Autor Tópico: Qual monitor comprar  (Lida 3286 vezes)

Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #15 Online: 16 de Dezembro de 2005, 13:55:17
Se essa pergunta fosse feita há uns 3 anos atrás, certamente a resposta seria: um monitor CRT da Sony. Eu tenho um G400 (19", tubo Trinitron FD 100% plano) aqui e a gama de cores dele é sensacional. O F520R, de 21", era melhor ainda. Mas infelizmente a Sony não fabrica mais CRTs.

Então, no momento, as opções de melhor custo-benefício são monitores de tubo de 19 a 22 polegadas. A Samsung e a LG têm seus modelos, e parecem ser bons.

Quanto aos LCDs, realmente os modelos de entrada não são lá grandes coisas pra se editar fotos, principalmente em termos de gama de cores, já que contraste e tempo de resposta estão bem melhores nos modelos novos.

Agora, os LCDs mais avançados, como os Apple Cinema Display HD de 23" e 30", certamente são adequadíssimos pra edição de fotos em todos os aspectos. Diria até que são praticamente a melhor opção, mas existe o Eizo ColorEdge CG220 (22"), com uma gama de cores superior, englobando o AdobeRGB com facilidade. O porém, claro, é o preço, acho que custa mais de 30 mil reais.

Portanto, é como o pessoal aí em cima já falou: LCD só pra quem estiver com MUITO dinheiro sobrando.

Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #16 Online: 16 de Dezembro de 2005, 14:28:16
Acho que o LCD, ainda que não tenha tanta definição, é menos prejudicial aos olhos, não? Para quem passa muitas horas na frente do computador, talvez seja uma boa opção.

Eu tenho um SyncMaster 753v 17". Não é tela plana, mas gosto muito das cores, do brilho e contraste dele. Dos LG já tive várias decepções, principalmente pelo seu elevado nível de saturação e "aberração cromática" :P

Isso mesmo, a maioria dos LG que eu conheço de 15" e 17" têm uma espécie de fantasma. Para verificar isso, faça o seguinte: abra o Paint, selecione a cor verde-limão e trace uma linha. Repare na linha "fantasma" que acompanha a linha principal. Isso é o efeito em apenas uma linha, mas numa imagem acaba acarretando em perda de nitidez. E isso não é só nos monitores velhos. Quando comprei um monitor LG, logo reparei esse problema e resolvi trocar por considerar isso inaceitável para um monitor novo. Me deram um zero na troca, da série seguinte e tinha o mesmo problema. Na faculdade os laboratórios têm na maioria monitores LG 17" com o mesmo problema.

Portanto, acho que Samsung está num patamar acima dos LG. Apesar de os Samsung não alcançarem os mesmos refresh rates dos LG, acho que eles tem mais fidelidade.
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2005, 14:28:37 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #17 Online: 16 de Dezembro de 2005, 14:41:18
Ahhhhhhhhhhh !
Ezio é coisa do demo !!

Encontrei este excelente monitor LCD por 2k aqui no RJ, Dell 1905FP
http://www.boadica.com.br/query04.asp?Clas...aX=29&XT=6&XE=3
Olha o review dele
http://www.anandtech.com/displays/showdoc.aspx?i=2332

Não é um Ezio, mas resolve perfeitamente.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #18 Online: 16 de Dezembro de 2005, 14:47:25
Acabei de testar aqui no T910B de 19” e não vi nenhum
fantasma...
Não seria uma questão de regular/calibrar ?
 


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #19 Online: 16 de Dezembro de 2005, 15:17:43
Olha, um tio meu falou que isso era problema de convergência dos canhões RGB... não sei se é isso mesmo, mas eu já reparei isso em todos os monitores LG que usei (vários de 15" e 17").
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2005, 15:17:59 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #20 Online: 16 de Dezembro de 2005, 15:49:41
Francisco,

o problema que você descreve de fato é a má convergência dos canhões RGB. Talvez os monitores LG mais simples o apresentem com mais freqüência. Já vi acontecer também em um monitor mais caro, da Sony, mas ele tinha ajustes de convergência, que eliminaram o problema rapidamente.

Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta