Autor Tópico: Uma dúvida sobre abordagem  (Lida 1260 vezes)

PauloMRadicchi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
  • Sexo: Masculino
Online: 31 de Agosto de 2010, 14:29:28
Opa!

Recentemente tive que fazer um trabalho disciplinar para minha faculdade e meu tema era "ocupação do espaço" (algo do gênero não me lembro exatamente). Enfim tinha que tirar fotos de pessoas "ocupando" o espaço público, e tive um grande problema na hora de fotografar pois se abordasse as pessoas pedindo para fotografa-las elas ficavam meio duras e fazendo poses (o que eu não queria) e quando não perguntava e simplesmente fotografava algumas ficavam incomodadas.

Depois desse trabalho fiquei com essa dúvida de como seria a melhor forma de agir numa situação como essa, então o que me dizem?


thiagosilva010

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 728
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 31 de Agosto de 2010, 14:47:40
boa pergunta!!! rs


majewski

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • By Leonel Fotografia
Resposta #2 Online: 01 de Setembro de 2010, 07:00:47
Realmente essa é uma boa pergunta mesmo!

Eu não entendo muito de fotografia de pessoas, mas quando arrisco esse tipo de fotos, faço-as de três formas diferentes:

  1 - Fotografo a pessoa com uma tele, e depois peço autorização - caso ela não concorde, peço desculpas e faço questão de apagar as fotos na frente dela;
  2 - Peço autorização antes, e depois fotografo-a - nesse caso, não fotografo logo de cara, mas espero ela "esquecer" que está sendo fotografada para conseguir uma foto cândida, natural. Ou também pode pedir para que elas se distraiam com algo antes de fotografar, aliviando a tensão que é quase que normal nessas situações.
  3 - Outra alternativa, que testei pela primeira vez nesse fim de semana, é realizar um ensaio fotográfico. Como as pessoas fotografadas já passaram por isso antes, ficam bem a vontade.

Porém, algumas situações, onde a autorização já foi previamente solicitada - como num espetáculo, por exemplo - fica mais fácil obter fotos não posadas.

O importante é solicitar autorização sempre. E, se a foto for exposta e/ou tiver caráter comercial, essa autorização deve ser feita por escrito.

[]s,
_________________
José LEONEL Majewski
josemajewski@gmail.com
Visitem meu humilde blog sobre fotografia - http://www.byleonel.blogspot.com/ (voltando a ativa em breve)


PauloMRadicchi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Setembro de 2010, 11:49:44
majewski, na maioria das fotos que fiz para esse trabalho eu tentei usar o método 1, mas na ocasião estava usando uma câmera digital comum e o zoom não era lá essas coisas, então tinha que ficar próximo da pessoa.

Aproveitando a sua deixa sobre a tele, uma lente fixa de 135mm daria conta do recado para esse tipo de trabalho?


nakinha

  • Trade Count: (91)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.517
Resposta #4 Online: 01 de Setembro de 2010, 13:29:13
O ideal seria que voce tivesse uma zoom, por exemplo, de 28~135mm. Caso o objeto (pessoa) estivesse numa distância que a lente não tivesse o alcance desejado, a foto poderia ser "cropada" e tudo bem.
Fotografar pessoas desconhecidas é difícil. Nos dá a impressão que algo incomoda, tanto quem está fotografando como aquela que está sendo fotografada. O mais importante, e que nos deixa mais tranquilo, é quando a pessoa autoriza ser fotografada.
NAKINHA
Canon EOS 600D
Canon EF-S 18-200mm  f/3.5-5.6 IS
Yongnuo EF 1.8/50mm
Flash Canon Speedlight 550EX
Sony ILCE A-3000
Lente Sony E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS
Lentes Manuais: Helios 44-3 2.0/58mm,  Promaster Spectrun 7 - 28-80mm. f/ 3.5-4.5, Kiron 2.0/28mm, Porst Color Reflex 1.8/50mm, Rollei Tele-Tessar 4.0/135mm.
http://www.flickr.com/photos/nakinha


Robert Souza

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 01 de Setembro de 2010, 14:03:28
Concordo com o majewski o importante é solicitar esta permissão à pessoa fotografada.
Uma dificuldade que tive em solicitar antes de fazer a foto foi que não ficou natural, por isso sempre faço a foto antes, depois pergunto, e como o majewski também apago a imagem na frente da pessoa e peço desculpas pelo incomodo e parto pra outra, não se ganha todas!!! kakakakaka


Robert Souza

Belo Horizonte MG
Pentax ME Super


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #6 Online: 01 de Setembro de 2010, 22:56:50
Casualmente está rolando um tópico sobre isso no DF. Achei muito interessante, vale a pena dar uma olhada até porque tem muitos foristas que fazem Street

http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?t=78474

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460