Autor Tópico: O que é necessário para fotografar?  (Lida 4863 vezes)

FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #30 Online: 07 de Dezembro de 2005, 13:21:03
Eh Leo....

Pena estarmos sempre correndo mto qdo nos encontramos, né??

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #31 Online: 07 de Dezembro de 2005, 20:35:41
Demorei para responder ao tópico pq a resposta me parece devéras complexa. Com relação a arte como um todo veja como sendo a expressão das idéias de alguém. Partindo desse ponto, para mim a melhor maneira de melhorar na fotografia é ter mais consciência daquilo que eu quero transmitir a quem vai ver a foto. Acho que o mais importante é a idéia.

Talvez por essa visão da arte, eu acabe deixando de lado alguns aspectos importantes da fotografia. Os foristas que já foram fotografar comigo já devem ter percebido que sempre fico atrás da composição que mais me agrade e que acabo deixando de lado a medição da luz, e até mesmo a nitidez (eu raramente reclamo de ruído em uma foto, aliás muitas vezes aumento o ruído delas) por exemplo, até sei como fotometrar direito, mas pra mim se a foto está com uma composição agradável ótimo. Luz artificial então, nem sei usar.... nunca usei um flash externo e não gosto muito de usar o da câmera (ai é falta de conhecimento mesmo)

Até por isso tenho voltado mais para a literatura, a arte que mais gosto e de certa forma a arte que me levou para a fotografia que faço hoje, em busca de uma melhor definição de idéias, para quem sabe chegar num momento em que eu consiga dar a importancia merecida a outros aspectos muito importantes da fotografia, que não a composição.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


andre_burity

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Masculino
    • André Burity Page
Resposta #32 Online: 10 de Dezembro de 2005, 02:45:41
Citar
Flávio: Seu primeiro parágrafo é perfeito. Cito: " Pra evoluir a fotografia, têm que haver uma evolução de pensamento e visão.Pensamento se evoluí com a leitura, com o estudo sobre o tema. Visão se aprimora com a prática. "

Concordo com essas palavras tambem. ;)
Digital: Nikon D750 + Nikon D600 + Nikon D300 + 02xNikon D80IR
Lentes: Nikon 10.5mm f/2.8G + Tamron 17-50mm f/2.8 + Sigma 35mm f/1.4 Art + Nikon 50mm f/1.8G + Nikon 85mm f/1.8G


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #33 Online: 10 de Dezembro de 2005, 03:51:01
Citar
eu acho que isso é muito polêmico..

numa foto em que alguns olham e acham perfeita, emotiva, outros não veêm nada de mais...

li uma vez, em algum lugar, que nós devemos fotografar para nós mesmos...sentir felicidade em ver uma fotografia sua...reconhecimento virá sem que necessite buscálo frenéticamente...

olhar fotografias é fundamental também...

como o Leo falou, eu penso que quando tu depende da fotografia, ela pode ter um gosto diferente...pelo menos aqui no país...

eu já pensei em fazer uma faculdade de fotografia, estudar e trabalhar nisso...mas fico pensando que no momento que eu tiver que fazer isso sem ter vontade, pode estragar...

Olá a todos,
Primeiramente, excelente tópico!
Eu selecionei estas frases porque eu achei que elas são fundamentais e nos responde o que devemos melhorar.
Isto porque como foi dito: existem fotos que agradam 99% das pessoas, outras que agradam 1% delas, e assim por diante.
E é claro que tudo envolve sensibilidade, tecnica e equipamento.
Porém, há pessoas que preferem fotos mais claras, outras em pxb, outras com bastante ruído, outras com poucos "ruídos" etc...
A fotografia é uma mídia que não "fala objetivamente", mas exprime e nos mostra as coisas "como elas" são... no olhar-tecnica do fotógrafo. A interpretação fica por nossa conta.
E é bem interessante que nesse mundo da fotografia, fotógrafos que possuem fama (é claro que não possuem por acaso), mas depois também podem fazer o que quiser, tirar foto no estilo dele (seja do jeito que for) e os intérpretes (nós simples mortais) iremos dizer: "Nossa... que foto linda" etc...

Resumindo isto tudo: eu acho que existem 2 tipos de fotógrafos e ambos creio eu sempre buscam melhorar:

os que vivem da fotografia: são profissionais que apesar de terem estilo próprio, tendem a versatilidade do mercado. Significa dizer que eles tiram fotos na mais pura tecnica possível, dentro do tema que lhe foi proposto. Mas muitas vezes, quem escolhe as fotos (se não for a maioria) é o produtor, são os clientes. Eles que acabam escolhendo a maneira, o lugar, a composição (é claro que há casos que o fotógrafo que escolhe, mas as fotos finais, dificilmente).
E não adianta muito fugir disto, pois se vc agradar seu cliente através do "gosto dele" vc o conquista. Não adianta impor seu estilo para ele (a não ser que ele permitir é claro). Você deve mostrar o que ele te pede (pelo menos isto seria o ideal). Se o cliente quer que esconda os defeitos do produto, vc terá que fazer, mesmo se for contra seus princípios-tecnica, etc...

os que são apaixonados por fotografia: são todas as pessoas que gostam de fotografia e de certa forma são críticos. Possuem um senso médio do que é bom, mas cada um tem sua preferencia e gosto e por incrível que apareça, também são levados pelo mercado a sintentizar este "gosto" em que a maioria são levados pela "moda do momento", pela composição "certa da vez", pelo estilo "conservador", pela regra dos terços, etc... heheh
São pessoas que tratam fotografias como obras de arte.

Abraços a todos,

Renato
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2005, 03:58:26 por neocosmo »
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Marcelo Voss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 574
Resposta #34 Online: 12 de Dezembro de 2005, 04:31:18
Também quero dizer que esse é um tópico muito bom.

Vou tentar ser breve, sem me distanciar muito da questão do Ivan.

O que falta à sua (de cada um) fotografia para ela evoluir?

Aprimorar cada vez mais o senso artístico e o domínio completo da técnica.

    Depois, gostaria de ter dinheiro para investir em produções. Nesse aspecto, a fotografia só cumpriria o papel de registrar as criações feitas. Por exemplo:

ultimamente, como tenho estudado muitos os pintores, para aprimorar a minha sensibilidade de composição, tive uma idéia de reproduzir um dos muitos maravilhosos quadros de Monet, que é o A Rua Saint-Denis, Festa do 30 Junho de 1878.    

link para ver o quadro: http://www.artunframed.com/images/artmis66/monetd.jpg


Claro que transformar esse quadro em realidade, envolveria gastos absurdos de produção. Resumindo, seria inviável. Mas imaginem só, hipotéticamente falando, se você consegue uma super produção, mas na hora de registrar, fica pecando por falta do domínio de técnica e, ou, um equipamento inadequado. Quer dizer, não se aproveitaria o melhor da cena. Seria uma catástrofe!
Por isso que a fotografia requer, quer queira quer não, o domínio da técnica.

A técnica sem criatividade até funciona. Mas a criatividade sem a técnica adequada para registrá-la, afunda.

Quanto às idéias e interpretações que cada um deu sobre Fotografia, acho todas válidas.

abs
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2005, 04:35:06 por Marcelo Voss »
`Eagles don`t flock, you have to find them one at a time. ´


RICARDOZANOTTO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
Resposta #35 Online: 16 de Dezembro de 2005, 00:32:00
Comecei a ler o tópico e vi que ele abrangeu bem mais do que foi inicialmente perguntado, o que é bom!

Numa interpretação livre, creio que o Ivan perguntou:

Você está satisfeito com as fotografias que tem tirado? Ou está sempre à caça de um novo equipamento (câmera, lente, luz direta, etc.) com o qual você acha que fatalmente vai fazer a foto ganhadora do Pulitzer?

Fazer analogias é sempre interessante para podermos ver por outro "prisma".

Certamente todo mundo já deve ter visto o filme Sociedade dos Poetas Mortos, manjado, por vezes meloso, mas afinal um grande filme (pra mim), e lembremos logo no início, quando o professor manda rasgar a página que era prefácio de um livro, que enfatizava o rigor acadêmico na análise e talvez (não me lembro ao certo) na elaboração de um texto (em prosa ou verso). Disse para os pupilos basicamente o seguinte: Aprendam a enxergar a vida com paixão, não desperdice o seu tempo somente querendo se tornar o melhor aluno/profissional, a vida é efêmera e deve ser mais emotiva do que racional.

Talvez assim seja com a fotografia também: não devemos nos prender a fatores racionais/técnicos, para evoluir a resultados finais que tocam a grande maioria das pessoas.

O que agrada a mim, pode não agradar a você, ou a maioria, principalmente no âmbito profissional. Mas acho que a pergunta original do Ivan não era nesse sentido.

Acredito que não foi perguntado literalmente se há algum fator objetivo e direto que vá melhorar o modo que cada um fotografa, e sim ele apenas sugeriu que rasgassemos a página que nos amarra ao lado terreno e faça brotar o que no fundo todos nós temos, a espiritualidade.

De Fernando Pessoa: "Tudo vale a pena se a alma não é pequena"
Ricardo Zanotto[/size]

Canon EOS 350D + Sigma EX 10-20mm f4-5.6 DC + 2 CF 1GB

FujiFilm FinePix F30 Zoom + XD Card 2 GB
[/font]