Autor Tópico: Grande angular clara ou de baixo alcance ?  (Lida 5461 vezes)

Wooky

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #15 Online: 04 de Setembro de 2010, 19:25:51
Valeu Hamilton Sousa,

agora já posso entrar nas rodas de conversa dos colegas fotógrafos de jornais que conheço.

Mas enfim ... ainda acha que é uma boa me defazer da 28-135 para investir numa boa GA? Qual recomenda. Como disse, estou pensando em situações de viagens.

A 28-135 é uma lente "walkaround", ou uma lente pau para toda obra, que cobre, numa câmera full-frame, desde uma angular relativamente boa até uma meia tele. A questão é que é uma lente antiga, de qualidade ótica (me perdoem seus defensores) medíocre. Então, quando você diz que quer usa-las em uma viagem, tem que explicitar se preza mais a qualidade da imagem, a possibilidade de composições diferentes ou a praticidade. Em termos de praticidade a 28-135 ou a 18-135 são a melhor pedida (você tem uma ótimo range sem ter que trocar de lente, ou mesmo levar mais que uma - eu particularmente não gosto de fazer isso em viagens). A 18-135, além de prática, tem mais angular (que dá aproximadamente os 28mm em câmera full-frame), e portanto, mais liberdade de composição.

Lentes como a EF-S 10-22, ou equivalentes da Tokina e Sigma, ou ainda a nova 8-15mm, são grande-angulares "puras", muito boas para o que se propõem, mas não dá pra ficar só com elas no set, obviamente. Como vc pensa em vender a 28-135mm, não creio que seja a melhor opção.
As lentes zoom que começam em 15, 17, 18mm, não são tão abertas quanto as ultra-wide mas são mais versáteis. Um bom exemplo é a EF-S 15-85. É uma alternativa à 24-105L, que seria a substituta "natural" da 28-135, mas ainda é fechada em câmeras cropadas. Para essas, a 15-85 é um ótimo range (equivale justamente a 24-136mm em 35mm).
« Última modificação: 04 de Setembro de 2010, 19:27:46 por Wooky »