Autor Tópico: ajuste de cores  (Lida 7139 vezes)

iungue

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
  • Imagem é tudo. Imagens são fiéis, palavras não.
Online: 24 de Agosto de 2010, 16:51:37
Amigos do fórum, gostaria de saber a opinião de vocês sobre um problema que venho enfrentando com as fotos que faço:
Possuo uma Canon EOS 350D, inicialmente usava os ajustes padrão de "picture style", mas as fotos saiam com as cores "lavadas", então fiz uma série de experiências combinando os ajustes de nitidez, contraste, saturação e tonalidade, até que consegui fotos com cores bastante "vivas", mas ainda persiste um problema, com o ajuste que adotei, as zonas sombreadas ficam muito escuras e sem definição.
O ajuste que uso no momento é: nitidez= 7; contraste= -1; saturação= 4; tonalidade= 0; cheguei a estes valores depois de várias tentativas, onde em um aspecto a foto ficava boa, em outro não, até que adotei este como meu padrão pois no geral, as cores da foto ficam boas, mas um tanto escura, e as áreas de sombra então, perdem qualquer definição.
Alguém poderia me auxialir com alguma dica? Gostaria de chegar a um ajuste onde as cores fiquem bastante "vivas" e a imagem em si não fique escura, seria possível?
Agradeço a todos por qualquer opinião.
Tentei anexar uma foto para vocês verem, mas não consegui, não encontrei a opção de enviar aenxos.
Alvaro

Iungue
Canon EOS 350D
Canon 35-135mm
Canon 75-300mm
Tamrom 18-200mm


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #1 Online: 24 de Agosto de 2010, 18:18:31
Na realidade, mexer nas configurações da camera e fazer testes clicando e clicando é perda de tempo quando se tem o RAW.

Instale o Digital Photo Professional que vem no CD da sua camera. Depois preferencialmente vá até o site da canon www.canoneos.com e baixe e instale as atualizações.

Com o DPP instalado, faça uma (ou mais de uma) foto em RAW. Abra ela no DPP e mexa nos ajustes de Picture Style, nitidez, constraste e saturação até chegar no ponto que vc quer. Se ainda quiser clicando em JPG depois disso, o que desaconselho fortemente se quiser realmente qualidade de imagem, simplesmente copie os parametros que vc setou no DPP no default da camera.

Abçs





Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


iungue

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
  • Imagem é tudo. Imagens são fiéis, palavras não.
Resposta #2 Online: 25 de Agosto de 2010, 11:27:41
Alexandre, antes de tudo, obrigado pelas dicas, farei da forma que você está sugerindo, no entanto, já fiz algumas fotos em RAW, mas os arquivos ficaram imensos (acima de 30MB), como sou apenas um amante da fotografia em busca da melhor técnica e qualidade, preferi voltar a fazer as fotos em JPG, mas não estou satisfeito com a fidelidde de cores das fotos que venho fazendo.
Iungue
Canon EOS 350D
Canon 35-135mm
Canon 75-300mm
Tamrom 18-200mm


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #3 Online: 25 de Agosto de 2010, 21:43:22
Iungue, olhando meu post agora pareceu até meio agressivo, não foi o caso, OK??

O que eu quis dizer é que ao invés de ir tirando fotos em JPG, uma com cada configuração, até achar o ideal, vc pode fazer uma foto só em RAW, abrir no DPP e ir experimentando as configurações naquela mesma foto, já que o DPP na realidade faz a mesma coisa que a camera, converte o RAW em JPG. A diferença é que na camera vc configura antes de tirar a foto, o que te obriga a fazer uma foto para cada configuração, e no DPP vc configura depois de tirar a foto, o que permite que vc veja o "como vai ficando" sem precisar recorrer a dezenas de fotos de teste.

E depois, é só copiar exatamente a configuração que mais agradou vc para a camera e pronto.

Abçs !!



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


iungue

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
  • Imagem é tudo. Imagens são fiéis, palavras não.
Resposta #4 Online: 26 de Agosto de 2010, 09:50:13
Oi, Alexandre, em absoluto, não achei nada de agressivo na tua resposta, amigos conversam assim, de forma direta (às vezes até se xingam...). Vou seguir o teu conselho, hoje mesmo já trouxe o CD de programas da Canon, e vou instalar o DPP, e tentrei fazer os ajustes, depois farei algumas fotos no final de semana, em RAW e em JPG, para comparar o resultado, depois informo aqui (ou peço mais ajuda...)
Abraços.
Iungue
Canon EOS 350D
Canon 35-135mm
Canon 75-300mm
Tamrom 18-200mm


nakinha

  • Trade Count: (91)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.517
Resposta #5 Online: 01 de Setembro de 2010, 13:58:46
A explicação do Alexandre é bastante esclarecedora e realmente evita aquele negócio de ficar ajustando as configurações da câmera a cada fotografia e no fim acabar ficando com mais dúvidas do que no início do trabalho. Parabéns Alexandre! :clap:
NAKINHA
Canon EOS 600D
Canon EF-S 18-200mm  f/3.5-5.6 IS
Yongnuo EF 1.8/50mm
Flash Canon Speedlight 550EX
Sony ILCE A-3000
Lente Sony E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS
Lentes Manuais: Helios 44-3 2.0/58mm,  Promaster Spectrun 7 - 28-80mm. f/ 3.5-4.5, Kiron 2.0/28mm, Porst Color Reflex 1.8/50mm, Rollei Tele-Tessar 4.0/135mm.
http://www.flickr.com/photos/nakinha


iungue

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
  • Imagem é tudo. Imagens são fiéis, palavras não.
Resposta #6 Online: 01 de Setembro de 2010, 14:52:34
Oi, Alexandre,
Ainda estou fazendo experiências com os ajustes de cores, mas agora usando fotos em RAW e o DPP, já melhorou muito a qualidade das imagens, estou obtendo cores nítidas e bem definidas, com bom contraste, mas há dois ajustes no DPP, que não possuo na câmera, é o "shadow" e e "brightness" que combinados, dão um toque todo diferenciado à imagem, isto não será problema sempre que eu fizer as fotos em RAW, depois é só ajustar no DPP. Mas haverá ocasiões que precisarei de mais espaço no cartão, e serei obrigado a optar pelo formato JPG, daí não terei opção de trabalhar com estes ajustes, verifiquei que o Photoshop só tem o ajuste "brightness" não tem o "shadow". Alguma sugestão?
Iungue
Canon EOS 350D
Canon 35-135mm
Canon 75-300mm
Tamrom 18-200mm


Dércio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
  • Sexo: Masculino
  • e-mail derciogeraldo@estadao.com.br
Resposta #7 Online: 01 de Setembro de 2010, 18:49:36
Eu tenho uma Nikon D 90, comecei agora a trabalhar com ela, quando tiro fotos sempre me parece que ela não sai com uma nitidez perfeita, sempre tenho que dar um toque na nitidez em um programa.
O que será que não configurei direito


Sylvio

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
  • "Apenas um entusiasta, c/ paixão por fotografia"
    • Fotografia
Resposta #8 Online: 01 de Setembro de 2010, 19:49:00
Ola Dercio, a nitidez tem muito a vez com um foco preciso, esta usando uma velocidade adequada para evitar tremido? ja tentou com um tripé?
\"Discutir equipamento é interessante antes de comprar, para decidir o que vai lhe atender melhor, depois o importante é fotografar e apurar o olhar\". http://sylvioalmeida.olhares.com/<br Podcast sobre Fotografia:<br />http://www.pip.fot.br/


Sylvio

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
  • "Apenas um entusiasta, c/ paixão por fotografia"
    • Fotografia
Resposta #9 Online: 01 de Setembro de 2010, 20:04:54
Um recurso legal que sua camera tem é a trava de espelho, que aliado ao uso de um bom tripé e um disparador automático ( caso nao tenha pode usar o alto timer da D90 ) vao garantir uma focagem precisa e otima nitidez. abraço.
\"Discutir equipamento é interessante antes de comprar, para decidir o que vai lhe atender melhor, depois o importante é fotografar e apurar o olhar\". http://sylvioalmeida.olhares.com/<br Podcast sobre Fotografia:<br />http://www.pip.fot.br/


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 01 de Setembro de 2010, 22:21:19
Oi, Alexandre,
Ainda estou fazendo experiências com os ajustes de cores, mas agora usando fotos em RAW e o DPP, já melhorou muito a qualidade das imagens, estou obtendo cores nítidas e bem definidas, com bom contraste, mas há dois ajustes no DPP, que não possuo na câmera, é o "shadow" e e "brightness" que combinados, dão um toque todo diferenciado à imagem, isto não será problema sempre que eu fizer as fotos em RAW, depois é só ajustar no DPP. Mas haverá ocasiões que precisarei de mais espaço no cartão, e serei obrigado a optar pelo formato JPG, daí não terei opção de trabalhar com estes ajustes, verifiquei que o Photoshop só tem o ajuste "brightness" não tem o "shadow". Alguma sugestão?

Qual a versão do Photoshop?
Não conheço o DPP, mas no Adobe Camera RAW tem o Brightness, Black e também o Recovery e Fill Light, que também é interessante. Você pode ir em Editar > Preferências > Camera RAW (ou File Handling no CS 3 se não me engano) e selecionar a opção de abrir os arquivos em JPG no Adobe Camera RAW  :ok:


iungue

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
  • Imagem é tudo. Imagens são fiéis, palavras não.
Resposta #11 Online: 02 de Setembro de 2010, 12:07:31
Olá, pedro, tudo bem?
Inicialmente obrigado pelo sua participação no tópico. O Photoshop que uso é antigo, é a versão 7, como sou apenas um amante da fotografia, até há pouco ele me atendia bem, para algumas correçõs básicas em minhas fotos, mas estou desejando mais qualidade nas minhas imagens (quero fazer fotos pelo menos próximas de muitas que tenho visto por aqui), e também utilizar melhor os recursos que minha câmera oferece.
Visitei seu Flickr, gostei muito das suas fotos, em especial de duas, a mariposa na contra luz e o casarão do parque lage, no espelho dágua, muito boas!
Alvaro
Iungue
Canon EOS 350D
Canon 35-135mm
Canon 75-300mm
Tamrom 18-200mm