Autor Tópico: D50 tem moire  (Lida 1992 vezes)

Gyoza

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 15 de Dezembro de 2005, 01:29:58
:thmbup: Ola muito prazer a todos eh primeira vez que escrevo e moro no Japao.Desculpe se tiver alguma letra ou palavra errada no texto pois no momento estou usando o meu celular para acessar este site.Bem...comprei a uma semana a camera Nikon D50 e percebo muito MOIRE na fotos.Apesar da Canon Kiss (350D)nao ser tao nitida a imagem tambem nao temesses Moire neh?Sera que eh melhor trocar de camera?Um abraco


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #1 Online: 15 de Dezembro de 2005, 01:32:54
É uma característica das DSLR Nikon (exceção da D2X e D2H), mas penso que não é muito, só em situações extremas e com JPEG over-processado, no RAW não vi relatos. Eu não trocaria a câmera por isso, não é nada insuportável e existe um bom software da própria Nikon que corrige isso.

PS: Que eu saiba Kiss é a 300D na versão preta, vendida no Japão, 350D não é Kiss, é Rebel XT.
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2005, 01:33:54 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #2 Online: 15 de Dezembro de 2005, 01:34:15
Citar
Apesar da Canon Kiss (350D)nao ser tao nitida a imagem tambem nao tem esse Moire
Aí está o segredo. A XT abre mão da nitidez e corrige o moire, a D50 preserva a nitidez e fica sujeita ao moire. Tem que escolhe o que você prefere mesmo, não tem muito jeito. Eu não trocaria.


Gyoza

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #3 Online: 15 de Dezembro de 2005, 02:12:09
:thmbup: ta certo.Obrigado.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.762
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 15 de Dezembro de 2005, 02:27:42
Moire é normal.
Gustavo a D2X tem mais Moiré do que a D50.

O moiré é inrente de sistemas de sensores matriciais, ou seja, tirando o FOVEON, TODOS os demais sensores podem apresentar mioré, sua incidência vai depender de aplicação de filtros low-pass mais exigentes e de uso de softwares mais pesados no tratamente, porém como o bruno disse isso tem um custo um pouco alto, você troca moiré por nitidez e o pior é que para se combater pouco moiré se sacrifica muita nitidez, dos fabricantes o que mais pega pesado no tratamento de moiré é a Canon, os demais são bem mais moderados, por isso você deve ver esse efeito com mais frequencia nas demais câmeras.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


telio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
Resposta #5 Online: 17 de Dezembro de 2005, 18:34:25
Fora que, nos poucos casos que se apresenta moiré, é muito fácil corrigir (mais ainda se for em RAW.. Mas em JPG tb tem jeito..)..  
Telio Oliveira - Palmas/TO

Nikon D50, Tamron 28-75 F/2.8, Nikkor 18-55mm ED G (do kit), Nikkor 70-300mm G, SD 1GB, SD 256MB, Tripé Mirage TT3399 + Kodak dx7590