Autor Tópico: CORES REAIS - Raw ou JPEG, sempre dá um tom azulado!!!  (Lida 2408 vezes)

Ewerton Padilha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
  • epadilha.fot@hotmail.com
    • Retratos de Família
Online: 30 de Agosto de 2010, 13:59:40
Prezados colegas, já ouvi (e li) muito a respeito de calibração de cores e problemas referentes que sempre foram resolvidos a partir de uma simples calibração na câmera (até mesmo em modo "AUTO"), através da calibração do monitor e/ou até mesmo no PS!!! Porém, no entanto, todavia, Agora me deparo com a seguinte situação:

Estou ministrando um curso de fotografia para estagiários de publicidade no estudio de uma empresa de flores "artificiais". Todas as aulas segue conforme planejado (sob meu pleno domínio). Até que, no último dia, quando estou explicando a respeito da calibração de cores na câmera, temperatura de cor (kalvin), etc., uma aluna surge com o seguinte problema:

"Ewerton, apesar de todas as explicações, quando fotografamos esta flor (artificial, de plástico - apesar de se passar (esteticamente) por uma flor de verdade, sem o menor problema, inclusive na textura e tato!!!, sempre obtemos (única e exclusivamente na flor) um tom azulado (tenham em mente que a cor real da flor é "púrpura" (um tom arroxicado, para quem não conhece de cor!)".

Em suma, devido ao fato de eles sempre fotografarem em JPEG e modo de cor "AUTO", eu presumi que este viesse a ser o provável motivo do fenômeno apresentado. Nisso, eu regulei a câmera (Nikon D5000) para o modo RAW e ajustei o modo cor para a luz em questão (Fluorescente - luz fria) e nada!!! Em seguida, fui variando a calibração da câmera em todos os níveis possíveis e imagináveis, desde temperaturas de cor até "bater o branco"! E para minha surpresa, nada: todas as cores do ambiente aproximavam-se cerca de 99% da cor real (vistas a olho nu), a excessão das pétalas desta "abençoada" flor artificial - que sempre apresentava um tom azulado em todos os níveis e calibrações de cores.

Enfim, o que aconteceu? Quais os prováveis motivos deste fenômeno? E, principalmente, como se resolve isso, galera?

Detalhe: O mesmo procedimento descrito acima foi realizado nas seguintes câmeras (NIKON): D5000; D90; D300s.

Ah! Antes que eu me esqueça: A mesma foto realizada em modo "auto" de um Nokia 5200 nos fornecia uma cor muito próxima à cor real do produto...

Vai entender, né?

"E agora, José"? Quem sabe desvender este mistério?

Aguardo e espero muitas opiniões - o máximo possível!

Grato, Ewerton Padilha - fotógrafo. :aua:
Ewerton Padilha - Retratos de Família - www.zuinn.com.br/epadilha - www.flickr.com/epadilha
Nikon D7000 no Grip / SB900 / Nikkor 18-105mm VR; 50mm f/1.8; 12-24mm


tang

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
Resposta #1 Online: 31 de Agosto de 2010, 16:41:24
Já tentou em outros tipos de iluminação?
Já tentou com flash?
E com uma Canon? Isso tmb ocorre?

Interessante isso ocorrer.

Uma situação parecida que ocorreu comigo foi quando tirei uma foto de uma roupa que tinha tom roxo usando o flash numa canon A80, neste caso o roxo virava azul marinho puro. Mudando o ambiente, como em área externa somente com luz do sol a cor ficava roxo normal.


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 31 de Agosto de 2010, 17:52:16
Ewerton, não tem como postar alguns exemplos desse caso?


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #3 Online: 31 de Agosto de 2010, 19:58:56
Everton, o seu problema não é calibração, e sim espaço de cor e gamut.

O Roxo/violeta é uma cor muito dificil de fotografar, pois geralmente os monitores (e pior na impressão) não atingem adequadamente esse comprimento de onda.

Ex. a camisa roxa do corinthians que sempre apareceu azul na TV.

Tente fotografar em AdobeRGB ao invéz de sRGB, e se tiver uma camera de RAW de 14bits melhor com ProPhotoRGB, mas não acredito que consiga mesmo assim.

E mesmo que tenha um monitor WideGamut e consiga chegar proximo, com  muita certeza posso dizer que não vai conseguir uma cópia em papel, sem muito trabalho.

O ideal mesmo é fugir de alguns tons, principalemente em um workflow critico de cores.

Veja nesse gráfico que tirei do wikipedia que mesmo no ProPhoto alguns roxos e verdes ficam de fora:



Em comparção veja o tamanho do sRGB:

« Última modificação: 31 de Agosto de 2010, 20:05:48 por Randal.Junior »
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


michelcafe

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Setembro de 2010, 13:05:59
É eu já tinha lido em outro tópico que câmeras tem dificuldades e captar algumas cores. Já vi esse problema com uma orquídea natural roxa. Não perdia foto, mas notei que as bordas das pétalas ficaram com tons azuis. E dá p/ perceber mais quando o roxo contrasta com verde.

OBS: a cor da flor era próxima do roxo abaixo do triângulo das 2 imagens acima, postadas por Randal.Junior.