Autor Tópico: [Ajuda] Dúvida correção de DIOPTRIA câmera analógica  (Lida 6364 vezes)

ebpavan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Online: 02 de Setembro de 2010, 10:06:30
Olá pessoal;

voltei à carga da fotografia com filme, e após os 4 primeiros rolos, tenho observado que, principalmente com minha lente 200mm, o foco sempre está no lugar errado, ou no que eu não tinha planejado.

Há um ano o médico me receitou óculos, pra alguma coisinha de astigmatismo, mas como é muito pouco e não atrapalharia atividades cotidianas, me deixou à vontade para usá-lo ou não.

Pergunto se isto chegaria a influenciar no foco; se as teles maximizariam essa dioptria; e se para câmeras analógicas há opção de correção na câmera (sei que nas digitais tem ajuste para miopia e hipermetropia), ou se o jeito é usar óculos mesmo (ou lente de contato).

Grato! Eduardo.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Setembro de 2010, 16:40:39
Por acaso é disso que vc está falando?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-150407783-nikon-lente-de-correco-de-dioptria-05-nova-na-caixa-_JM

A peça é rosqueada ali no visor da câmera.

E o link escolhido não foi à toa. O vendedor (Alcíbio) é meu amigo.
-22.352971,-48.775582


ebpavan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 03 de Setembro de 2010, 09:42:02
Claro, o bom o velho ML! Obrigado pela ajuda, Braga!

É isso mesmo, não sabia que existia... nas digitais o ajuste é no software. É o único produto relacionado à dioptria no ML, ou seja, achar alguma coisa pra astigmatismo, e pro sistema OM, vai ser difícil. No eBay tem também, mas para as Olympus E e lentes IS.

Mas olha, acho que postei a questão devido minha inicial incredulidade de que uma pequena anormalidade ocular chegasse a influenciar o foco, mas óptica é física, e com a física não se discute. Acho que me resta anotar onde fiz o foco nas fotos, e se houver realmente alteração, mandar fazer lentes de contato, nem que seja só pra fotografar.
« Última modificação: 03 de Setembro de 2010, 09:43:08 por ebpavan »


Ebone

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 03 de Setembro de 2010, 11:37:31
Qual é a sua câmera?

Eu uso uma ocular de correção de dioptria na minha Nikon, diopter -2 (a original que vem nas câmera é considerada -1). Bastou trocar a original pela -2 e foi a solução pros meus constantes pequenos erros de foco com aberturas de dof muito pequeno, e errava sempre no mesmo sentido rsrsrs! (lógico!)

Para correção de astigmatismo a única coisa que sei é um produto da TeleVue chamado Dioptrix. Só que é destinado para uso na ocular de binóculos, microscópios e telescópios. Não faço idéia se tem como adaptar em câmeras. Como tudo que a TeleVue produz é top, deve funcionar bem.



Ebone

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino


ebpavan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Setembro de 2010, 13:51:28
Qual é a sua câmera?

Eu uso uma ocular de correção de dioptria na minha Nikon, diopter -2 (a original que vem nas câmera é considerada -1). Bastou trocar a original pela -2 e foi a solução pros meus constantes pequenos erros de foco com aberturas de dof muito pequeno, e errava sempre no mesmo sentido rsrsrs! (lógico!)

Para correção de astigmatismo a única coisa que sei é um produto da TeleVue chamado Dioptrix. Só que é destinado para uso na ocular de binóculos, microscópios e telescópios. Não faço idéia se tem como adaptar em câmeras. Como tudo que a TeleVue produz é top, deve funcionar bem.


Fala Ebone!
Minhas câmeras são sistema OM (OM-1 e OM-10), e no futuro pretendo ir de canon digital.
Então é verdade, né? Problemas oculares alteram mesmo o foco. Mas no meu caso, que é coisa de nada, também altera? (hahahaha, o cara não quer admitir que está ficando cegueta!)
Acha que é mais fácil colocar lente de contato ou óculos? Mesmo assim, valeu a dica! É muito interessante como não falta nada hoje em dia. Inclusive, estava lendo os manuais na net do sistema OM, e existem (ou melhor, existiram) corretores de dioptria da Olympus. A questão é achar...
« Última modificação: 03 de Setembro de 2010, 13:59:46 por ebpavan »


Ebone

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 03 de Setembro de 2010, 15:23:10
No meu caso também é coisa de nada, tanto que não preciso usar óculos no dia a dia, nem pra leitura. Mas na hora de um foco manual mais crítico, atrapalhava.
Eu testei com ajustes de dioptria das DSLR e fui testando no foco manual em vários níveis de ajuste, e sempre em torno do -2 começava a ficar preciso para o foco manual. Daí comprei uma ocular diopter -2 pra câmera de filme e deu certo.

