Autor Tópico: HELP! Qual câmera comprar?  (Lida 1335 vezes)

caio.25

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Online: 31 de Agosto de 2010, 13:44:47
Olá não sei se é o lugar certo, mas creio que sim.
Estou em dúvida de qual câmera comprar. Visando Custo-Benefício
Estou ingressando ao mundo fotográfico agora, e quero escolher uma boa câmera.
Estava com a Sony Hx1 Semi-Profissional e quero saber qual escolher minhas dúvidas são:

Canon 50D | Canon 450D | Canon 500D | Canon 1000D | Nikon D90 | Nikon D3000 | Nikon D5000 | Sony Alpha 100 | Sony Alpha 330 | Sony Alpha 390 | Sony Alpha 550   

Já comparei todas no http://www.dpreview.com e como não sou profissional não sei qual escolher, umas são melhores em algo outras em outro quesito.

Lembrando que a 50D e a D90 são mais avançadas, saem na frente das demais, porém se vocês souberem se alguma das outras chegam perto delas me avisem.

Ah e também gostaria de saber qual dessas é PRO e qual e SEMI e qual seria a diferença de DSL para ser SEMI ou PRO

Obrigado desde já!
« Última modificação: 31 de Agosto de 2010, 14:01:55 por caio.25 »


thiagosilva010

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 728
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 31 de Agosto de 2010, 13:47:10
Eu iria de D5000 pelo custo x benefício e para começo, mas se não quiser trocar depois vai de D90.

[]s


caio.25

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Resposta #2 Online: 31 de Agosto de 2010, 13:55:08
Ela é uma das que estou mais em dúvida, ela tem 3.3 MP/cm² de Densidade de Pixel e 17m de Alcance do Flash e 12posições de balanço de branco.

Mas você acha que da pra manter ela umn tempinho ou a troca seria "rápida"?

É que a principio estava pensando em optar por uma camera nao tao cara igual a d90 e investir em lente e flash, mas se não compensar realmente melhor começar com uma camera melhor e depois ir equipando.

Thiago esse seu portifólio do site é com a D90?
Obrigado!
« Última modificação: 31 de Agosto de 2010, 13:56:19 por caio.25 »


caio.25

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Resposta #3 Online: 31 de Agosto de 2010, 14:38:26
Por Exemplo a Sony Alpha 100 já encontrei por R$750 até! Sendo assim podendo gastar mais com lentes de ate 200mm e um GRIP por exemplo.

A princípio quero fotografar shows, eventos, espetáculos. Objeto longe e luz ambiente do palco e local por exemplo? Qual camera e lente seria ideal para essas ocasiões?


thiagosilva010

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 728
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 31 de Agosto de 2010, 14:46:53
Experiencia própria.

Vamos lá.

comprei uma D5000 em Janeiro deste ano, uma ótima câmera sem dúvida, ela me ensinou muito pois possui mais comandos automáticos que a D90, ela também é menor e mais leve o que pode facilitar em determinados casos, seu visor móvel também ajudava legal em determinados casos. Agora vem a pergunta, por que mudei para a D90 em tão pouco tempo? :ponder: :assobi:

Então, para mim pesou muito a questão do motor de foco dela, a ergonomia que ela tem por ser maior que a D5000 e o radio flash. Eu tenho a D90 e um SB900 e uso muito o flash fora da sapata da câmera e isso da um resultado legal se souber usar, mas isso você pode resolver na D5000 comprando um Cactus da vida. A questão do motor de foco também pode não ser tão importante, pois eu penso em comprar uma 70-300 e existem a Vr e a não Vr e o valor é totalmente diferente, a VR tem motor de foco na lente( oque no meu caso não faz diferença pela D90 possuir o mesmo) porém sua qualidade ótica é muito superior que a 70-300 simples, então não fez muita diferença nesse caso, agora entre uma 50mm 1.8 AF e uma 50mm 1.4 AF-S, ai sim posso dizer que pode valer a pena, pois a 1.8 AF não tem motor de foco porém é compatível com a D90 e faz auto-foco e sai por 350,00 em média, já a 1.4 que possui motor de foco na lente não sai por menos que 1400,00 (sem dúvidas com qualidade muito superior).

Então vendo hoje eu investiria em uma D5000, um flash bom como o SB900 e uma lente clara como uma 35mm 1.8 que é totalmente compatível com a D5000, nesse kit você gastará em torno de 3.500,00 e ainda teria uma 18-55 que é a lente do kit da D5000 que não é a lente mas quebra um galho. Se pensar que a D90 hoje está saindo por volta de 3.000,00.

Sobre meu site, a maior parte das fotos foram feitas com a D5000, estou reunindo mais material para atualiza-lo em breve, ai com as fotos feitas com a D90, mas não da muita diferença, lógico que a D90 é mais máquina, mas a D5000 é uma ótima compra hoje.

[]s


caio.25

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Resposta #5 Online: 31 de Agosto de 2010, 14:53:46
Obrigado pelo esclarecimento. Então você recomendaria a D500 com esses acessórios que citou? Seria um bom equipamento?!

E no caso que falei para eventos, shows que o objeto e longe as vezes e a luz ambiente é própria do ambiente?
QUal lente recomendaria para esse caso?

E no caso a D5000 é boa para fotos em movimentos, por exemplo um espetáculo de dança que o objeto se mexe muito?!

A D5000 tem foco na propria camera ou apenas na lente?!

Obrigado Cara!


thiagosilva010

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 728
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 31 de Agosto de 2010, 15:00:18
Então, para longa distância e sem iluminação a melhor lente eu acho que seria uma 70-200 2.8 (com um custo mais elevado), para fotos em distancias menores acho que a 35mm 1.8 resolveria ou mesmo para uma distancia um pouco maior a 85mm 1.8, ambas são bem claras.

a D5000 não tem motor de auto foco no corpo o que exige que as lentes sejam com auto-foco, ou então se quiser tem como fazer você mesmo o foco manual na lente ai dispensa o auto-foco na lente.

se quiser trocar mais idéias adiciona meu msn ai que conversamos melhor.

suporte_design@hotmail.com

[]s


amazza

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 01 de Setembro de 2010, 21:13:18
Fala Caio, blz, vou pegar um gancho aqui no seu post.

Boa noite galera, tudo beleza?

Bom, sou novo aqui, deve ter rum mês que faço parte da comunidade.
Lendo muito sobre o assunto o qual sou um entusiasta.
Hoje possuo uma Sony X5 e uma Sony H10, sempre gostei de fotografia e fotografar, desde minha Kodak hobby 35 mm (Não tenho mais) que comprei em 1988 mais ou menos.
Recentemente fotografei com um D60 da minha prima, simplesmente reacendeu um desejo que tenho há muitos anos. E também com a qualidade superior das fotos mesmo as tiradas por mim que não tenho experiência nenhuma.
Estou pensando em comprar uma DSLR, nada profissional, somente hobby, digamos que quero profissionalizar minhas fotos, uso muito para reuniões em família, festas e viagens, adoro DOF e Macro.
Sobre o assunto leio muito aqui mo MF (minha referência) e outros fóruns, estou lendo o “O novo manual de fotografia - John Hedgecoe” (recomendo) para começar
E também pesquisando preço de máquinas, por uma questão de gosto e ser a primeira DSLR não quero usada quero nova na caixa, as que estão na minha mira NIKON D5000, Canon T1i pelo que li estão no mesmo patamar, e também um pouco melhor a T2i que é uma máquina nova.
Sei que as características de operação das mesmas não vão influenciar muito na decisão final, não tenho uma então vai ser fácil me adaptar com botões ou menus.

Com relação ao motor de foco na lente ou no corpo sei que isso pode encarecer a lente, por vez li em outro fórum que o motor no corpo pode sofrer mais por ser requisitado com  mais frequência, ai seria um problema para quem vai atuar profissionalmente.

Sei que a qualidade de ambas as marcas são excelente.
Duvidas:
  • Realmente vale a pena pagar um pouco mais numa CANON e depois economizar nas lentes, ou hoje em dia não tem tanta diferença.
  • Já vi que alguns tipos de lentes são mais cara para NIKON e outras na CANON.
  • De inicio a lente do kit vai me ajudar, até pegar um pouco de experiência, depois quais lentes também seriam interessantes para eu comprar?
  • De imediato seria interessante pegar uma 50 mm fixa ou investir num flash?

Grato pela atenção de todos.
E parabéns pelo o excelente trabalho no fórum, o qual eu achei o melhor até agora.

Alexandre[/font]
Nikon D90
Nikkor 18-105mm
Filtro UV Kenko 67 mm


thiagosilva010

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 728
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 02 de Setembro de 2010, 08:12:48
certo vamos lá.

Realmente vale a pena pagar um pouco mais numa CANON e depois economizar nas lentes, ou hoje em dia não tem tanta diferença.
-Não vejo muitas diferenças pois o que vai contar muito é seu olhar.

Já vi que alguns tipos de lentes são mais cara para NIKON e outras na CANON.
- tudo que é bom da Nikon é mais caro sem dúvidas mas nada tão superior em termos de preço com a concorrente.

De inicio a lente do kit vai me ajudar, até pegar um pouco de experiência, depois quais lentes também seriam interessantes para eu comprar?
- Eu tive uma D5000 com a lente do kit e ela me serviu muito bem, e penso sinceramente em ter outra como backup da minha D90.

De imediato seria interessante pegar uma 50 mm fixa ou investir num flash?
- Tive a mesma dúvida, na época tinha uma D5000 e a 50mm fixa com auto foco era o preço do flash que queria o SB900, então optei pelo SB900 pois mesmo não sendo a melhor lente a que eu tinha já me servia bem.
  :ok: :snack:


[]s


amazza

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 02 de Setembro de 2010, 08:55:45
Vlw Thiago, agora só preciso ir a loja e pgar as duas para ver a ergonomia que melhos se adpata a mim.
Mas tudo indica que vou de D5000 e até o fim do ano um Flash.
Outra duvida sairei de férias em Novembro(destino NATAL,RN)com a lente original vou conseguir boas fotos de paisagem?
Nikon D90
Nikkor 18-105mm
Filtro UV Kenko 67 mm


thiagosilva010

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 728
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 02 de Setembro de 2010, 11:19:12
Ela é uma lente não tão angular digamos assim....mas tenho fotos feitas com ela que ficaram razoáveis contando as limitações dela...a tarde te envio algumas que fiz com ela pra vc avaliar ai.

[]s