Autor Tópico: Anel de inversão de lente  (Lida 16023 vezes)

Amarildo Cardoso

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.260
  • Sexo: Masculino
Online: 09 de Setembro de 2010, 20:14:49
Olá pessoal,esse anel que usam a lente invertida para macro é esse?no caso vou usar uma 18-55mm.Não danifica a máquina ou a lente?



Essa loja é confiável?

www.macrofotografia.com.br



Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2010, 21:14:13
Não danifica em nada, mas também não é lá bom para se fotografar macro. Compre uma lente macro de verdade, como a Canon 100mm 2.8 macro e seja feliz.
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


Wooky

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 10 de Setembro de 2010, 10:05:55
Não danifica em nada, mas também não é lá bom para se fotografar macro. Compre uma lente macro de verdade, como a Canon 100mm 2.8 macro e seja feliz.

Comparar um anel de R$50 com uma lente de R$1500 é o cúmulo.


O anel inversor é o jeito mais barato de se fazer macro. Você consegue um aumento até maior, com uma lente grande angular, do que uma macro 1:1. Agora, tem suas desvantagens: você perde o controle da  lente, ficando sem ter como ajustar a abertura. O que é fundamental para macro. O ideal portanto é uma lente manual.
Mas mesmo com a lente do kit (que não é tão clara) dá sim para se tirar boas fotos, especialmente com boa iluminação natural. Exemplo de uma que eu tirei com anel inversor 58mm + lente do kit, em f10:



creio eu que dá uma ampliação de aproximadamente 2,5:1, o que você não conseguiria nem com uma 100mm f2.8 macro que é 1:1, só com a MP65.

Eu nunca comprei nada nessa loja, mas já ouvi outras pessoas falando dela em fóruns e nunca vi nenhuma crítica. Mas se não tiver pressa, compre na DX que sai bem mais barato.


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #3 Online: 10 de Setembro de 2010, 10:30:14
Bem... quem avisa amigo é, de qualquer forma cada um fotografa com o que achar que deve. Boas fotos!
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


fael_m

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 10 de Setembro de 2010, 10:33:19
Cara, tem muita gte aqui do fórum que usa essa técnica, inclusive eu!! :D
Dá uma olhada nos resultados que eu consegui: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=46884.0

Abs.


Amarildo Cardoso

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.260
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 10 de Setembro de 2010, 10:44:00
Na especificação do anel fala que perde ontrole de abertura só com lentes EF,agora tb não sei.Já vi muitas fotos incriveis de macro com esse método,e não é prioridade investir em lente macro agora,ai surgiu a idéia desse anel.E como é o foco usando o anel,da para focar de boa?

Alexis,sei que o ideal seria uma lente macro,mas no momento tenho outrs prioridades,vou comprar o anel para "brincar" um pouco hehehe.

Obrigado pessoal.


Wooky

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 10 de Setembro de 2010, 11:59:59
Na especificação do anel fala que perde ontrole de abertura só com lentes EF,agora tb não sei.Já vi muitas fotos incriveis de macro com esse método,e não é prioridade investir em lente macro agora,ai surgiu a idéia desse anel.E como é o foco usando o anel,da para focar de boa?

Alexis,sei que o ideal seria uma lente macro,mas no momento tenho outrs prioridades,vou comprar o anel para "brincar" um pouco hehehe.

Obrigado pessoal.
Perde com qualquer lente. os contatos que comandam a lente ficam ao contrário - segure a lente invertida pra ter uma idéia de como fica, tem gente que até tira foto assim, eu não tenho firmeza/culhões suficientes... :D O que não perde é o tubo extensor com contatos eletrônicos, mas esse já é mais carinho. Você pode usar o tubo extensor + anel inversor também. E ainda pode colocar uma lente invertida na frente de outra (e ainda com o tubo extensor). É ir experimentando.


TechUser

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #7 Online: 12 de Setembro de 2010, 09:58:25
E da pra manter a abertura fechada em lentes automaticas tb
na hora de tirar a lente, se tirar com o botão de DOF preview apertado ela sai com a abertura que vc configurou na camera
Canon A510
Canon S5 IS
Canon 450D


Wooky

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 12 de Setembro de 2010, 10:04:25
E da pra manter a abertura fechada em lentes automaticas tb
na hora de tirar a lente, se tirar com o botão de DOF preview apertado ela sai com a abertura que vc configurou na camera

