Autor Tópico: Ampliando e Revelando fotos Coloridas, diferença para PB  (Lida 21815 vezes)

Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 06 de Maio de 2009, 11:57:04
Heber, fiz exatamente o que você disse. Aproveitei o feriado e fui na casa do Elmo. Aproveitei e levei minha "nova" câmera para ele ver e tirar algumas dúvidas. Estou começando agora com as TLR's e para mim tudo é novidade em materia de MF e TLRs.
Quanto ao presente, fico muito agradecido ao Elmo. Além da gentileza de me passar os equipamentos (um tanque inox e duas espirais) ainda teve a paciência de explicar detalhadamente o processo de revelação em PB para mim e meu irmão. Deveria ter levado um gravador para gravar a aula...hehehe. Além disso, visitá-lo é sempre bom. Ele se mostra sempre empolgado em mostrar sua coleção de câmeras. Muito bacana. Muito obrigado, Elmo.  :ok:
Bem...equipamento eu tenho e explicação teórica também. Vou comprar o livro que o Maurício recomendou para aprofundar mais e partir para a prática. Possivelmente ainda irei encher o saco do Elmo e de vocês com isso. Coisas de principiante.
Abs



Beleza, Guto, agora não tem mais desculpa...
Se precisar de qualquer coisa é só falar, estou à disposição.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 06 de Maio de 2009, 13:19:14
Beleza, Guto, agora não tem mais desculpa...
Se precisar de qualquer coisa é só falar, estou à disposição.
Obrigado, Heber. Com certeza, quando precisar, irei recorrer a vocês.  :ok:
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


murilocontro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
    • Murilo Contro / Design + Fotografia
Resposta #32 Online: 06 de Maio de 2009, 16:31:25
Sem problemas, U$130 no papel e U$49 do filme..

o frete inicial apenas do filme era U$29 agora estou aguardando uma resposta do vendedor
sobre desconto no frete para compra dos dois itens juntos.

Sobre o Raio-X você acabou com minha tarde  :shock:


murilocontro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
    • Murilo Contro / Design + Fotografia
Resposta #33 Online: 06 de Maio de 2009, 16:37:33
O processo para revelação do negativo é a mesma explicada na ampliação Heber? :ponder:


Murilo, se vc já revelou e ampliou P&B já é um bom começo para tentar se aventurar com filmes e cópias coloridas. Mas vai se preparando, caso leve a idéia adiante, a 'parada' não é nada fácil.

Na revelação P&B (filme e papel) temos a sequência revelador -> interruptor -> fixador -> lavagem. Tudo muito simples e com boa margem para pequenos erros.

Na revelação de filmes coloridos, vc terá o processo (C41): revelador -> interruptor -> lavagem -> branqueador -> lavagem -> fixador -> lavagem -> estabilizador. E tudo com um rigor muito alto no controle das temperaturas e agitação de todos os banhos, caso contrário, poderá afetar irreversivelmente o resultado. Além disso o preço dos produtos é muito mais caro, e é vendido em kit completo.

Para ampliação colorida, o processo mais 'popular' é o Ektaprint 2, com as etapas: pré-umedecimento -> revelador -> interruptor (ou lavagem) -> branqueador/fixador -> lavagem -> estabilizador. O processo é ainda mais complicado que o da revelação do filme, pois bons resultados dependem de testes meticulosos para acerto da filtragem de cores do ampliador. A revelação (quando 'caseira') é feita foto por foto, em tanque, num sistema semelhante ao dos filmes. Os químicos também são vendidos em forma de kit, que custa bem caro (isso se achar pra comprar).

Já a revelação de slides é mais complicada pelo número maior de banhos, mas já obtém-se o resultado ao final do processo, caso não se proceda a ampliação posterior. Os banhos (também vendidos em kit completo) são: revelador -> lavagem -> banho de reversão -> revelador de cor -> condicionador -> branqueador -> fixador -> lavagem -> estabilizador. Considere aqui também todo o rigor dos outros processos, ou seja, errou, dançou.

Quanto ao ampliador, vc pode usar qualquer um para cópias em P&B, inclusive os ampliadores destinados à ampliações coloridas, basta não usar os filtros.

Eu nunca me aventurei com revelação colorida, acho os processos muito complicados e, por isso mesmo, mais sujeitos a erros irreversíveis. P&B faço há muitos anos, andei parado uns tempos mas retomei as atividades, de vez em quando revelo um filme. Porém, não amplio mais, papel fotográfico P&B anda a peso de ouro.

Abraços.


