Autor Tópico: Cravar Foco - 24-70L  (Lida 3085 vezes)

Fëanor

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
    • HowDesign
Online: 08 de Setembro de 2010, 16:33:30
Olá!

Fotografei uma festa no última final de semana com uma 7D + 24-70L e notei que em algumas fotos faltou foco.

As fotos feitas com flash o foco foi satisfatório mas nas fotos sem flash em baixa faltou foco, estava fotografando com ISO 1600 abertura variando de 3.5 à 5.6 velocidade de 100 a 200. Fiz alguns testes e com a mesma configuração somente alterando o iso eu tenho resultados no foco diferente. EX: Com muita luz e ISO 100 obtenho um bom foco, com pouca luz e ISO 1600 e as mesmas  configuração o foco não fica bom.

Comprei a 7D exatamente pelos elogios no sistema de foco e fiquei um pouco decepcionado, ainda não descarto a fonte do problema como sendo o fotógrafo mas vale um tópico para tratar do problema.

Há alguma dica para tentar melhorar esse resultado?

Há alguma configuração que possa ajudar?

Pode ser problema de calibração da lente? (ou é calibração do fotógrafo mesmo?)





Gustavomartins

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 226
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Setembro de 2010, 17:31:29
vc atualizou o soft???
Canon: EOS 7D | EFs 10-22mm f3.5-4.5 | EF 24-70mm f2.8L | EF 70-200mm f4L IS USM  | EF 50mm f1.8


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #2 Online: 08 de Setembro de 2010, 22:47:31
Olá!

Fotografei uma festa no última final de semana com uma 7D + 24-70L e notei que em algumas fotos faltou foco.

Pode ser problema de calibração da lente? (ou é calibração do fotógrafo mesmo?)

O auto-foco da 7D é rapidíssimo.
Mas ele não necessariamente vai focar o ponto que deveria. Quem determina o ponto é você. No entanto, ao menos algum ponto deve ter ficado no foco.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2010, 22:47:58 por Hector. »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 08 de Setembro de 2010, 23:30:41
Posta uma das fotos pra avaliarmos melhor.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Gustavomartins

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 226
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 09 de Setembro de 2010, 08:37:41
isso posta fotos!!!
Canon: EOS 7D | EFs 10-22mm f3.5-4.5 | EF 24-70mm f2.8L | EF 70-200mm f4L IS USM  | EF 50mm f1.8


pmenge

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
Resposta #5 Online: 09 de Setembro de 2010, 08:57:44
Está usando um unico ponto de foco??


Wooky

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 09 de Setembro de 2010, 09:00:09
e se possível, dê uma olhada no DPP ou outro software que tenha o recurso qual o ponto de foco utilizado.


Gustavomartins

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 226
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 09 de Setembro de 2010, 09:45:10
na própria camera vc consegue configurar pra saber onde o foco esta, procura no menu, ai aparece quadrados de onde estão os focos mesmo depois das fotos tiradas, eu sempre faço isso na minha 7d
Canon: EOS 7D | EFs 10-22mm f3.5-4.5 | EF 24-70mm f2.8L | EF 70-200mm f4L IS USM  | EF 50mm f1.8


Fëanor

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
    • HowDesign
Resposta #8 Online: 23 de Setembro de 2010, 10:39:19
Olá pessoal;

Ressucitando o tópico, venho só para dar uma devolutiva nos testes que fiz, infelizmente estou com um sério problema de acesso e um belo processo contra a telefonica portanto fico devendo a postagem das fotos, mas vamos lá;

Fiz o teste para saber se o problema era front/back focus, bom não era. Em condições de luz adequadas o foco está devidamente no lugar no Test Chart.

E ai o que eu fiz? Sofri por mais alguns dias até que fuçando nas configurações personalizadas achei a opção de redução de ruído para longa exposição ativada, desativei e notei uma melhora consideravel nos resultados do foco, o ganho no foco não foi de 100% mas foi satisfatório.

Alguém saberia explicar este fenômeno? Não encontrei nda relacionado, mas os resultados nas fotos me mostraram que há uma relação entre o foco em baixa luz e essa função de redução de ruído para longa exposição.

