Autor Tópico: Lentes tele(de verdade)  (Lida 23384 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #30 Online: 30 de Outubro de 2011, 14:19:09
Uma excelente opção (que não é para qualquer um) é usar teles de foco MANUAL, como por exemplo a Leitz TELYT 560mm com um adaptador Leica-R para EOS. Esta Tele é considerada uma das melhores jamais fabricadas, e sinceramente, nessas aplicações o foco manual não atrapalha muito não. Esta tele custa USADA, em torno dos $1500-2000. Parece cara mas não é. Considere comprar uma boa tela de foco manual da Haoda Screens.

Segue abaixo um link com exemplos feitos com ela.

http://photomysteries.com/website/Photomysteries/SD15_Leica.html


luizfcoimbra

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
Resposta #31 Online: 17 de Novembro de 2011, 22:33:41
E a 400mm f/4 DO? Alguém aqui já usou? Depois de ver os preços das novas 400, 500 e 600 to achando até que é baratinha... Sem contar o que é leve, né? Já li comentários de que esses elementos DO tiram um pouco do contraste, mas acho que uma DO na mão faz foto mais bonita do que uma 500/4 na mochila.

Eu gosto bastante de usar tripé, mas eu não costumo me mexer muito quando to fotografando; escolho meu cantinho, faço umas fotos e depois sigo adiante. E normalmente consigo chegar de carro... Fora que, com o tamanho de lentes que to acostumado a usar, não preciso de um ball-head grande e meu tripé é bem leve. Pra 400/2.8 e maiores, nem pensar.

Por isso, se eu me metesse a fotografar natureza (= longas caminhadas em terrenos acidentados) e não estivesse satisfeito com a qualidade/alcance da 100-400mm, a 400/4 DO (+ TC 1.4x na mochila) seria a minha primeira opção e é bem provável que eu até migrasse de Nikon pra Canon por causa dessa lente. Achei estranho que ela não tenha aparecido no tópico.
« Última modificação: 17 de Novembro de 2011, 22:51:12 por luizfcoimbra »


Flavio

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 246
    • http://www.itaboraiweblist.com.br
Resposta #32 Online: 17 de Novembro de 2011, 23:07:37
estou gostando muito da 100-400 se pudesse não tirava da camera,
me surpreendeu o resultado dela, estava interessado em uma 70-200 2.8 e dai surgiu ela como
boa oportunidade de negocio e estou muito satisfeito, tenho vontade de testa-la com tc 1,4.

uso com uma 60D e fiz algumas fotos de uma apresentação gospel a noite e gostei do resultado

abraço
Flavio


Lhama

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #33 Online: 18 de Novembro de 2011, 16:03:44
Cláudio,

Independente da tele que você adquira, nunca terá alcance suficiente para fotos de natureza. Algumas aves são tão ariscas que voam ao te avistar de bem longe.

Eu tinha uma 100-400L e tentei usar o TC 1.4x e como você mesmo notou, perde o auto-foco. Existe uma gambiarra de tampar 3 pinos no TC e ai o auto-foco volta a funcionar no ponto central. Porém a lente fica procurando muito o foco e perde-se um tempão para conseguir focar. A luz precisa estar muito boa e o assunto precisa ter um ótimo contraste para que ela faça o foco -  e ainda assim levando um tempo considerável. Se usar o liveview e focar por ele, melhora bastante, mas não o suficiente para ser uma alternativa em fotos de aves onde a agilidade conta muito.

Os novos TC's foram desenvolvidos pensando nas novas versões de teles da Canon e prometem um auto-foco mais rápido. Pelo que li em vários sites o aumento de nitidez é tão pequeno que não vale a grana, caso você já tenha os TCs da versão II.

Recentemente comprei uma 300mm f/2.8 usada e uso ela com o TC 1.4x quase que direto. Com ele, a velocidade do auto-foco quase que não muda. Com o TC 2x o auto-foco cai bastante, chutaria uns 40-50% e só fica muito ruim se o assunto não tiver contraste. Quanto a qualidade da imagem, ela só ficará inaceitável se o assunto estiver muito afastado. Aí é bem provável que não fique boa. Mas mesmo uma 600mm f/4 com um assunto distante também terá sua qualidade degradada devido aos fatores atmosféricos.

Para te dar uns exemplos, dê uma olhada neste tópico que postei umas fotos que fiz com ela. A primeira foto foi feita com o TC 2x, mas eu estava bem próximo da saíra militar. Na minha opinião não houve perda nenhuma em qualidade.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=61539.0

Todas as outras foram feitas com o TC 1.4x.

O segredo mesmo é se aproximar muito da ave, com muita paciência. Usar playback (sem exageros) ajuda e as fotos que fizer, até com a 100-400L serão quase tão boas quanto as da 300mm 2.8. Descendo neste mesmo tópico eu postei duas fotos que fiz com minha antiga 100-400L.

Em minha última viagem, cheguei a testar uma 600mm f/4, mas hoje (se tivesse dinheiro e fosse louco) eu não sei se compraria uma. É muito pesada. Estava em um monopé e quando eu peguei eu achei que fosse derrubá-la. A própria 300mm f/2.8 eu acho bem pesada, uso ela sem tripé em poucas situações e por pouco tempo para não me cansar rapidamente. Embora eu perca na mobilidade, gosto de usar tripé e garantir mais nitidez nas fotos que faço.

Para terminar, te indico o fórum do Juza, uma das pessoas que mais se dedica a espalhar conhecimento. Ele sempre divulga dados de suas fotos, faz reviews, mostra como edita as fotos que faz, enfim, ele se preocupa e compartilha com a comunidade. Veja neste link:

http://www.juzaphoto.com/article.php?l=en&article=juza

Que ele passou a usar uma 7D + 300mm 2.8 e TCs para fotos de longa distancia.

Alias, vale a pena ver as galerias, ele gosta de testar todas as cameras que tem acesso e você verá fotos feitas com a 7D, T1i, 3DS, etc. Vale a visita!

Espero ter ajudado! Sei que fugi um pouco do tópico, mas achei válido.

Abraço!

André



Lhama

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #34 Online: 18 de Novembro de 2011, 16:25:00
Só para completar a informação da diminuição do peso nas teles novas, a Canon removeu um elemento ótico (filtro) frontal de algumas lentes, acho que das 2.8. Este elemento "apenas" protegia a primeira lente do conjunto. Além disso ela trocou duas lentes UD por uma de fluorito.

« Última modificação: 18 de Novembro de 2011, 16:25:51 por Lhama »


Claudio JF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 19 de Novembro de 2011, 12:08:08
Muito bom Lhama!!!
Tuas fotos estão sensacionais...
Legal também teu esclarecimento em relação à diminuição do peso das lentes da geração II.
Abraço e continue colocando teu conhecimento à disposição de todos!!!!
Claudio JF


Claudio JF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 14 de Agosto de 2013, 21:49:38
Reativando o tópico, que está meio antigo... Finalmente, cheguei às condições de adquirir uma tele fixa no PY. Eles tem a 400 f/2.8(11.000 dólares) e a 600 f/4  a 12.000 dólares(Montecarlo). Fiquei na dúvida cruel(maior abertura + possibilidade de extender x maior alcançe). Outra coisa: eles enviam com nota e garantem que não haverá cobrança do imposto aqui... Gostaria de ajuda nesses quesitos.
Claudio JF


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 14 de Agosto de 2013, 22:10:17
Eu iria de 600mm pela maior distância focal, já que você disse no início do tópico que 400mm é pouco  :ok:


FabioDuarte

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 15 de Agosto de 2013, 22:03:12
Olá Cláudio,

eu também iria de 600mm, sem dúvida. Só um detalhe, notei que os preços que tu mencionou são os mesmos da BH, sem colocar nada em cima, achei meio estranho.

Abraços,
Fabio.


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #39 Online: 15 de Agosto de 2013, 22:38:28
Sugiro ver esse tópico, pode ser interessante para quem curte super teles: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=79738.0


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 15 de Agosto de 2013, 22:52:52
Eu uso uma Rexatar 400mm fixa:

Rexatar 400mm por Lordakner, no Flickr
Ela entrega boas imagens.
Ou mesmo uma Kenlock Tor 100-300mm

Kenlock Tor 100-300mm f5.6 por Lordakner, no Flickr
Tenho a Sigma 150-500mm

Sigma 150-500mm por Lordakner, no Flickr

Mas a Rexatar custou 200 Reais e a Kenlock  150.
Aí você pensa no custo Benefício.  :)

Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Claudio JF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 17 de Agosto de 2013, 15:19:26
Pois é... Realmente, não tem como comparar custo. Mas nunca vi ou ouvi destas lentes para venda.
Minha insegurança no momento é a questão dos impostos. A Montecarlo envia(e cobra bem por isso) e afirma que não haverá cobrança de impostos. Posso confiar? Alguém já fez esse procedimento?
Claudio JF


Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 18 de Agosto de 2013, 00:21:05
No meu caso, tenho uma canon 300 f/4 e um TC 1.4x, mas minha câmera é uma 6D, fullframe, o que só dificulta fotografar vida selvagem.  Antes da 300mm, pensei muito numa Sigma 150-500mm, mas o peso da Sigma me levou a desistir. São quase 700g a mais que a 300mm. Também andei olhando a Tamron 200-500mm, que é mais leve, mas não é estabilizada. Por enquanto estou muito satisfeito com o conjunto, mas a prova final será em outubro, na Amazônia. De qualquer maneira, o custo das teles é um impeditivo para caminhar para uma 500mm ou uma 600mm, pois sou um entusiasta, não um profissional.
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


Claudio JF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 23 de Agosto de 2013, 11:08:15
Bom... Depois desse tempo todo em que o tópico se iniciou, optei pela Canon 600 f/4 IS II e finalmente estou com ela em mãos. Pretendo testá-la nas próximas semanas e depois posto algumas impressões aqui.
Mas a primeira impressão já posso falar: ela é enorme, assustadoramente enorme. Mas surpreendentemente leve e manuseável. Vamos ver como vai ser a campo.
Claudio JF


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 23 de Agosto de 2013, 12:11:13
Bom... Depois desse tempo todo em que o tópico se iniciou, optei pela Canon 600 f/4 IS II e finalmente estou com ela em mãos. Pretendo testá-la nas próximas semanas e depois posto algumas impressões aqui.
Mas a primeira impressão já posso falar: ela é enorme, assustadoramente enorme. Mas surpreendentemente leve e manuseável. Vamos ver como vai ser a campo.
Eita... E  eu falando de Rexatar de U$ 45...  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/