O problema (tirando o risco de algum eventual dano à lente, embora nunca tenha ouvido de isso acontecer) é que nesse caso a abertura fica sempre fechada. Normalmente o diafragma só se fecha no momento da foto, de modo que entre mais luz para o visor, foco, e fotometria. Com uma abertura muito pequena, dependendo da condição de iluminação, não se enxerga direito o assunto - ainda mais que com uma lente invertida a distância de trabalho é muito pequena e não raro a própria lente + câmera obstrui a luz (o que leva à necessidade de soluções de iluminação). Por isso que uma lente manual facilita bastante.


respider

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 12 de Setembro de 2010, 10:25:36
a ampliação de uma grande angular lente invertida é muito superior a uma lente macro
teste que fiz com uma 10mm invertida



Pescoço do Pernilongo by Pedro Amantea, on Flickr


outra maneira de fazer fotos macro com baixo orçamento, qualidade e conveniência, é usar tubos extensores com contatos eletrônicos. Você mantém todos os controles da lente e a ampliação é muito grande. E não perde nada em qualidade, não há nenhum elemento adicional.
A ampliação é muito maior que uma lente macro sozinha.
Exemplo de foto com tubo extensor:


Trabalhadoras by Pedro Amantea, on Flickr


o anel inversor não danifica a lente, pode comprar sem medo!
recomendo uma fonte de luz continua para auxiliar a foto, pois se fechar o diafragma ele fica fechado durante todo o processo, pois perde-se o controle eletrônico...
para isso recomendo um Flash externo e uma fonte contínua de luz: http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.37409
« Última modificação: 12 de Setembro de 2010, 10:31:59 por respider »
Canon T2i
Tamron 17-50 f/2.8 / Sigma 10-20mm f4-5.6 EX DC / Canon 50mm f/2.5 Compact Macro / Helios 58mm f/2.0 / Canon 55-250 IS
Flickr


Luiz Piovesana

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 466
Resposta #10 Online: 13 de Setembro de 2010, 01:10:43
O anel inversor é sem sombra de duvidas a opção de melhor custo-beneficio para macrofotografia. Usei por muito tempo essa configuração e consegui alguns resultados que me agradaram muito.
obs: Nas 3 ultimas fotos usei a tecnica do DOF preview citada acima.


O preço no macrofotografia.com.br é bem salgado, se vc tiver disponibilidade de um cartão de crédito internacional/ paypal e paciência (demora uns 40dias para chegar) sugiro que vc compre no dealextreme http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.18181 (6,97 dolares) e aproveite para comprar o tubo de extensão http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.2325 (8,21 dolares) , pois se vc realmente gostar de macrofotografia vai sentir a necessidade de um controle mais rapido e simples da abertura de diafragma, que você poderá conseguir montando um esquema parecido com o que utilizo agora:
clique na foto pois no flickr tem a descrição e o valor de cada item.

Exemplo de fotos com a nova config:



Obs: Amarildo, desculpe por ter demorado a responder.

Abraços
 


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 13 de Setembro de 2010, 01:54:05
pessoalmente prefiro tubos extensores a aneis de inversão. O problema de usar anel inversor é que muiras lentes são pesadas e o sistema frontal não é feito para suportar o peso e acaba afrouxando o sistema. Com lentes de foco manual antigas, mais sólidas não tem maiores problemas. Tenha em mente que por exemplo, se usar lentes para Canon EF, você não vai poder controlar a abertura se usar anel inversor.


Luiz Piovesana

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 466
Resposta #12 Online: 13 de Setembro de 2010, 06:37:10
pessoalmente prefiro tubos extensores a aneis de inversão. O problema de usar anel inversor é que muiras lentes são pesadas e o sistema frontal não é feito para suportar o peso e acaba afrouxando o sistema. Com lentes de foco manual antigas, mais sólidas não tem maiores problemas. Tenha em mente que por exemplo, se usar lentes para Canon EF, você não vai poder controlar a abertura se usar anel inversor.

Jeito tem, só não é prático.

http://www.youtube.com/watch?v=h8GafRgfEic

T+


Wooky

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 13 de Setembro de 2010, 10:37:56
MEGA_VET, pode explicar melhor o motivo de usar somente o anel dois? E essa lente Sigma manual é qual montagem?


Luiz Piovesana

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 466
Resposta #14 Online: 13 de Setembro de 2010, 17:07:56
MEGA_VET, pode explicar melhor o motivo de usar somente o anel dois? E essa lente Sigma manual é qual montagem?

Claro que posso,

Em primeiro lugar, quando uso os 3 anéis começa a aparecer um circulo mais claro no centro da foto, algum tipo de aberração luminosa além de o conjunto ficar muito longo, dificultando ainda mais a tarefa de iluminar a cena com o flash.
Infelizmente não tenho nem idéia de qual a montagem da sigma.

T+