Se alguém sofre do mesmo mal dê uma olhada nessa função.

na própria camera vc consegue configurar pra saber onde o foco esta, procura no menu, ai aparece quadrados de onde estão os focos mesmo depois das fotos tiradas, eu sempre faço isso na minha 7d

Gustavo pode explicar melhor não entendi, na câmera há uma função que aponte na imagem onde está o ponto de foco?


Gustavomartins

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 226
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 23 de Setembro de 2010, 15:32:08
Na camera vai em Menu/ 6 icone da esquerda pra diretia/ Vis ponto AF e coloca Activar, ai todas as suas fotos mostraram deposi de tiradas no visor exatamente onde estava programado o foca, aparece um quadrado vermelho onde esta o foco e só ver a fotos no visor da cam depois de tirada.
E onde que vc achou essa opção de redução de ruído?
Canon: EOS 7D | EFs 10-22mm f3.5-4.5 | EF 24-70mm f2.8L | EF 70-200mm f4L IS USM  | EF 50mm f1.8


Fëanor

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
    • HowDesign
Resposta #10 Online: 23 de Setembro de 2010, 15:47:49
Opa Gustavo!

Valeu pela dica ativarei essa função que pode me auxiliar nessa questão.

Quanto a opção de redução de ruido tá lá nas configurações do "custom functions"
C.Fn II: Image
1 Long exposure noise reduction

abs!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #11 Online: 23 de Setembro de 2010, 15:52:45
Estranho isso, essa redução de ruído de longa exposição só é ativada em fotos de mais de 1s de exposição e na realidade nada mais é do que a geração de um  dark-frame (uma foto com o mesmo tempo de exposição e características da foto original, feita com o obturador fechado) que é subtraída da foto original para a retirada dos ruídos que aparecem em função do aquecimento gerado pela longa exposição.

A princípio, não teria como interferir na nitidez, principalmente se a foto tiver menos de 1 segundo de tempo de obturador, situação na qual essa função nem mesmo é ativada.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Fëanor

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
    • HowDesign
Resposta #12 Online: 23 de Setembro de 2010, 16:01:30
Estranho isso, essa redução de ruído de longa exposição só é ativada em fotos de mais de 1s de exposição e na realidade nada mais é do que a geração de um  dark-frame (uma foto com o mesmo tempo de exposição e características da foto original, feita com o obturador fechado) que é subtraída da foto original para a retirada dos ruídos que aparecem em função do aquecimento gerado pela longa exposição.

A princípio, não teria como interferir na nitidez, principalmente se a foto tiver menos de 1 segundo de tempo de obturador, situação na qual essa função nem mesmo é ativada.



AlexandreS valeu pela explicação  :D

Pois é eu não vejo nenhuma relação ainda mais depois da sua explicação, mas nas fotos eu notei a melhora do foco com essa função desligada (em baixa luz, lembrando que em boas condições de luz o foco é perfeito), como eu disse dei uma pesquisada no assunto e não achei nada, o que dá ao ocorrido ainda mais o estatus de "fenômeno". Sim não faz sentido eu sei, é bizarro mas notei a diferença no foco com a função ligada e desligada. Assim que eu tiver um acesso decente eu posto as fotos  ;)



Gustavomartins

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 226
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 23 de Setembro de 2010, 16:19:30
vamos mandar um mail para a canon, quem sabe não é um erro e corrijam no próximo update do soft
Canon: EOS 7D | EFs 10-22mm f3.5-4.5 | EF 24-70mm f2.8L | EF 70-200mm f4L IS USM  | EF 50mm f1.8


Fëanor

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
    • HowDesign
Resposta #14 Online: 23 de Setembro de 2010, 16:31:55
Posso fazer duas fotos para mostrar a diferença e encaminhar para a Canon pra ver o que eles respondem, mas se realmente for um bug do firmware outras pessoas deveriam ter passado por isso.

Gustavo você tem uma 7D também né? Se puder faz o teste, tenta ativar essa opção da redução de ruído para longas exposições e tenta bater uma foto em baixa condição de luz em iso 1600 pra ver se você nota alguma dificuldade em cravar o foco.