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 07 de Maio de 2009, 09:05:28
O processo para revelação do negativo é a mesma explicada na ampliação Heber? :ponder:

Murilo, em quase todos os aspectos, sim. As principais diferenças são:

- O revelador é diferente, já o interruptor e o fixador podem ser os mesmos para ambos (já li que, numa situação de 'emergência', o revelador de um pode ser usado no processamento do outro, com alterações nos tempos de revelação, mas nunca experimentei);
- O filme tem que ser manipulado e revelado sem nenhuma presença de luz, já o papel pode ser exposto à luz vermelha. Por isso, o filme é revelado em tanque vedado à luz, e o papel é processado em banheira aberta, nos três banhos, e é aí que pode-se visualizar a imagem surgindo (a primeira vez é emocionante...).

Basicamente, é isso.

Ps.: só pra não deixar dúvidas, a explicação acima refere-se ao processamento de material P&B.
« Última modificação: 07 de Maio de 2009, 09:07:14 por Heber_Dm »
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


murilocontro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
    • Murilo Contro / Design + Fotografia
Resposta #35 Online: 07 de Maio de 2009, 16:12:39
Desculpe Heber, não me expressei muito bem...

Eu estava perguntando sobre negativos coloridos  :ponder:

Obrigado, pela força!


Murilo, em quase todos os aspectos, sim. As principais diferenças são:

- O revelador é diferente, já o interruptor e o fixador podem ser os mesmos para ambos (já li que, numa situação de 'emergência', o revelador de um pode ser usado no processamento do outro, com alterações nos tempos de revelação, mas nunca experimentei);
- O filme tem que ser manipulado e revelado sem nenhuma presença de luz, já o papel pode ser exposto à luz vermelha. Por isso, o filme é revelado em tanque vedado à luz, e o papel é processado em banheira aberta, nos três banhos, e é aí que pode-se visualizar a imagem surgindo (a primeira vez é emocionante...).

Basicamente, é isso.

Ps.: só pra não deixar dúvidas, a explicação acima refere-se ao processamento de material P&B.


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #36 Online: 23 de Setembro de 2009, 11:09:24
uma duvida aí galera.
posso ampliar PB com papel colorido? consegui por um preço bem legal os papeis da antiga Konica, alguem sabe se sao bons?
dos quimicos do processo C41 quais posso usar pra revelar PB?
eu queria um livro ou tutorial mais especifico pra revelaçao colorida, tipo um passo a passo, com as temperaturas e etc...caso alguem tenha vlw!


miltongrego

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #37 Online: 16 de Agosto de 2010, 13:40:38
 ;) ;)Olá: Eu tenho uma dúvida: Durante o curso de fotografia digital, tive a oportunidade de assistir no laboratório, a revelação do papel fotográfico em preto e branco cuja foto foi feita através de uma lata fotográfica, aonde colocamos o papel fotográfico sensível à luz e, a luz utilizada no laboratório foi a vermelha. Feito pesquisas anteriores na Internet, tive informações de que também é possível ser utilizada a luz ambar (tom alaranjado). Já que você tem conhecimento de revelação em preto e branco, você explicou a um usuário deste forum de que realmente é mais complicado e caro, mesmo sabendo do número de químicos maior em relação ao preto e branco, para revelar o filme e o papel fotográfico colorido em casa. Então, partindo do pressuposto de que eu queira revelar o filme e o papel fotográfico colorido na minha casa, sabendo-se que a chance de erros irreversíveis é maior, daí vem realmente a minha dúvida principal: Qual a luz a ser utilizada para revelar o papel fotográfico colorido, nos mesmos moldes de quem faz uma revelação do preto e branco?


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 18 de Agosto de 2010, 09:56:10
Aproveitando que nosso amigo reergueu o tópico...

Tipo, eu sempre quis fazer revelação caseira de Filme P&B... porém dps de muito ler e entender, prefiro não fazer. Eis minha pergunta:

Será que todos aqui estão cientes sobre o mal a natureza que os químicos usados na revelação podem fazer??

Não custa nada avisar =)


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 19 de Agosto de 2010, 08:11:27
Aproveitando que nosso amigo reergueu o tópico...

Tipo, eu sempre quis fazer revelação caseira de Filme P&B... porém dps de muito ler e entender, prefiro não fazer. Eis minha pergunta:

Será que todos aqui estão cientes sobre o mal a natureza que os químicos usados na revelação podem fazer??

Não custa nada avisar =)

Produto químico jogado por aí, de forma irresponsável, eu concordo com você: faz muito mal à natureza. Eu já vi gente trocar em casa o óleo do motor do carro e depois descartar o velho no esgoto. Nem todo cocô, como diz a minha filhinha, é devidamente tratado; uma grande parte disso vai para os nossos rios. O mesmo rio que depois se faz captação de água pra gente beber de novo. Todos os dias a gente joga um monte de porcaria na pia da cozinha. Se a gente demora mais que cinco minutos no banho, isso também é uma forma de agredir a natureza. E, eu poderia ficar aqui o dia inteiro escrevendo, sem repetir, mais um monte de coisas que nós fazemos errado.

