Autor Tópico: Cadê o Ivan ?  (Lida 1815 vezes)

Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Online: 23 de Agosto de 2010, 23:49:32
Dá falta de ver as fotos dele... eu sei que ele vivia online aqui, mas agora não o vejo mais.



(larger: http://lh6.ggpht.com/_lHbOuo_pyWU/THMqmrwYanI/AAAAAAAAAQ8/KNbXcC20z3A/catucha%20copy.jpg )

por que, com a digitalização, a busca por cores mais vibrantes/saturadas (vermelho é vermeeeelho, azul é azuuuuuuul, verde é veeeeeerde) predomina em quase todas as fotografias que vejo?

Quando fui digitalizar uma foto tirada ao meio dia, na minha primeira tentativa achei que tivesse acertado. Mas quem viu aqui no monitor de casa disse que tava desbotada..

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=46771.0 (esse o tópido que abri pra tentar acertar na cor da foto)

Mas era por volta de meio-dia e o verde já não era veeeeerde e o azul tava mais pro branco... eu senti uma apelação psicológica pra forçar colocar cores que eu sei que não são verdade. Nem precisa ir ao local naquela hora pra saber que são cores fictícias.

Aonde que tá o limite de reproduzir o real com o "eu desejaria que fosse deste jeito" ?

Eu tenho tentado aprender a mexer nesses softwares de edição há umas 2 ou 3 semanas e, assim, como fotografia digitalizada, reproduzir as cores que eu penso que existiam no momento.

Na foto da catucha, minha gata, eu sei que as cores das paredes, da toalha de mesa, da maquina de lavar, do SBP, são daquele jeito. Portanto, assumo aquelas cores como o meu gabaraito, meu target. Mas por exemplo, as sombras eu não sei deixar legal, por razão da latitude. Na foto da gata, aquela escuridão toda na cozinha não é normal pra mim. Meu tio está preto!


POR QUE as fotografias pelos flickrs a fora em geral, ou maioria, não são reais?

por exemplo
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=46840.0
A cobra e o musgo tinha todo aquele "vibrance"

Se me perguntassem, dentre a foto postada pelo autor e a editada qual aque vc acha que chegaria mais próximo da realidade?
Eu acho que a do autor.

Pra mim, digitalizar foto de filme não é tarefa fácil não. Com tempo, se torna mais rápida porque vocÊ conhece sua lente e as cores esperadas quando vc fotometra... mas não é fácil

Comprei o Scanner tem algum ano.. mais que um ano talvez.. e enjoei porque não conseguia digitalizar e deixar com as cores do filme. Também não tinha saco pra edição no PC.


Alguém já parou pra pensar sobre esse assunto ? ou eu tô precisando relaxar??? rs  :D
« Última modificação: 23 de Agosto de 2010, 23:53:05 por Pedro Vilas Boas »