Autor Tópico: Pra quem perdeu "aquela" famosa pecinha da Yasica 635  (Lida 3263 vezes)

Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Online: 11 de Agosto de 2010, 16:27:48
Sempre me perguntam as medidas da pecinha ou como achar uma, que está faltando no kit de 35 mm da Yashica 635.

Trata-se da famosa pecinha do meio da foto abaixo:



Eu mesmo tenho três desses kits aqui, e dois deles faltando essa mesma peça. Vai aqui, então, para quem estiver precisando, as medidas:



Assim, seguem em imagens para ajudar àqueles que quiserem construir a sua própria. Essa maior do meio, foi a primeira tentativa caseira. Mas depois achei que merecia algo menos tosco:







Grande abraço,

Elmo
« Última modificação: 11 de Agosto de 2010, 16:29:05 por Elmo »


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 11 de Agosto de 2010, 16:30:37
Com croqui e tudo. Isso já é prestação de serviço. Tem que mandar o boleto com a cobrança dos honorários.
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 11 de Agosto de 2010, 20:39:03


Eu fiz Desenho Técnico Mecânico no Senai. Gosto muito disso e trabalhei durante muitos anos em criação e desenvolvimento de embalagens. E o desenho técnico fez parte de maneira cotidiana e rotineira nessa minha fase profissional.

Não posso deixar de mencionar que dá pra perceber o que você fez, Elmo: isso é coisa de quem sabe o que está fazendo. Tem técnica aí, tem conhecimento específico na área. E, lógico, como matemático isso não poderia ser diferente. Sei que vocÊ não gosta desse rótulo, me perdoe, mas não tem jeito porque você queira ou não, é matemático e pronto!

Mas de volta ao desenho. A peça, em si, se destaca porque tem suas próprias linhas. E o o restante: linhas de cotas, linhas de chamadas, linha de centro, tudo muito bem definido e dentro dos conceitos profissionais que o desenho técnico pede. Os valores das cotas também dispostos de maneira a tornar possível sua leitura sem que a pessoa precise ficar girando em volta do desenho, ou fazendo deste um pião que gira em torno de si mesmo.

É entregar na mão de um torneiro, não falar um "A" pois não precisa, e a peça ficará pronta com absoluta precisão.

Hoje na área comercial, confesso, tenho saudades dos meu projetinhos de embalagens.

Elmo, você tem formação técnica e profissional na área de desenho, né?!
« Última modificação: 11 de Agosto de 2010, 20:42:32 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


hbelumat

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
  • http://analogxp.com/
    • Some Analogue Experience
Resposta #3 Online: 12 de Agosto de 2010, 15:19:45
Valeu demais pela atenção Elmo!

Já vou providenciar a minha.

Enquanto isso, fiz uma substituta com um pedaço de caneta Bic e um pequeno prego. Fico bonito não, mas tá funcionando! =D
http://analogxp.com/
Contax 139 Quartz / Yashica FX-D Quartz / Yashica 635 / Pentax K-1000 / Mamiya C330 / Minolta a-5000 / Leica IIIf / Olympus Pen EES2


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #4 Online: 14 de Agosto de 2010, 06:40:06
Oh, Palmeirense. Na engenharia eu tive Desenho Técnico como disciplina. Mas teria vergonha se meu antigo professor visse isso. Valeu!  :ok:


Paust

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 276
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Agosto de 2010, 09:13:50
legal d+,como as vezes é facil resolver certos abacaxis com essas câmeras,mas venho a este tópico pedir ajuda com a questão da mola do obturador de minha yashicaflex,(o Elmo falou sobre em um tópico que criei nas analógicas),pois é a danada dá dando um atraso de 1 segundo na velocidade da abertura,e eu andei vendo neste site http://www.longoalcance.com.br/flexaret/ como chegar até a mola mas tenho medo de não saber o que fazer,alguem pode me ajudar?
ferro velho 120 e 35mm com tubos velhos,compacta jurássica 1/2 mp e só porque morreu tambem uma NX300 e 3 tubos que vieram juntos :D