A questão que você levantou é só mais uma no meio de tantas, e, claro, não pode ser desprezada nem negligenciada. É, sem dúvida, um assunto muito sério. Aliás, esse mesmo assunto já foi objeto de discussão aqui mesmo neste forum. Mas eu não vou me dar ao trabalho de procurar o que já foi dito. Eu já li aquilo, concordo com aquilo, e tenho uma opinião formada acerca deste tema.

Acho bastante nobre da sua parte demonstrar essa preocupação com o nosso planeta. Contudo, pelo amor de Deus, não levante uma bandeira sem antes ter um conhecimento mais aprofundado de sua causa e dos motivos que o levam a tomar este ou aquele partido. Estou falando de imparcialidade. Claro que química de fotografia tem lá seus problemas, provoca em algum momento efeitos indesejados. No entanto, pensar que uma câmera digital não polui nada é um enorme equívoco.

Esse tipo de produto é fabricado às dezenas de milhares de unidades todos os anos. Num período muito curto, e quase sempre antes do fim de sua vida útil, nossas câmeras fotográficas digitais, nossos celulares - que também fazem fotografia, né?! - vão para o lixo. Eu pergunto:
  • Quantos componentes ali presentes levarão anos e anos para se degradarem?;
  • Quanto e o quê foi retirado da natureza para a fabricação desses produtos?;
  • Por quê não fazemos reciclagem desse material?;
  • Onde e quando vai parar esse consumo desenfreado?;
  • E as pilhas e baterias que vão para o lixo? Quer mais poluição do que isso? Uma câmera totalmente mecânica não precisa dessa porcaria! E nem te deixa na mão quando acaba a carga.

Muitos de nós, aqui no forum, têm câmera já com cinquenta, sessenta, anos de idade. E elas continuam absolutamente operacionais. Ainda cumprindo com folga com o objetivo para o qual elas foram projetadas e criadas. Provavelmente, essas câmeras já passaram pelas mãos de muitos fotógrafos. A minha Rolleiflex, por exemplo, ainda vai atravessar mais um geração. Eu vou embora deste mundo e ela ficará pra minha filha. Se até lá ainda existir filme, a câmera ainda continuará dando alegrias.

Tudo bem, onde chegamos não tem volta. E é assim mesmo. Pagamos algum preço pela modernidade e eu não sou, de forma alguma, contrário a ela. A evolução da tecnologia melhora, sob certo aspecto, a nossa qualidade de vida.

Cara ou coroa? Você já disse ter lido bastante sobre o assunto. Só que me parece tê-lo feito somente de um dos lados. Vire a moeda e leia a outra face também. Mesmo no universo das digitais, o mundo não é tão belo assim quanto possa parecer. Por fim, gostaria de evidenciar o fato de que eu NÃO estou defendendo câmeras analógicas nem falando mal das digitais. Apenas pretendo convidá-lo a uma reflexão sobre essa questão que você mesmo trouxe de volta à tona.

Um forte aperto de mão,
« Última modificação: 19 de Agosto de 2010, 08:33:39 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 19 de Agosto de 2010, 11:18:51
Concordo plenamente com você... Eu comentei isso, pq eu queria revelar em casa e não tinha noção nenhuma disso e imagino que aqui pode ter alguem que como eu tbm não saiba, e se eu não tivesse corrido atraz, eu poderia ter contaminado o poço artesiano do qual uso a água. Não seria nada legal da minha parte contaminar a água de toda a vizinhança ou bairro, não acha?

Minha intenção não foi dizer que não poluimos, mas para apenas tomarmos cuidados, as vezes estamos fazendo coisas que podemos evitar, basta um pouco de informação...



« Última modificação: 19 de Agosto de 2010, 11:19:36 por AdrianoFurlanetto »


Renato Picarelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 201
  • Sexo: Masculino
  • Minha lente e meus olhos se unindo para transforma
    • Renato Picarelli - Fotografia
Resposta #41 Online: 28 de Agosto de 2010, 11:47:49
Aproveitando alguns comentários. Ao comprar todos os produtos e realizar o processo, o que fazer com as sobras dos produtos em caso de não ser mais valido o seu uso. Como se livrar desses produtos sem agredir o meio ambiente?

E Elmo se vc tiver interesse e tiver alguns equipamentos de relação ai sem usar poderia passar uma lista basica com preços para mim por MP, o que acha? Caso seja interessante pra ambos podemos negociar.

Ja seperei um comodo que esta sendo preparado para lab, P/B e quem sabe se eu der conta colorido também.

Renato Picarelli - Minha lente e meus olhos se unindo para transformar momentos em imagens!

  http://www.renatopicarelli.blogspot.com/


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 30 de Agosto de 2010, 09:03:02
Bom, alguns colegas meus de faculdade, que se aventuram fazendo revelação caseira, levam as sobras dos produtos para a faculdade e lá eles dão um jeito... Vlw