Neocosmos,
Essa foto foi feita logo após um bombardeio de napalm no Vietnam, se não me engano.
Provávelmente o fotografo era um reporter de guerra (que graças a Deus são pessoas que ajudaram e MUITO a coibir abusos ainda maiores durante esses períodos negros da nossa história).
Ou seja: foto com cunho jornalístico.
Para fugir um pouco da pessoa Sebastião Salgado, vamos falar das fotos de Henri Cartier-Bresson.
Irei citar o momento da foto, não sei o nome que ele deu a elas:
Fotos como a do homem de barba e cartola parado em uma rua ou a foto de outro homem segurando o guarda-chuva e pulando uma poça de água tiveram a autorização prévia?
Li um pouco sobre ele e segundo o que li, se ele percebesse que tal pessoa estava posando para ele, descartava a foto. Sendo assim, todas as fotos dele foram tiradas SEM a permissão e depois o fotografo foi e se apresentou os retratados, correto?
E nesse caso? Não é porque ele é Henri Cartier-Bresson que não deixou de respeitar o direito de terceiros. Sei que os tempos eram outros, não haviam tantos advogados e paparazzis no mundo, mas ainda sim houve um desrespeito, certo?
O que me incomoda como fotografo é essa questão. Achei o momento perfeito, aquela velha senhora sentada sobre o banco da árvore lendo um livro, ou o trabalhador com as roupas sujas acendendo um cigarro. Faço a foto sem ele me notar (logo sem a permissão dele). Ficou bom, para ser sincero ótima a foto.
Como proceder? Eu não sei se mais tarde terei interesse de fazer uma amostra com minhas fotos (hoje sou um merda, mas Bresson um dia tb foi, certo?). E ai? Vou pegando autorização de todos que eu for retratando?
É muito delicada essa situação, feliz era ele que viveu em um tempo onde ser fotografado era um elogio