Autor Tópico: Qual o melhor flash para a d50 - custoxbenefício  (Lida 2892 vezes)

muxxx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
    • MURILO SANTOS PHOTODESIGN
Online: 14 de Dezembro de 2005, 20:32:56
Comprei uma D50, e estou precisando de um flash de uso versátil...mas basicamente para fotos sociais... alguém me indica algum q tenha um bom custo e um desempenho legal!!

obrigado

Muxxx
Murilo Santos :: murilosantos.com

Nikon D7000 | 8mm fisheye 3.5 | 50mm 1.8 | 28mm 2.8 | 28-75mm 2.8 | 70-200mm 2.8


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #1 Online: 14 de Dezembro de 2005, 20:45:55
SB800.
Nikon/Panasonic Gear


telio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
Resposta #2 Online: 14 de Dezembro de 2005, 21:07:48
Eu voto Sb600!
Telio Oliveira - Palmas/TO

Nikon D50, Tamron 28-75 F/2.8, Nikkor 18-55mm ED G (do kit), Nikkor 70-300mm G, SD 1GB, SD 256MB, Tripé Mirage TT3399 + Kodak dx7590


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #3 Online: 14 de Dezembro de 2005, 21:40:05
Depende bastante. Se você quer um bom custo/benefício, vá de SB600. É bem mais barato, custa uns 800 reais, um pouco menos, e tem um número guia de 30m (em 35mm).

O SB800 tem como vantagens um número-guia ligeiramente melhor, de 38m, e também o fato de ter um adaptador para se usar com 5 pilhas, o que diminui o tempo de reciclagem. Outras vantagens são o zoom que vai até 135mm (contra 105 do SB600) e o recurso de funcionar como um commander iTTL, isto é, ele pode controlar outros flashes por infravermelho. Se o recurso de usar múltiplos flashes sem fio em TTL lhe for interessante, uma hora ou outra você irá precisar de um SB800. Do contrário, não sei se vale tanto a pena assim pagar quase 500 reais a mais por esse modelo.

Abraços!
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #4 Online: 14 de Dezembro de 2005, 22:54:15
Eu não uso flash, mas se fosse usar, acredito que o SB600 resolveria o meu problema numa boa, e pode ser encontrado por R$700,00 novo. Mas isso para mim, com uso amador, que só precisaria de luz mesmo.


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #5 Online: 14 de Dezembro de 2005, 23:56:26
A D50 não tem o recurso de controlar vários flashes, só a D70/70s. O SB 600 lança um pré-flash que não dá pra desligar como no SB800 aí se vc usar fotocélula já era. O SB800 tem uma entrada pra cabo onde vc pode ligar um radio flash, o SB600 não tem. Acho muito bom o difusor do SB800 que não vem no 600 nem sei se existe pra ele. Resumindo, se vc não for profissional vá de SB600
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #6 Online: 15 de Dezembro de 2005, 00:48:38
E os sigma?


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #7 Online: 15 de Dezembro de 2005, 08:54:26
Como funciona este sistema remoto do SB800, alem de disparar os
escravos tb regula a potencia remotamente ?
 


Harley

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 99
Resposta #8 Online: 15 de Dezembro de 2005, 23:16:09
Vou aproveitar a carona...

Qual flash circular dá certo pra D50, além do 29s da nikon?
D50, Nikon 18-70, Sigma 70-300 APO, Sandisk 1Gb, Ring flash vivitar 6000
Filtros Close-up 5, Sky light, UV, ND


Objetivamente percebendo...


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #9 Online: 15 de Dezembro de 2005, 23:34:31
Citar
E os sigma?
Tem um pessoal que usa e gosta do EF500 Super. Mas eu acho que ele seria mais indicado como remoto, auxiliar. A confiabilidade do Nikon é bem maior. Tive um Sigma que de vez em quando tinha que dá uma limpada nos contatos das pilhas se não ele não funcionava.
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #10 Online: 16 de Dezembro de 2005, 03:16:02
Citar
"O SB 600 lança um pré-flash que não dá pra desligar como no SB800 aí se vc usar fotocélula já era. O SB800 tem uma entrada pra cabo onde vc pode ligar um radio flash, o SB600 não tem. Acho muito bom o difusor do SB800 que não vem no 600 nem sei se existe pra ele. Resumindo, se vc não for profissional vá de SB600"
Eu tenho um SB 600, e tenho que discordar contigo. Sobre o SB600:

- Da para trabalhar com fotocélula sim! Para desativar o pré-flash, basta trabalhar com o SB600 no modo manual, a questão é aprender a usa-lo no manual, aprender a usar as intensidades do flash que vai até 1/64.

- Quanto a entrada para o cabo, realmente não tem, porém é só utilizar um adaptador...

