta função, melhor até que inverter uma objetiva, pois as correções óticas continuam valendo.

Então o TC não aproxima o foco. Pois o grupo ótico serve justamente p/ isso.

E então no Extensor (TE) eu perco o foco no infinito, pois como ele não tem nenhuma correção eu aproximo tudo.

É possivel usar o TE como um TC? Em teoria o TE perde menos luz que o TC já que não tem nenhum outro elemento no meio do caminho.
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 23 de Agosto de 2010, 19:39:05
Então o TC não aproxima o foco. Pois o grupo ótico serve justamente p/ isso.

E então no Extensor (TE) eu perco o foco no infinito, pois como ele não tem nenhuma correção eu aproximo tudo.

É possivel usar o TE como um TC? Em teoria o TE perde menos luz que o TC já que não tem nenhum outro elemento no meio do caminho.


Não faz sentido usar TC + TE

TE perde menos luz que o TC... Sim , e daí ? São equipamentos diferentes com propositos diferentes...

TE é para MACRO
TC é para TELE


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #4 Online: 23 de Agosto de 2010, 19:51:55
sao para uso diferente
o tubo e para macro,
o tc e para aumentar a tele ,
perdendo um diafragma por cada X.
Uma lente 2.8 com tc fica 5.6.
abs.


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #5 Online: 23 de Agosto de 2010, 21:30:23
Então o TC não aproxima o foco. Pois o grupo ótico serve justamente p/ isso.

E então no Extensor (TE) eu perco o foco no infinito, pois como ele não tem nenhuma correção eu aproximo tudo.

É possivel usar o TE como um TC? Em teoria o TE perde menos luz que o TC já que não tem nenhum outro elemento no meio do caminho.

Sim. E até com uma razão correta, mas você vai perder luz - que com digital não faz muita diferença, é só compensar com ISO mais alto.

Vamos lá:

- O TC (Tele Converter) serve para multiplicar a distância focal E a abertura da lente (pq há perda de luz) de uma lente pelo valor estabelecido pelo seu grupo ótico. Por exemplo: o TC 201 da Nikon multiplica uma lente (até 200mm) por 2. Na prática, uma 50/1.4 passa a funcionar como uma 100/2.8.

- Os TEs Tubos de Extensão servem para afastar a lente do plano focal (filme ou sensor), aumentando a imagem nele. É como se você afastasse a cabeça do ampliador do papel
MAS isso tem um EFEITO COLATERAL: torna o foco mais próximo do que a capacidade original da lente.
Na prática: quanto maior o TE, mais luz você perde E TAMBÉM as características de foco da lente são alteradas pela nova distância para a mídia. Assim, você perde o foco no infinito mas ganha foco muito mais próximo do que o original da lente. Esqueça a marcação de foco da lente.

Dependendo da lente que você está usando e do que está fotografando isso pode ser uma vantagem. Por exemplo, conheço um fotógrafo de moda que usa Pentax 67 com uma 165/2.8 e um TE pequeno ou médio para trazer o foco mais para perto e desfocar melhor o fundo. Ele perde o infinito, mas o infinito não interessa nem um pouco, apenas o que está 1,5 e 8 metros, por exemplo.

Portanto, se a situação pedir, você pode transformar uma 180/2.8 numa 360/5.6, com foco mais próximo que a lente 180/2.8 original usando um TC 200 e um TE para Nikon. Haverá perda de luz, que em digital é facilmente compensável aumentando-se o ISO. Pra quem usa filme, um monopé ou tripé é uma boa idéia, além de um filme rápido.

Abs,

José Azevedo


Chitz!

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
  • O resultado é qual?
Resposta #6 Online: 23 de Agosto de 2010, 21:38:05
Na realidade, um é o contrário do outro, o TC é pra TELE e o TE é pra PERTO!.

Abraço


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #7 Online: 23 de Agosto de 2010, 22:31:27
Então o TC não aproxima o foco. Pois o grupo ótico serve justamente p/ isso.

E então no Extensor (TE) eu perco o foco no infinito, pois como ele não tem nenhuma correção eu aproximo tudo.

É possivel usar o TE como um TC? Em teoria o TE perde menos luz que o TC já que não tem nenhum outro elemento no meio do caminho.

Eu tinha dito usar um TE COMO um TC.

Mas acho que eu entendi, o estava me deixando confuso é que ambos aumentam a imagem projetada no sensor, mas um consegue compensar o foco (TC) o outro não (TE).

Obrigado a todos pela explicação.
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


Chitz!

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
  • O resultado é qual?
Resposta #8 Online: 23 de Agosto de 2010, 22:46:13
Eu tinha dito usar um TE COMO um TC.

Mas acho que eu entendi, o estava me deixando confuso é que ambos aumentam a imagem projetada no sensor, mas um consegue compensar o foco (TC) o outro não (TE).

Obrigado a todos pela explicação.

Olá Randal,

O TE aumenta a imagem no sensor, afastando a imagem, o TC cropa, ele aproxima a imagem! é diferente pra caramba!

Abraço