Autor Tópico: Melhores Lentes p/ Panorâmicas?  (Lida 10086 vezes)

michelcafe

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Online: 08 de Setembro de 2010, 09:10:28
Olá a todos! Estou querendo me aventurar pelas fotografias panorâmicas de 360º. Estou testando os programas Panoweaver e vou testar o Pano2VR também.
Gostaria de saber se esses programas são os mais recomendados.

Eu tenho a Canon 17-40 F4 L, mas ainda não a testei em fotos panorâmicas 360º.

Por isso, outra pergunta: qual as lentes mais indicadas p/ fotos panorâmicas de 360º? Eu vi que lentes com distorção corrigida são melhores, especiamente p/ interiores (nem sei se a minha 17-40 tem correção, vou procurar).

Agradeço os comentários!


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #1 Online: 08 de Setembro de 2010, 09:32:02
De programa eu indico ou o Flash Panorama Player (to começando a fuçar nele agora) ou o Pano2Vr (que é oq eu tenho mais usado ultimemante).

Sobre lentes pode usar até uma 200mm para fotos panorâmicas, depende do lugar... Eu to montando um site novo com algumas que fiz, em 90% uso a 10-20 sigma em 10mm, isso pra externas... pra interiores melhor mesmo pelo menos uma 15mm fisheye.

Só tenho essa publicada, foi a primeira que fiz de teste, logo vou postar mais  :ok:

http://www.leonardopacheco.com.br/360/
Ah, para essa foto foram usadas 29 fotos feitas em 10mm

Essa eu fiz no braço mesmo, mas o ideial seria usar uma cabeça de tripé panorâmica da Manfroto ou da nodal ninja.

[]´s
« Última modificação: 08 de Setembro de 2010, 09:33:41 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


michelcafe

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2010, 22:33:43
Obrigado, Leonobox! Eu comecei a mexer no PtGUI, p/ juntar as fotos. Não sei se é melhor que o photomerge, pois não deu p/ comparar porque as fotos que eu tirei foram de interiores, ou seja, não corrigi o erro de paralax, fenômeno que não acontece em paisagens, etc. Por isso, só poderei comparar quando eu tirar fotos de paisagens, já que não tenho um Nodal.

Já p/ gerar o pano, Pano2VR mesmo, que é muito bom. Mas ele é bom com a imagem já juntada por outro programa, porque eu só consegui inseri mais de 1 foto se for a opção Cubo (6 fotos). As outras, só podem add 1 foto, que nesse caso, já é a panorâmica costurada. Você consegue algo diferente com o Pano2VR?

Sobre lente, vou ficar com minha 17-40L mesmo, até porque não gosto do efeito das eyefishes.

Muito boa sua pano, mas como você consegue junta o chão e céu? Aqui ainda não consegui.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2010, 09:45:16
Então, pra juntar as fotos eu faço no PS mesmo, faço a junção no photomerge e depois finalizo manualmente os detalhes como junção das laterais, céu e chão no PS. Eu cheguei a usar o PtGUI, na teoria ele parece ser bem interessante, aquele lance de colocar as fotos lado a lado e indicar os pontos semelhentes pra junção... mas não consegui colocar em prática e acabei nem me aprofundando mais, mas os resultados que vi do pessoal usando ele parece ser bem legal.

Também uso o Pano2VR pra gerar a panorâmica só, não cheguei a testar a opção de montar por lá.

Sobre a sua lente se você usar em uma Full Frame ja vai ajudar bastante, por que a 17-40 em uma camera cropada para interiores vai dar muito mais trabalho (e as vezes nem vai servir), e o resultado final é o mesmo, o efeito ou distorção no arquivo final da panorâmica em 360 vai ser o mesmo seja vc usando uma 8mm fisheye circular ou uma 200m.

Essa panorâmica por exemplo eu fiz com a 10-20mm sigma em 10mm com a Rebel XT e sem tripé, usei 26 fotos pra montar ela, se estivesse com uma 15mm fisheye teria saido igual mas eu usaria apenas 6 fotos.

http://www.leonardopacheco.com.br/360/jd_sao_paulo/

E esse é o Little planet que fiz aproveitando a montagem da panorâmica, que acho bem bacana tb.



[]´s  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


wanted.alive

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #4 Online: 21 de Setembro de 2010, 21:13:02
Olá...

Não entendo absolutamente nada de fotografia. Tenho apenas uma máquina dessas digitais normais. A minha é uma Sony DSC-W180.

Gostaria de saber se é possível conseguir um bom resultado de fotos panorâmicas com uma máquina tão simples quanto essa?
Caso não, poderia me indicar alguma máquina destas semi-pros e qual lente posso usar?

Muito obrigado.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #5 Online: 22 de Setembro de 2010, 14:54:51
Olá...
Não entendo absolutamente nada de fotografia. Tenho apenas uma máquina dessas digitais normais. A minha é uma Sony DSC-W180.
Gostaria de saber se é possível conseguir um bom resultado de fotos panorâmicas com uma máquina tão simples quanto essa?
Caso não, poderia me indicar alguma máquina destas semi-pros e qual lente posso usar?
Muito obrigado.

Acredito que até de pra fazer com sua maquina, agora depende do que você chama de um bom resultado :) tem até uma lente que usam pra fazer em uma unica foto a panorâmica 360º, mas precisaria ser pelo menos uma compacta que tenha aqueles encaixes rosqueados pra colocar "lentes" e filtros (que parece não ser o caso da sua), da uma espiada nesse site http://www.0-360.com/camera.asp

Quanto a máquina acho que qualquer dslr básica com uma GA ou Fisheye já de pra fazer muuuuuita coisa :ok:

« Última modificação: 22 de Setembro de 2010, 14:56:29 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


wanted.alive

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #6 Online: 22 de Setembro de 2010, 16:36:05
ok, obrigado..

o que seria a tal lente GA ??

e quais dslr você me indicaria, levando em consideração que meu objetivo inicial é lidar somente com esse tipo de imagem?

obrigado


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #7 Online: 22 de Setembro de 2010, 16:59:56
ok, obrigado..
o que seria a tal lente GA ??
e quais dslr você me indicaria, levando em consideração que meu objetivo inicial é lidar somente com esse tipo de imagem?
obrigado

GA é uma Grande Angular, como uma canon 10-22 ou uma sigma 10-20... Não sou perito nisso, mas pelo que já li e pelas situações q me deparei acho que um equipamento ideal seria uma camera Full Frame (Canon 5D Mark I ou II, Nikon D700...) e lentes 8mm e 15mm fisheye e uma 16-35... Mas da pra fazer algo muito bom com algo mais básico, como por exemplo uma Canon XS co uma GA e uma Fisheye.

Tem um cara no Rio de janeiro que é referência nacional em fotos panorâmicas 360º, é o Ayrton, ja falei com ele algumas vezes, da uma olhada no site dele depois http://ayrton.com/360 , e ele ainda revende as cabeças de tripé Nodal Ninja para fotos panorâmicas, inclusive para quem comprar uma cabeça de tripé ele oferece um curso (cobrado a parte) para aprender desde a captura da imagem até o fechamento do arquivo das panorâmicas  :ok: http://ayrton.com/360/nodal-ninja

[]´s
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


net8admin

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #8 Online: 30 de Setembro de 2010, 23:58:59
Sou novato mas muito entusiasmado com fotografia e especialmente panoramicas 360.
Possuo uma Cannon S5IS com um adaptador Fish Eye Vivitar com fator de conversao 0,21 e uma cabeca panoramica baseada no Nodal Ninja que desenvolvi e confeccionei para os testes.

Tenho usado com resultado regular mas tendo muita dificuldade de configurar o PTGui

Minha duvida e saber que parametros corretos eu deveria usar no PTGui ou outro soft de Stitch para criar a correta definicao de lente uma vez que com o adaptador o valor da lente original se altera, e ainda, em condicoes normais de luz, que ajuste voce recomenda para esta camera com a Fish eye.

Seguem amostras dos resultados onde se ve os erros de juncao:

http://www.net8.com.br/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=21 (Lente china 0,7)
http://www.net8.com.br/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=23 (Lente Vivitar 0,25)

Sei que ainda estou longe de um resultado fotografico profissioanl, ate mesmo por limitacao do equipamento e pouco conhecimento tecnico, mas agradeceria muito se pudessem me dar a dica da configuracao que me ajudaria muito no setup da maquina e do software.



wanted.alive

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #9 Online: 07 de Outubro de 2010, 23:23:18
Cara... a primeira eu vi o defeito na junção. Mas a segunda ta bem legal.

Quanto você gastou nos teus equipamentos? Sou bem amador e não entendo nada de cameras e lentes.
Vi que tem esse tripé que mencionaram aí no fórum, um tal de Nodal Ninja, mas é absurdamente caro,
mais de mil reais. Como você fez o seu?

Eu criei algumas panorâmicas aqui com minha Sony digital normalzinha, e ficou bem bom.
Não deu erro nenhum de junção com esse programa.

E qual é esse programa que montou os flashs pra poder se movimentar na panorâmica?

Obrigado
« Última modificação: 07 de Outubro de 2010, 23:26:08 por wanted.alive »


dyegoturl

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #10 Online: 14 de Março de 2011, 20:21:31
Leonardo como você montou esse Little Planet? Existe algum tutorial que explique como fazer isso?
Comprei recentemente uma 10.5mm fisheye sigma e estou tentando montar as fotos 360 mas não estou conseguindo fazer o encaixe seja com little planet ou com photomerge.

Alguma dica?


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #11 Online: 14 de Março de 2011, 21:13:02
Leonardo como você montou esse Little Planet? Existe algum tutorial que explique como fazer isso?
Comprei recentemente uma 10.5mm fisheye sigma e estou tentando montar as fotos 360 mas não estou conseguindo fazer o encaixe seja com little planet ou com photomerge.

Alguma dica?

Cuidado com o troféu...


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #12 Online: 14 de Março de 2011, 21:18:21
nossa, pq eu fui inventar a moda de troféu hahaha...


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #13 Online: 14 de Março de 2011, 21:21:27
Eu juro que não ia estragar mais o fórum hj, mas a pedido de minha estimada colega 'apologista':


____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


erikamartinz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 213
Resposta #14 Online: 18 de Março de 2011, 14:33:16
olá pessoal, queria dizer que me cadastrei nesse fórum através desse tópico que eu encontrei no google... parabéns pelo tópico de qualidade, vejo que todo fórum é assim, espero somar conhecimento  :clap:
"Conhecer o caminho não é o mesmo que o percorrer!"