- Difusor da pra ser comprado em lojas de fotografia (em torno de R$15,00 você encontra uns bons), ou utilizar um sulfite 180 gramas recortado no formato de um cartãozinho e preso com elastico, da um bom resultado.

Tenho um SB 600, e digo que dá pra utilizar legal para trabalhos profissionais. Se a questão é gastar pouco e ter um bom resultado, acho que o SB 600 está de bom tamanho.

Abraço.
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #11 Online: 16 de Dezembro de 2005, 09:46:42
Citar
- Quanto a entrada para o cabo, realmente não tem, porém é só utilizar um adaptador...

 
Me passa o link ou a foto desse adaptador pq meu receio de não comprá-lo é não poder utilizar o rádio. Ele tem que ficar na sapata da camera(gosto do TTL pois o manual dá muito trabalho) e sair um cabo dele para acionar o rádio. Como é esse adaptador?
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #12 Online: 16 de Dezembro de 2005, 14:29:19
Pessoal,

sobre essa história de fotocélula, preciso dizer que nem o SB800 (que eu uso) nem o SB600 podem usá-las com segurança se estiverem no modo iTTL (que é o único modo TTL disponível com a D50, D70 etc), pois o iTTL sempre usa do preflash para calcular a exposição.

A diferença é que o SB800 tem outros modos automáticos (que NÃO SÃO TTL) e não usam preflash, portanto funcionam bem com qualquer fotocélula, e esses modos estão ausentes do SB600, que só tem manual além do TTL.

Pictus: O que eu acho mais bacana de usar o sistema de flash Nikon é o iTTL remoto: os flashes se comunicam via infravermelho, e fazem exposição automática TTL, sendo que você pode ter até três grupos de flash além do flash que está na câmera (que tem de ser necessariamente um SB800), e pode configurar pra cada grupo, independentemente, uma compensação de exposição diferente. É um fenômeno esse sistema.

Se estiver usando uma D70, o flash embutido dela pode funcionar como commander para flashes iTTL remotos, mas ela só controla um grupo (o grupo A) através de um só canal (canal 3), e nesse caso, o flash embutido não contribui para a exposição.

Já com a D200, o flash embutido dela funciona quase tão bem quanto o SB800 para commander, sendo que ele pode inclusive contribuir para a exposição (é possível selecionar no menu se ele deve disparar ou não, e você pode configurar a compensação de exposição para ele), e também é possível configurar exposição separadamente para os grupos A e B, bem como configurar os canais, tudo direitinho. O que obviamente significa que a D200 é uma baita câmera pra quem usa flash.

Harley: Acho que você realmente pode usar qualquer flash circular na D50 (desde que, é claro, ele não tenha uma voltagem de descarga muito alta, o que poderia danificar a sapata de flash da sua câmera.

Eu digo que você pode usar qualquer um porque mesmo o 29s da Nikon não faz TTL com a D50 (nem com a D70, D200, D2Hs, D2x). A Nikon não atualizou seu ring flash pra fazer iTTL com as digitais novas, ele só tem TTL com as câmeras de filme. Agora só é que está saindo (junto com a D200) uma opção de ring flash iTTL, que usa um SU800 (que é apenas um controlador de flashes remotos) junto com um anel de vários flashes escravos pequenos, os SB-R200.

Eles estão vendendo esse esquema novo como um conjunto chamado R1C1:
http://www.nikonusa.com/template.php?cat=1...&productNr=4803

Bem, acho que é isso!
Abraços a todos!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #13 Online: 16 de Dezembro de 2005, 15:10:25
Citar
Me passa o link ou a foto desse adaptador...
É, realmente, entendo o seu comentário, seria necessária uma sapata hot shoe que desse pra utilizar o SB600 como flash de topo e nela tivesse o contato PC pra cabo de sincronismo, pra ligar no Radio Flash.

Existe sapata dedicada, mas só com contato PC... Sapata com PC e encaixe pra flash de topo só as frias, que aí não da pra usar com os flashes dedicados...

Uma vez achei que tinha visto uma sapata assim da própria Nikon, mas acabei me enganando, só tinha contato PC...

É, mudo meu discurso... hehehe, da pra usar para certos trabalhos profissionais, até utilizar com fotocélula, mas se for utilizar com Rádio Flash não da não, aí é preferível usar um SB800.  :thmbup:

Abraço,
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #14 Online: 16 de Dezembro de 2005, 15:14:59
Citar
"O que eu acho mais bacana de usar o sistema de flash Nikon é o iTTL remoto: os flashes se comunicam via infravermelho, e fazem exposição automática TTL, sendo que você pode ter até três grupos de flash além do flash que está na câmera (que tem de ser necessariamente um SB800), e pode configurar pra cada grupo, independentemente, uma compensação de exposição diferente. É um fenômeno esse sistema.
Realmente, é impressionante mesmo...

Abraço,  
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia