Autor Tópico: Filmagem - Câmera x Filmadora  (Lida 14639 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Online: 12 de Setembro de 2010, 07:53:04
Pessoal, ando pesquisando sobre comprar uma filmadora ou uma câmera UZ, principalmente pra fazer filmes...pra fazer fotos já tenho outra câmera....

Como nunca tive nem usei uma filmadora, alguém com experiência poderia dizer como uma filmadora se comporta perante as câmeras das novas gerações, como por exemplo Canon SX20 ou Fujifilm HS10? Isso comparando com uma filmadora no mesmo nível de preço, claro.... como por exemplo a sony Hdr-Cx150 .....

O maior problema que vejo nas câmeras é a perda de autofoco, principalmente à noite... a câmera fica muito perdida, focando e desficando constantemente.... em todas que testei até hoje isso é bem frequente....

Nas Filmadoras isso também acontece com frequência?

Existe diferença que compense pegar a filmadora, ou a câmera faria praticamente o mesmo serviço?
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2010, 08:08:13 por jesieltrevisan »


nakinha

  • Trade Count: (91)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.517
Resposta #1 Online: 25 de Setembro de 2010, 13:45:41
Prezado Lucqueiroz, a filmagem de uma câmera dígital jamais terá a qualidade de imagem de uma filmadora. Para isso existe as duas coisas. A filmagem de câmera digital é apenas um "quebra-galho" além de ter limitações com relação ao tamanho do arquivo e tempo de gravação. Se voce tiver que gravar um evento demorado (p.e. uma partida de futebol ou uma colação de grau) com uma camera fotográfica voce terá que gerar vários arquivos (p.exemplo) de meia hora ao passo que com uma filmadora voce pode filmar por várias horas seguidas, limitada a capacidade da mídia utilizada.
NAKINHA
Canon EOS 600D
Canon EF-S 18-200mm  f/3.5-5.6 IS
Yongnuo EF 1.8/50mm
Flash Canon Speedlight 550EX
Sony ILCE A-3000
Lente Sony E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS
Lentes Manuais: Helios 44-3 2.0/58mm,  Promaster Spectrun 7 - 28-80mm. f/ 3.5-4.5, Kiron 2.0/28mm, Porst Color Reflex 1.8/50mm, Rollei Tele-Tessar 4.0/135mm.
http://www.flickr.com/photos/nakinha


halvaro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 304
Resposta #2 Online: 25 de Outubro de 2010, 22:13:57
é um quebra galho, mas um quebra galho bom demais , muitas digicams atuais filmam em 1280x720 e até 1920x1080, com zoom e autofocus, ganhando até de filmadoras mais antigas


Vicente Neto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 165
  • Sexo: Masculino
  • SONY NEX-C3
Resposta #3 Online: 27 de Outubro de 2010, 12:03:58
Prezado luchqueiroz,
Experimente a Panasonic Lumix FZ100.
Eu tenho uma e acho simplesmente espetacular, tanto para fotos (14,1 mpx) quanto na gravação de vídeos (1920 x 1080 com som estéreo dolby digital).

Sem contar com o zoom optico de 24x em 14,1 mpx e 36x em 10mpx.

Alem disso, ela vem com um novíssimo sensor MOS e lente LEICA, permitindo gravações de vídeo em alta velocidade para reprodução em camara lenta; dentre uma infinidade de outros recursos.

Não há limite de tempo para gravação, dependendo, obviamente, do tamanho do cartão de memória.

Utilizo um SDHC de 32 gigas e nele gravo cerca de 4 horas de vídeo em alta resolução.

Abraço
Sony NEX-C3
Lentes Sony 18-55 e 16mm
Advogado por profissão. Aprendiz de amador em fotografia, por paixão.
Skype: vicenteneto-advocacia . ' . Twitter: Vicente_Neto
http://www.flickr.com/photos/vicenteneto


Kong

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.901
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Novembro de 2010, 22:11:06
Olha... O que eu percebi de diferença entre filmadora e fotografica é o preço/qualidade

As filmadoras HD sao bem mais caras que uma camera fotografica compacta, e filmam numa resoluçao parecida, só podem ter uma qualidade maior.

Mas eu ja usei filmadora e fotografica, e nao vi diferença, com exceçao da duraçao da bateria (mais curto nas fotograficas)

Eu uso a DSC-HX1 e ela filma perfeitamente numa resoluçao de 1920x1080, com um microfone stereo e zoom de 20x.
« Última modificação: 16 de Novembro de 2010, 22:11:27 por Kong »
Sony DSC-HX1, Nikon D90 e Gambiarras / Projeto de fotógrafo amador


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 16 de Novembro de 2010, 22:39:06
Não há como comparar. Tenho uma Canon Vixia HG20 full HD e a imagem é completamente diferente das provenientes de câmeras digitais. Essas coisas são otimizadas até o osso, pode acreditar. Fora que a ergonomia de uma filmadora é mil vezes melhor do que a de uma câmera digital para filmagens. As objetivas são muito rápidas, entre f=1.4 e 2.8. Não tem como comparar.

Se o seu objetivo é FILMAR, compre uma filmadora, com uma bateria extra.


Arcadas

  • Trade Count: (23)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 187
    • Site Pessoal
Resposta #6 Online: 23 de Novembro de 2010, 22:18:25
cara, não quero defender uma marca, uma lente e muito menos o valor de cada equipamento, mas o negócio é o seguinte de verdade:

foto é foto
video é video

para isso existe a maquina fotografica com seus enormes megapixels e as filmadoras HD
Nikon D800 +  12-24 / 24-70 / 70-200 / SB800 
Fuji XT1 + 18-55 / 35

http://www.reginaldoleme.com
https://www.facebook.com/reginaldolemefotografo


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #7 Online: 25 de Novembro de 2010, 14:26:13
Eu tava pensando nisso esses dias também, tava afim de pegar uma camera pra deixar na mão de alguem pra fazer uns videos da minha banda, to quase pegando uma sx30 da canon... eu não me decidi ainda, esses dias por exemplo minha sogra fez uns videos com uma Cybershot sony t99 (aquela que faz panoramicas), não achei que ficou ruim, ficou melhor do que os videos no mesmo lugar feito com uma filmadora Sony Dcr-Dvd610 e uma Sony Hdr- sei la oq... mas dentre as tres ainda prefiro os videos feitos com uma DSLR... e duvida cruel :)

Ah, tava vendo tb a Sony HDR-CX110, achei legal ela e nem é tão cara... duvidas, duvidas, duvidas, acho que vou comprar é uma bicicleta...rs
« Última modificação: 25 de Novembro de 2010, 14:37:24 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #8 Online: 06 de Dezembro de 2010, 08:09:43
Diferença que vejo é que em uma camera, tu consegue usar uma lente de qualidade, uma GA por exemplo, fazendo filmagens interessantes de ambiente.
Já em uma filmadora tu não tem esta liberdade a não ser que compre um modelo profissional com preços nas alturas rs...
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #9 Online: 15 de Dezembro de 2010, 15:47:35
passando so pra dar um continuidade no fórum e deixar algumas respostas pra quem buscar ajuda aqui mais pra frente.

Acabei me decidindo e comprei uma filmadora Sony CX-110
Quando fiz o tópico nunca tinha usado uma... hoje, depois de uns 2 meses com ela em mãos posso dizer que pra filme não se compara realmente com câmera fotográfica... muito boa de foco, boa qualidade de imagem, boas configurações.... e como já imaginava, pra foto é uma m****....
ainda é uma filmadora limitada em muitos recursos... daqui um tempo quando juntar mais uma grana compensa partir pra uma melhor.. mas pro que quero hoje tá muito boa.... A principal diferença que senti com ela é a precisão e rapidez no foco... nas fotográficas, ao fazer filme perdia muito o foco e demorava a voltar... além disso, a ergonmia é muito melhor que numa fotográfica....

Agradeço aos comentários que me "forçaram" a ir pro lado da filmadora....

Pra quem buscar respostas aqui no futuro, segue abaixo como montei meu kit:

01 - não sei se estou correto, mas preferi comprar um modelo com memória flash ao invés de HD de memória interno... achei mais leve e menos propenso a problemas... uso cartões SD de 8 GB em média que não implica em problema de corte de vídeo pro meu uso (116 minutos em qualidade HD, formato AVCHD)... como acessório comprei um HD externo pra descarregar se necessário... se usar HD com alimentação elétrica externa, a filmadora já manda pra ele direto.. no meu caso que a alimentação é por USB tem que passar por um computador pra descarregar....
Comprei também um controle remoto pra ela... é com fio, mas faz toda a diferença na filmagem, principalmente com tripé... sem o controle, é muito difícil ajustar aproximação de lente (zoom) sem tremer a imagem....com esse controle a filmagem fica muito melhor, ainda mais se tiver um tripé legal...
veja no link - http://shop.ebay.com/i.html?_nkw=remote+commander+av2&_sacat=0&_odkw=lcd+hood+2.7&_osacat=0&_trksid=p3286.c0.m270.l1313

02 - comprei também um LCD Hood... ajuda muito em filmagens debaixo de sol forte... sem ele é quase impossível enxergar o LCD pra enquadrar direito....
veja no link - http://shop.ebay.com/?_from=R40&_trksid=m570&_nkw=lcd+hood+2.7

03 - Como pra mim a filmagem é muito direcionada à música, comprei também um gravador de áudio externo... com ele consigo capturar áudio WAV em 24bit em até 96Khz, capturando limpo direto da mesa de som... depois é só editar, pegando o áudio de qualidade com o vídeo.... ou então até "forçar" um desfoque de fundo filmando em teleobjetiva pra dar um efeito diferente, já que em GA ela não tem condição de fazer isso... como a filmadora ficaria longe do primeiro plano coloco o gravador perto, como se fosse um microfone...
veja no link - http://shop.ebay.com/?_from=R40&_trksid=m570&_nkw=zoom+h2

« Última modificação: 15 de Dezembro de 2010, 16:00:34 por luchqueiroz »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 15 de Dezembro de 2010, 21:30:54
De nada =)