Autor Tópico: Dúvidas no DPP...  (Lida 3916 vezes)

halabey

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
Online: 05 de Setembro de 2010, 09:59:53
Olá, tratei minhas fotos no DPP, salvei-as e quando fui olhar as fotos no (minhas imagens) elas estavam com a aparência anterior, ou seja, com pouca nitidez e etc...Observações: 1. Tirei as fotos em Jpeg mesmo e praticamente só melhorei a nitidez que aliás deu o maior up grade! 2. Abri uma pasta nova no Minhas Imagens, fui no DPP, selecionei as fotos tratadas e copiei para esta nova pasta. Não adiantou, quando abri as fotos, as mesmas estavam sem nitidez e claramente sem trato nenhum....O que estou fazendo de errado? Alguém pode me ajudar? Obrigado!


Rosy

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 06 de Setembro de 2010, 21:48:02
Olá,

Eu estava com esse mesmo problema, a única forma que consegui salvar as alterações foi converter a foto (o mesmo processo quando se converte de raw pra jpeg). Vc vai em File; convert and salve. Pode ser que exista outro jeito, mas a única forma que consegui foi esta.  :)
Abraços.


Rosy

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 06 de Setembro de 2010, 21:56:10
Ah, esqueci de dizer, se vc quiser salvar muitas fotos aí tem que primeiro selecioná-las,  depois vai em File; Batch process.
 Abraços.


halabey

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
Resposta #3 Online: 08 de Setembro de 2010, 02:33:03
Oi Rosy! Pior é que eu estou fazendo exatamente isso. Pego a foto que está em RAW, trato a imagem do jeito que eu quero, vou em arquivo e salvo e guardo. Ai gera um JPeg. Mas o JPEG não fica com o tratamento fiel ao que dei em RAW. Deveria ficar idêntico, não acha? Quando abro o JPEG e vou olhar nas ferramentas o indicador de nitidez que em RAW coloquei lá na direita, aparece em JPeg totalmente à esquerda...Quando olho no "minhas imagens" a foto não está com a nitidez que eu estabeleci anteriormente em RAW...


Rosy

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 08 de Setembro de 2010, 14:21:58
Olha, acho que é normal a nitidez ficar em zero (a esquerda) quando vc abre o arquivo em jpeg, pois o programa criou um arquivo novo. A partir de agora as alterações que vc quiser fazer neste arquivo tem que ser no ícone RGB. Quando vc vê diferença em um arquivo jpeg e um em raw, penso que é a perda de qualidade normal que a foto tem após a conversão do jpeg para o raw. Eu também fico um pouco frustrada quando vejo essa perda de qualidade, perde na nitidez e nas cores. Eu classificaria essa perda em torno de 20% a 30%.
Eu tenho o manual do DPP em português, se quiser te envio. É de uma versão antiga, mas ajuda muito.
Abraços.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #5 Online: 08 de Setembro de 2010, 15:09:34
Acho que vc´s estão se confundindo. Primeiro, quando se pega um RAW e converte-se para JPG, perde-se um pouco de qualidade, mas essa perda é mínima, muito menor do que se o JPG já saisse direto da camera.

Segundo, quando se pega um RAW e se converte para JPG, se vc abrir no DPP terá os parâmetros zerados de nitidez, etc.. Zerados porque foi gerada uma nova foto. Se vcs salvarem o RAW além de converter para JPG (com CTRL-S), as alterações que vcs fizeram vai para os metadados do RAW e da próxima vez que abrirem a foto ela estará já com
estas alterações aplicadas.

Terceiro e último, o visualizador do windows é péssimo, nunca o utilizem para visualizar as fotos em JPG. Prefiram sempre o ZoomBrowser EX que também vem junto com a camera. Aliás, no ZoomBrowser também dá para ver o ponto de foco utilizado e as configurações que foram usadas para converter do RAW para JPG

Aqui as informações, no ZB. Essa é uma foto JPG convertida a partir do RAW. Notem as configurações de Nitidez e Contraste, que foram aplicadas no RAW para a conversão.



Aqui um super crop da imagem, bem maior que 100%, mostrando o ponto de foco utilizado. Mesmo levando-se em consideração
a grande perda introduzida pela compactação do photobucket (vide o quadro acima, que é um texto totalmente nítido e no PB fica borrado),
não dá para dizer que não esteja nítido.



Reavaliem o fluxo de vcs, existe uma perda de latitude e de alguns outros parâmetros quando se converte do RAW para o JPG via DPP,
mas são coisas inerentes à passagem da informação de 14 bits do RAW para 8 bits do JPG e da compressão do JPG, mas não são assim
tão facilmente detectáveis.








« Última modificação: 08 de Setembro de 2010, 15:11:04 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Rosy

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 08 de Setembro de 2010, 15:41:02
Oi Alexandre, vc falou quase tudo o que eu disse. Mas continuo achando que a perda na conversão não é tão mínima assim, pelo menos na tela, pois quando coloco uma foto do lado da outra (uma modificada com raw e a mesma convertida pra jpeg) percebo a diferença. Outro ponto, eu não uso windows, uso mac, que é excelente pra visualizar fotos, mas valeu a dica pro Halabey caso ele use windows. Abraços.


gabs07

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
Resposta #7 Online: 10 de Agosto de 2013, 20:50:19
Ressuscitando o tópico aqui. Ajudem-me, por favor, pessoal, por favor mesmo! Estou exatamente com os mesmos problemas apresentados pelos outros membros deste tópico. Tiro as fotos no RAW, geralmente com o picture style "neutro" com a T3i. Arrumo as fotos, faço os ajustes que quero, tudo bonitinho e em seguida vou em "File" > "Convert and Save".

Ok, é gerado um JPEG. Esse JPEG não obecede aos ajustes de sharpness feitos originalmente na foto RAW, mas é fácilmente resolvido editando o sharpness de novo (agora na aba "RGB", já que não existe mais a aba para ajustes no Raw)

Beleza, tudo certo, arrumo o sharpness no JPEG e fica beleza a foto. Fica ótima, mas apenas quando aberta diretamente pelo DPP.
Quando a foto em JPEG é aberta em qualquer outro vizualizador ou programa, qualquer coisa que não seja o DPP, a foto fica sem os ajuste de nitidez que foram feitos. Fica do jeito que a foto estava antes, como se não houvesse sido feito nenhum ajuste no sharpness.

O que pode ser isso? Estou muito frustrado com essa situação. As fotos ficam ótimas no Raw, convertidas pra JPEG também (tudo pelo DPP), mas é só abrir o JPEG fora do DPP que a foto não fica com o sharpness igual como foi ajustado!

Senti-me consolado ao saber que havia um tópico relatando os mesmos problemas, por isso corri aqui logo que vi o tópico! Não sei o que posso estar fazendo de errado, ou isso é algum bug do programa, mas por favor, alguem aqui já passou por essa situação e contornou-a?


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #8 Online: 11 de Agosto de 2013, 21:05:08
Ressuscitando o tópico aqui. Ajudem-me, por favor, pessoal, por favor mesmo! Estou exatamente com os mesmos problemas apresentados pelos outros membros deste tópico. Tiro as fotos no RAW, geralmente com o picture style "neutro" com a T3i. Arrumo as fotos, faço os ajustes que quero, tudo bonitinho e em seguida vou em "File" > "Convert and Save".

Ok, é gerado um JPEG. Esse JPEG não obecede aos ajustes de sharpness feitos originalmente na foto RAW, mas é fácilmente resolvido editando o sharpness de novo (agora na aba "RGB", já que não existe mais a aba para ajustes no Raw)

Beleza, tudo certo, arrumo o sharpness no JPEG e fica beleza a foto. Fica ótima, mas apenas quando aberta diretamente pelo DPP.
Quando a foto em JPEG é aberta em qualquer outro vizualizador ou programa, qualquer coisa que não seja o DPP, a foto fica sem os ajuste de nitidez que foram feitos. Fica do jeito que a foto estava antes, como se não houvesse sido feito nenhum ajuste no sharpness.

O que pode ser isso? Estou muito frustrado com essa situação. As fotos ficam ótimas no Raw, convertidas pra JPEG também (tudo pelo DPP), mas é só abrir o JPEG fora do DPP que a foto não fica com o sharpness igual como foi ajustado!

Senti-me consolado ao saber que havia um tópico relatando os mesmos problemas, por isso corri aqui logo que vi o tópico! Não sei o que posso estar fazendo de errado, ou isso é algum bug do programa, mas por favor, alguem aqui já passou por essa situação e contornou-a?

Fiquei durante muito tempo encucado com isso... no DPP a foto ficava maravilhosa, mas em qualquer visualizador de imagem a foto perdia nitidez. Fiz muitos testes, conversei com outros fotógrafos e a conclusão é que os softwares visualizadores ajustam as imagens para "caberem" no monitor. Isso gera uma perda de nitidez, mas não no arquivo, apenas na visualização. Na foto impressa, 20x30, não notei qualquer diferença. 


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #9 Online: 11 de Agosto de 2013, 21:31:02
Ressuscitando o tópico aqui. Ajudem-me, por favor, pessoal, por favor mesmo! Estou exatamente com os mesmos problemas apresentados pelos outros membros deste tópico. Tiro as fotos no RAW, geralmente com o picture style "neutro" com a T3i. Arrumo as fotos, faço os ajustes que quero, tudo bonitinho e em seguida vou em "File" > "Convert and Save".

Ok, é gerado um JPEG. Esse JPEG não obecede aos ajustes de sharpness feitos originalmente na foto RAW, mas é fácilmente resolvido editando o sharpness de novo (agora na aba "RGB", já que não existe mais a aba para ajustes no Raw)

Beleza, tudo certo, arrumo o sharpness no JPEG e fica beleza a foto. Fica ótima, mas apenas quando aberta diretamente pelo DPP.
Quando a foto em JPEG é aberta em qualquer outro vizualizador ou programa, qualquer coisa que não seja o DPP, a foto fica sem os ajuste de nitidez que foram feitos. Fica do jeito que a foto estava antes, como se não houvesse sido feito nenhum ajuste no sharpness.

O que pode ser isso? Estou muito frustrado com essa situação. As fotos ficam ótimas no Raw, convertidas pra JPEG também (tudo pelo DPP), mas é só abrir o JPEG fora do DPP que a foto não fica com o sharpness igual como foi ajustado!

Senti-me consolado ao saber que havia um tópico relatando os mesmos problemas, por isso corri aqui logo que vi o tópico! Não sei o que posso estar fazendo de errado, ou isso é algum bug do programa, mas por favor, alguem aqui já passou por essa situação e contornou-a?

Vc está exportando o arquivo após as modificações introduzidas??

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


gabs07

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
Resposta #10 Online: 12 de Agosto de 2013, 00:05:02
PadilhAdim, ufa, cara, ainda bem que isso não acontece só comigo. Mas então como eu consigo visualizar a foto corretamente no meu pc? Será que é a questão dos visualizadores de imagem mesmo? Acho estranho, porque então era pra imagem perder definição em qualquer situação, e não somente depois de alterada pelo DPP.

Se eu passar a foto pra net (tipo no Flickr) ela vai ficar ótima do jeito que deixei no DPP ou vai ficar como se estivesse com o sharpness antigo?



gabs07

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
Resposta #11 Online: 12 de Agosto de 2013, 00:12:46
Mr. Hyde, só converto para JPEG depois de ter salvo o RAW alterado. Aí edito o sharpness no JPEG (porque as alterações de sharpness do RAW original não passam para o JPEG convertido, não sei porquê) e fica legal. Mas é só visualizar a foto em qualquer outro lugar fora do DPP a foto fica com a nitidez antiga. =S


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #12 Online: 12 de Agosto de 2013, 17:51:46
PadilhAdim, ufa, cara, ainda bem que isso não acontece só comigo. Mas então como eu consigo visualizar a foto corretamente no meu pc? Será que é a questão dos visualizadores de imagem mesmo? Acho estranho, porque então era pra imagem perder definição em qualquer situação, e não somente depois de alterada pelo DPP.

Se eu passar a foto pra net (tipo no Flickr) ela vai ficar ótima do jeito que deixei no DPP ou vai ficar como se estivesse com o sharpness antigo?

Se você converter o arquivo para a resolução exata do seu monitor, o software não vai precisar fazer a compressão para que ele "caiba" na tela. Parece estranho mesmo, mas o zoombrowser da canon é o único que consegue resolver bem esse problema de compressão na visualização da imagem. Não sei se ele faz uma leitura diferente do arquivo gerado por câmeras da marca.
O mais importante é que essa nitidez - ou a falta dela -, não é perceptível na impressão. 


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #13 Online: 12 de Agosto de 2013, 18:00:00
Gabs, tem alguns conceitos errados aí, acho que seria conveniente vc olhar o seu fluxo com mais calma.

Por exemplo, vc diz que a edição de sharpness no RAW original não passa para o JPEG convertido. Bem RAW não é imagem, é dado e dados não tem como ser "sharpeados". O que acontece quando vc mexe no slider de sharp é justamente indicar ao software que ele deve aplicar mais ou menos sharp durante a conversão para JPG. O Sharp que tem na segunda aba, RGB, é um sharp que será aplicado não durante a conversão, mas sim já no JPG pronto - e deve ser usado com muita cautela. Se no seu caso o controle de nitidez na aba de RAW não está funcionando, alguma coisa está errada desde o princípio. Comece verificando se todos os drivers estão atualizados.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #14 Online: 12 de Agosto de 2013, 18:52:19
 :ponder: :ponder: :ponder:

É... Tem algo muito estranho acontecendo...

Sinceramente não sei o que é.

Não sei se a explicação da colega está equivocada. Não sei se não alcancei a explicação dada. Não sei se o problema está além de meu conhecimento. Só sei que não sei o que está acontecendo.  :D

Te toda a sorte, para inicio de tentativa de encontrar o ponto fraco de seu fluxo, talvez seja melhor reinstalar DPP.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova