Autor Tópico: Troca de camera!  (Lida 1385 vezes)

Andre_frank

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
    • http://Sem Informação
Online: 13 de Dezembro de 2005, 00:00:49
Olá a todos!

Esta é minha primeira aparição aqui e sou amador no mundo da fotografia.
Já li muitas e muitas horas em tópicos variados, reviews, como escolher minha câmera, lentes, dslr, prosumer, etc.
Estou com uma dúvida e gostaria de ajuda e da opinião dos profissionais e entendidos que habitam este fórum.
Tenho uma P-73, pra fotos do dia a dia, andar com ela no carro, etc, mas sinto falta de qualidade e da possibilidade de aprender mais.
Estava pensando em compar uma FZxx mas ai me bateu uma insegurança ao ler o tópico de escolha da câmera.
Muito ruído, cara e com qualidade a desejar e que seria possível comprar uma dslr de entrada por um pouco a mais.
Fotos de família, paisagens e animais são as qua mais faço.
Gostaria que me dessem umas dicas sobre qual camera comprar pois estava com uma FZ20 engatilhada e acabei deixando em stand by.

Obrigado e parabéns a todos pelas dicas, fotos e participações que ajudam muito e as vezes deixam confusos os leitores menos experientes.

Abs.

André
Sony P73
Fed-2 50mm
São Paulo - Brasil


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #1 Online: 13 de Dezembro de 2005, 00:13:44
- "Estava pensando em compar uma FZxx mas ai me bateu uma insegurança ao ler o tópico de escolha da câmera. Muito ruído, cara e com qualidade a desejar e que seria possível comprar uma dslr de entrada por um pouco a mais."

--> Muito ruído na FZ20, na FZ15 e na FZ5 não. Qualidade a desejar? Onde vc leu isso? São as melhores da categoria, deixando muita câmera mais séria atrás. Sobre uma dslr de entrada, só se a comparação for com a FZ30, que custa R$2500. Uma FZ5 custa em torno de R$1500, menos da metade de uma dslr, sendo que o caro da dslr são as lentes avulsas.

- "Fotos de família, paisagens e animais são as qua mais faço. Gostaria que me dessem umas dicas sobre qual camera comprar pois estava com uma FZ20 engatilhada e acabei deixando em stand by."

--> Bom, estou na terceira Panasonic, FZ10, FZ15 e FZ5. Cheguei a pensar em pegar a FZ20 quando chegou minha FZ5 pq não me agradou o fato dela ser pequena e leve e de uma construção mais despojada - contudo bastaram as primeiras fotos para ver que é uma comparação sem graça. Embora perca no flash e no foco manual, de resto a FZ5 é superior em tudo à FZ20, todo caso se vc encontrar uma FZ15 tbm é recomendável, só não compraria uma FZ20 e FZ30.

Pela descrição do seu tipo de necessidade e considerando da câmera que está saindo, acho que uma FZ5 dá e sobra, vai surpreender, não tem pq comprar uma dslr, a menos que queira gastar mais.
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2005, 00:14:12 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #2 Online: 13 de Dezembro de 2005, 00:33:49
Procure ver as imagens da FZ5 que você verá a qualidade dela. Inclusive aconselho você a ver o tópico do Gustavo sobre o jogo Inter X Palmeiras (link abaixo). As fotos foram tiradas da arquibancada.

Inter X Palmeiras


Andre_frank

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
    • http://Sem Informação
Resposta #3 Online: 13 de Dezembro de 2005, 19:24:40
Marcelo e Gustavo,

Obrigado pelas dicas!
Vou ver a FZ5 e a FZ 15 se achar. Agora a 15 vale mais a pena ou é melhor ficar com a 5 mesmo? Vi que a 15 não se encontra facil pois foi descontinuada!

Pelo que vcs disseram posso aprender e me aprimorar bastante com esta camera.

Vlw mesmo!

Abs
Sony P73
Fed-2 50mm
São Paulo - Brasil


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #4 Online: 13 de Dezembro de 2005, 19:41:17
Olhei três FZ15, anunciadas como novas, as três provinham da mesma loja, MTT Trading em Ciudad del Est, e as três eram refurb. Quem vende por nova eu não acredito, a câmera sumiu do mercado há mais de meio ano, o importador mais sério que conheço chegou a localizar uma p mim numa loja americana que não vende na Internet, como demorei a decidir logo ela sumiu. Então não tem nos US (sendo que ela era um produto restrito aos US) e tem no Paraguai nova? Ah tá. Foi por isso que peguei a FZ5, todo caso ela tem mais nitidez e em alguns aspectos é superior.
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2005, 19:42:14 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Andre_frank

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
    • http://Sem Informação
Resposta #5 Online: 13 de Dezembro de 2005, 21:03:47
Valeu mesmo Gustavo.
Pelo visto vou partir para uma 5 pq a 15 ta parecendo impossível.
Fiquei também confuso pq a 15 é 4MP, mas não sei se isto faria grande diferença pra mim (uso amador).
Tem um cara vendendo uma nos classificados mas agora estou com medo de entrar numa furada.
Se puder me ajudar quanto a questão dos 4MP agradeço, pois apesar de ter lido aqui no forum q MP´s não significam muito, vai saber né.

Vlw pelas dicas e pela ajuda.

Abs

Ah, vi que ela é basicamente a mesma coisa da 20 no dpreview, mas li que é melhor? É isto mesmo?
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2005, 21:07:33 por Andre_frank »
Sony P73
Fed-2 50mm
São Paulo - Brasil


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #6 Online: 13 de Dezembro de 2005, 21:22:21
Esse megapixel extra é muito relativo. Eu fiz interpolações a partir dos 4mp da minha FZ15 anterior, e chegava em resolução equivalente a 6mp com resultados melhores que fotos da FZ20 que já parte de 5. Esse megapixel pode ser útil ou não, depende da mídia de origem, no caso da FZ15 a lente é excelente, o sensor tem baixo ruído, a resolução real dela é superior a algumas 5mp com mais ruído por exemplo, no final dá na mesma. O ponto que acho importante ressalvar é que com megapixel extra ou não, a FZ5 me parece mais nítida e só isso já acho que justifica a escolha.

Se tivesse ambas opções talvez ainda optasse pela FZ15, o problema é encontrar uma lacrada, é praticamente impossível, salvo se o cara morar nos US e for de loja em loja daquelas que compram estoques inteiros de produtos fora de linha (comum lá). Aqui eu não compraria. Vendi minha FZ15 para pegar uma reflex, por um problema pessoal resolvi adiar e acabei pegando a FZ5 para não ficar sem câmera. Como eu disse, duas coisas que acho inferiores nela, a construção da FZ15 e o flash são excelentes, todo caso a FZ5 tem um foco mais rápido, é mais leve, menor, portável, nítida e tem cores melhores, ou seja, perde-se em algo, ganha-se em outros.

Outra vantagem, um filtro p FZ15 72mm, custa não menor de R$80, um polarizador chega a R$150, já a FZ5 usa 55mm, cai para R$30 a 50.

Sobre o Dpreview, eu particularmente contra a FZ20 eu não teria dúvidas em optar pela FZ5, tanto que fiz. Eu sou apaixonado pela FZ15, ela é mais câmera na mão, e talvez por isso eu optasse por ela, mas reforçando: ela não está disponível (há não ser que vc encontre uma usada por mt bom preço), no resultado final talvez a FZ5 seja até superior, então não tem pq ter remorso, compre sem medo.
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2005, 21:29:19 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Andre_frank

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
    • http://Sem Informação
Resposta #7 Online: 13 de Dezembro de 2005, 21:48:42
Cara,

Outra vez agradeço muito pela ajuda e paciência.
Conheci o forum a poucos dias e passar horas aqui é fácil.
Parabenizo você e a todos os demais que disponibilizam seus conhecimentos e experiências aqui, facilitando e atraindo pessoas como eu que querem entrar neste mundo e não sabem como.

Obrigado mesmo e parabéns por esta comunidade tão "bacana".
Espero um dia poder ajudar iniciantes como eu.

Vlw mesmo!!

Abs

 :thmbup:  :clap:  :clap:  
Sony P73
Fed-2 50mm
São Paulo - Brasil