Fica de olho no ebay que uma hora dessas aparece.
« Última modificação: 03 de Setembro de 2010, 15:25:27 por Ebone »


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #7 Online: 10 de Setembro de 2010, 12:18:59

voltei à carga da fotografia com filme, e após os 4 primeiros rolos, tenho observado que, principalmente com minha lente 200mm, o foco sempre está no lugar errado, ou no que eu não tinha planejado.
não entendi..voce esta a 2m do assunto do foco e na lente marca outra metragem quando esta em foco?..se for isso sua lente esta descalibrada..

Pergunto se isto chegaria a influenciar no foco; se as teles maximizariam essa dioptria; e se para câmeras analógicas há opção de correção na câmera (sei que nas digitais tem ajuste para miopia e hipermetropia), ou se o jeito é usar óculos mesmo (ou lente de contato).
as teles pelo contrario, elas tendem a minimizar o problema
eu tenho hipermetropia,e não consigo fotografar com óculos,eu tenho que tira-lo para focar....

achar um ocular de correção para Olympus é um pouco difícil...

sei que a OM é uma grande câmera/ótica,
mas já pensou em trocar por uma outra câmera de 35mm que tenha correção de dioptria..??



ebpavan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 10 de Setembro de 2010, 15:18:11
não entendi..voce esta a 2m do assunto do foco e na lente marca outra metragem quando esta em foco?..se for isso sua lente esta descalibrada..

Eu tento fazer o foco no olhômetro... não acho prático tentar advinhar minha exata posição do objeto (medindo com trena?) e transferí-la para a escala na lente (que também é imprecisa). Mas obrigado pela dica, de fato é uma hipótese que não tinha pensado. Vou realizar o procedimento deste jeito mesmo, medir com trena e posicionar de acordo com uma distância conhecia e indicada na escala da lente.



lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #9 Online: 10 de Setembro de 2010, 15:46:02
Eu tento fazer o foco no olhômetro... não acho prático tentar advinhar minha exata posição do objeto (medindo com trena?) e transferí-la para a escala na lente (que também é imprecisa). Mas obrigado pela dica, de fato é uma hipótese que não tinha pensado. Vou realizar o procedimento deste jeito mesmo, medir com trena e posicionar de acordo com uma distância conhecia e indicada na escala da lente.


de momento algum falei que alguem deve focar com uma trena ou adivinhar posição do objeto,mas ao meu modo de ver, quando se tem algum  problema "o foco sempre está no lugar errado"é de bom grado ver as possibilidades gerais ,principalmente a lente,espelho fora do lugar.

por outro lado voce pode por em um  tripé ,fazer o foco ,disparar e travar em modo B de velocidade,abrir a tampa traseira e com qualquer despolido ou papel poliester ou vegetal..colocar rente na parte onde fica o fotograma e la a imagem tem que estar em foco tambem..


ebpavan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 10 de Setembro de 2010, 17:13:03
Ô Lee, desculpa se pareceu ironia, mas eu não estava zoando não quando falei sobre a trena :hysterical: :hysterical: :hysterical: De fato, eu não tinha pensado na possibilidade de problema na lente, por isso tampouco havia medido sua acuidade... bom, melhor agora com a idéia do papel vegetal. Falando bobagem e aprendendo!  :D

Alguma probabilidade de um tombo com a lente ter desalinhado seu conjunto de lentes?
« Última modificação: 10 de Setembro de 2010, 17:14:44 por ebpavan »


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #11 Online: 10 de Setembro de 2010, 17:45:59
ebpavan,sem problema..não levei a mal não :D
sobre um tombo ,pode sim afetar a lente e também o espelho (esse mais difícil mas pode)

eu tenho problemas de visão ,então para usar películas eu optei pela Canon 1N por ter o recurso de ajuste de dioptria ,como as F4 e F5 da Nikon.

quando uso as que não tem esse recurso eu tento usar uma parte onde tem brilho ou uma linha de contraste para fazer o foco