Autor Tópico: Adaptador M42 para digitais  (Lida 5864 vezes)

MD-Zenit

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Online: 05 de Setembro de 2010, 20:03:32
Pessoal não estou virando a casaca não, é que ando vendo uma procura grande por lente M42 para usar em digitais, como só uso Zenit todas minhas lentes são M42. Bom estou pensando em comprar um adaptador e deixar quardado como garantia, a pergunta é qual adaptador comprar? Para que camera? como usar? e quais as diferenças que podem ocorrer com a distancia focal, e outras que hover? se alguém poder me ajudar? obrigado.
Marcelo Domarco
MD-Zenit


Claudio Tebaldi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo por paixão.
    • Site pessoal e portfolio
Resposta #1 Online: 06 de Setembro de 2010, 21:58:35
São muitas perguntas e um pouco vagas até, eu diria.
Vou dizer o que tenho e talvez te ajude:
Lentes M42 Takumar, Helios e Chinon. Comprei um adaptador para canon sem confirmação de foco e uso essas lentes perfeitamente numa Canon 400D. A máquina deve estar configurada para modo manual e o foco e abertura são feitos na própria lente.
Esses adaptadores vc encontra facilmente no Mercado Livre ou em loja de usados. é uma opção interessante e barata para quem quer aproveitas as ótimas lentes antigas M42 numa máquina digital.
Abraço
Pentax SP1000 - Zenit 12XP - Olympus Trip 35 - Olympus Pen EES-2 - Olympus Pen EE-2 Canon EOS 400D - Canon EOS 30 - Canon EOS 500N - Sony DSC H1 - Yashica Mat EM - Rolleiflex 3.5 E Planar - Canon EOS 80D - Canon PowerShot SX40HS e outras...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 06 de Setembro de 2010, 22:11:46
eu tambem uso um para Canon EOS e outro para Sigma-SD ambos sem chip de foco e dá para usar na boa.


MD-Zenit

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 07 de Setembro de 2010, 17:46:08
 Claudio , eu achei que a abertura do diafragma foce feita na camera, melhor que seja na lente pois estou mais abtuado. Obrigado Marcelo
MD-Zenit


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #4 Online: 10 de Setembro de 2010, 11:40:10
para usar adaptadores M42 a melhor das câmeras mais conhecidas de minha preferência é a Canon,por motivos
o fotômetro funciona perfeitamente ,a Nikon na maioria não fotômetro
na Canon a maioria das lentes manuais de outras ,Nikon,Olympus,Pentax K,Yashica..
tudo pode usar os adaptadores sem precisar de elemento ótico para focar infinito,na Nikon não é assim,a maioria precisa do elemento ótico,o que quase sempre tira a linda qualidades dessas lentes..
não estou fazendo propaganda da Canon contra a Nikon até porque não me prendo a marca,eu vou no que me traz mais comodidade em varios aspectos,pois todas no final dão ótimas imagens


com adaptadores voce tem foles de M42 bem mais baratos para macro..tubos..etc..

pode também usar adaptadores para lentes de medio formato..ficam ótimas também, com as câmeras cropadas elas usam a parte melhor das lentes,o centro..



MD-Zenit

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 10 de Setembro de 2010, 19:09:31
Valeu Lee oliveira, eu também estava tendendo para a canon se e somente se eu comprar uma digital, no momento só vou comprar o adaptador para canon e continuar com a minha Zenit e demais russas, mas muito obrigado pela dica , vou levar o adaptador canon.
Um abraço Marcelo Domarco
MD-Zenit


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #6 Online: 10 de Setembro de 2010, 19:41:09
Valeu Lee oliveira, eu também estava tendendo para a canon se e somente se eu comprar uma digital, no momento só vou comprar o adaptador para canon e continuar com a minha Zenit e demais russas, mas muito obrigado pela dica , vou levar o adaptador canon.
Um abraço Marcelo Domarco

Marcelo tu gosta muito de Zenit?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 11 de Setembro de 2010, 12:12:01
Pra quem curte ótica russa, recomendo a Industar-610L/Z (M42) é uma normal/macro muito boa mesmo.


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias


MD-Zenit

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 12 de Setembro de 2010, 08:08:46
Lee Aprendi a fotografar com ela e percebi que é uma boa máquina com boas lentes e que com técnica ela não limita em nada o fotografo, já fiz todo tipo de tema com ela e não tenho tido dificuldade em usa-la. uso-a a 20 anos já estudei sua historia e estou sempre lendo sobre o assunto, de uma maneira geral gosto muito de máquinas fotograficas principalmente as mecânicas de todos os formatos. Acredito que passamos por uma época onde as cameras atingiram sua perfeição e que apartir de então apenas a capacidade do fotografo era a diferença. Hoje as coisas já não são tão assim.
Obrigado pela dicas de site.
Um abraço Marcelo
MD-Zenit


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #10 Online: 12 de Setembro de 2010, 10:33:05
Lee Aprendi a fotografar com ela e percebi que é uma boa máquina com boas lentes e que com técnica ela não limita em nada o fotografo, já fiz todo tipo de tema com ela e não tenho tido dificuldade em usa-la. uso-a a 20 anos já estudei sua historia e estou sempre lendo sobre o assunto, de uma maneira geral gosto muito de máquinas fotograficas principalmente as mecânicas de todos os formatos. Acredito que passamos por uma época onde as cameras atingiram sua perfeição e que apartir de então apenas a capacidade do fotografo era a diferença. Hoje as coisas já não são tão assim.
Obrigado pela dicas de site.
Um abraço Marcelo

Mercelo também gosto muito das mecânicas,eu comecei a fotografar com uma Minolta SRT101 ,e tive uma boa experiência com a Zenit,fiz um trabalho grande na decada de 80 no Mam aqui do Rio..e ela não funcionava o fotômetro ,mas fiz ótimas fotos com ela...
eu perguntei se voce gosta da Zenit porque tenho uns 5 ou mais corpos de Zenit de diferentes modelos..estão inteirinhas..estou pensando em vender..e como é um pouco difícil ver alguem que gosta eu nem coloquei anuncio..se tiver interesse é só avisar


MAXITROL

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 14 de Novembro de 2010, 12:01:33
eu tenho uma Super-Multi-Coated Takumar 1:3.5/135mm com encaixe de rosca - uso na minha zenit. mas a mesma esta com o fotometro ruim -  gostaria da ajuda de vc´s em saber se existe algum adaptador para usar esta lente na minha Canon TX. ou seja mont Asahi para FD .   
Nikon D3100 18-55 VR DX   Não construa Masmorras erga Templos.
Now he's too old to Rock'n'Roll but he's too young to die.
https://www.flickr.com/photos/125082120@N07/


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #12 Online: 14 de Novembro de 2010, 12:25:41
FAcinho de achar, aqui minha Soligor 90-230 mm com teleconversor 2x na Canon Digital:



MAXITROL

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 14 de Novembro de 2010, 12:36:20
valeu elmo, mas qual seria o nome correto para eu jogar no google, nao me recordo do nome do encaixe da zenit
.

hehehe m42 para fd seria isso? hehheh
« Última modificação: 14 de Novembro de 2010, 12:38:40 por MAXITROL »
Nikon D3100 18-55 VR DX   Não construa Masmorras erga Templos.
Now he's too old to Rock'n'Roll but he's too young to die.
https://www.flickr.com/photos/125082120@N07/


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #14 Online: 14 de Novembro de 2010, 13:28:30
Se não entendi errado, você quer colocar objetivas m42 na canon digital, correto?

Se assim for:

http://www.macrofotografia.com.br/classificados/anel.shtml

M42 para EOS