Autor Tópico: É permitido fotografar a colação de grau em Formaturas??  (Lida 9814 vezes)

vzardo24

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Online: 24 de Agosto de 2010, 19:46:37
Boa noite pessoal... estive vendo alguns portfólios de colegas, e vejo q muitas pessoas fotografam a colação de grau nas formaturas, mas eu sempre achei que não era permitida a entrada de outros fotógrafos se não o da equipe q esta cobrindo a formatura inteira.
Afinal, é permitida a entrada?


smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #1 Online: 24 de Agosto de 2010, 21:26:30
Depende do que for contratado entre a empresa responsável pela formatura e a comissão ou os formandos.

Nesse tópico rolou muita discussão sobre isso:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=31346.0
(O assunto do link acima começou falando sobre preço, depois entrou na qualidade, e acho que terminou na parte da máfia)

Em tempo, já fotografei 2 formaturas (colações) em minha cidade onde não tinha nenhuma ligação com a comissão ou com a empresa de formatura contratada pela comissão, fui como fotógrafo de um grupo de formandos.

Consultei a faculdade, e, ao menos aqui, me disseram que a colação de grau é um evento público e portanto qq pessoa pode fotografar, desde que observadas as regras do cerimonial. Em ambos os eventos os fotógrafos da empresa quiseram criar caso, mas como eu tinha autorização do reitor, mandei eles irem falar com o próprio.

Já o baile de formatura é outra história, geralmente é um evento da empresa de formatura, e aí a história é outra.


tang

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
Resposta #2 Online: 24 de Agosto de 2010, 21:40:49
Na minha formatura deixaram claramente que estava proibido entrada de câmera profissional (aka DSLR, mesmo as de entrada) no baile de formatura, mas no fim liberaram tudo na hora... E olha que quase barraram um cara que estava com uma ultrazoom...  :shock:

Mas na colação de grau é livre sim... Não tinha nenhuma restrição... Tanto que na colação de grau (os que eu presenciei) não é necessário convite pra entrar, podendo levar a família toda, mas no baile de formatura cada um que entra precisa ter um convite...
« Última modificação: 24 de Agosto de 2010, 21:46:19 por tang »


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #3 Online: 25 de Agosto de 2010, 21:49:20
Não custa nada se informar antes, e se achar que vc está no seu direito caso não seja permitido, assegurar-se de tudo antes de ir à colação. Fiz algumas fotos na colação de grau do meu cunhado, apenas para complementar o book dos formandos com fotos mais pessoais e sem invadir a área restrita aos fotógrafos oficiais, e tive muitos problemas. A empresa inclusive ameaçou não entregar as fotos e editar o filme tirando a parte onde ele era agraciado.

No fim tudo se resolveu na paz e minhas fotos ficaram ótimas, mas até o final da história o estresse foi grande.




Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #4 Online: 26 de Agosto de 2010, 20:34:44
Geralmente a empresa contratada pelo evento especifica no contrato se é ou não permitido a entrada de outro profissional da area no evento, é bom procurar um formando e ficar apar disso, isto se voce for como contratado por m aluno ou um covidado do aluno. mas se voce for como convidado do aluno e quiser fazer fotos por conta propria para dar de brinde para o mesmo não ha problema só peça para o aluno deixar a empresa ciente.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


nakinha

  • Trade Count: (91)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.517
Resposta #5 Online: 01 de Setembro de 2010, 13:45:44
A permissão ou não depende do acordo que foi feito entre a empresa promotora do evento e a comissão de formatura. Em várias formaturas que eu estive presente, não foi permitido fotografar o evento, mesmo com a mais simples das câmeras. Já na Festa de Formatura o "pessoal" costuma "liberar geral" depois da "valsa dos formandos".
NAKINHA
Canon EOS 600D
Canon EF-S 18-200mm  f/3.5-5.6 IS
Yongnuo EF 1.8/50mm
Flash Canon Speedlight 550EX
Sony ILCE A-3000
Lente Sony E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS
Lentes Manuais: Helios 44-3 2.0/58mm,  Promaster Spectrun 7 - 28-80mm. f/ 3.5-4.5, Kiron 2.0/28mm, Porst Color Reflex 1.8/50mm, Rollei Tele-Tessar 4.0/135mm.
http://www.flickr.com/photos/nakinha


leogush

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #6 Online: 23 de Setembro de 2010, 02:28:52
Achei mais apropriado postar neste tópico pois o outro, bastante interessante por sinal, trata mais de valores.

Na minha opinião como cliente e tendo a Fotografia como um dos hobbies, vejo da seguinte forma:
Na formatura dos meus sobrinhos havia um cartaz na entrada do salão informando ser proibido o uso de câmeras fotográficas, de qualquer tipo.  As pessoas não podiam nem fazer fotos a partir da platéia, portanto sem que atrapalhassem a área de trabalho de qualquer profissional.   Se uma empresa com fotógrafos profissionais (ou "profissionais") consideram as fotos tiradas desta forma como "concorrentes", é porque deve fazer um trabalho ruim mesmo.   Que mal há deixar os parentes tirarem "fotos casuais" dos formandos?   Eu vejo uma foto tirada por uma DSLR e com a técnica correta por profissionais muito superior a uma foto dessas. 

Na formatura, para vocês terem uma idéia, quase impediram uma convidada de entrar com um CELULAR COM CÂMERA...  Creio que era um Nokia N9x (só porque tem uma câmera um pouco melhor).  Criou-se "o barraco" e tiveram que deixá-la entrar porque senão teriam que impedir todos que portavam um celular com câmera.   Aos que são do ramo, pergunto por curiosidade:  Neste caso não é muito exagero?   E tem mais, depois no baile, não se viam fotógrafos passando nas mesas, fotografando as famílias.  Então porque privá-los de tudo isso?   Só causou desconforto em todos.    Como eu estava mais preocupado em aproveitar o momento, não busquei saber o nome da empresa, mas deveria ter feito isso para divulgar à todos os conhecidos para que a evitem.

Já com relação às DSLR eu concordo em partes. Existe um "risco potencial" já que quem está fotografando pode canibalizar o trabalho dos fotógrafos contratados.  Por outro lado, em um outro evento que eu fui, desta vez em um baile, não fizeram nenhuma oposição às câmeras.  Os formandos tiravam fotos em um local apropriado, com iluminação, etc, ANTES de entrar no salão, e lá dentro os fotógrafos se limitaram a tirar fotos das entradas dos formandos e do pessoal dançando.  O resto era liberado, inclusive DSLRs.   Foi ótimo, todos compraram os albums, ficaram satisfeitos e tiveram fotos complementares.

Novamente ressalto que é minha opinião de cliente  :-)
Canon EOS 7D
EF 28-135mm IS USM | EF-S 18-135mm IS | EF-S 18-55mm IS | EF-S 55-250mm IS | EF 50mm f/1.8 II
Tamron 17-50 f/2.8 VC
Canon Speedlite 430EX II


Adriana Barros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 220
Resposta #7 Online: 25 de Setembro de 2010, 01:15:21

            A empresa de formatura 4°Grau,no Rio,não permite o uso de DSLR e não deixam isso claro para os formandos.Já me aborreci com seguranças duas vezes.



Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 25 de Setembro de 2010, 14:22:07
Mês passado, a dona de um cerimonial me contratou para fazer as fotos da decoração do salao de 2 casamentos e de 2 colações de grau e do salao de festas de uma formatura. Coisa rápida, tipo chegar uma hora antes do início dos convidados, fotos da decoração, pratos, talheres, enfeites, disposição das mesas, etc. Depois ela combinou com 3 formandas para tirar fotos delas para montar um portifólio.

Eu vi claramente a diferença de posicionamento profissional. Na primeira semana, me apresentei para os fotógrafos, eles só nao permitiram como me ajudaram a fazer as fotos que eu precisa. Mais respeito profissional, ainda deixei contato para futuros freelas e tal...

Na outra semana, o pessoal criou o maior caso e nao queria deixar de jeito nenhum. Custei fazer as minhas fotos. Mas tb. nao forcei, ja que eles tem um contrato de exclusividade, e ja que eles nao querem, eu tb nao forcei a barra. Deixei eles trabalharem. Ruim que a dona do cerimonial ficou sem as fotos que ela queria...

Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG