Autor Tópico: Ajuda para comprar camera e lentes para viagem  (Lida 2914 vezes)

vab

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Online: 20 de Setembro de 2010, 14:57:26
Amigos,

Hoje tenho uma camera Sony H9 e gosto de tirar muitas fotografias quando estou viajando. Aos poucos vim sentindo necessidade de melhorar de camera, acho que minha camera é muito ruim para fotos noturnas, a H9 nao segura com ISO alta e fica com muito ruído.

Entrei então em um curso de fotografia no Ateliê da Imagem aqui no Rio, e estou gostando muito. A princípio estou de olho na Canon T2i, porque ter vídeo é importante para mim.

Quando chegou na parte das lentes, quanto mais eu leio e compreendo, mas eu fico confuso, ou fico chateado por que as lentes com melhores aberturas custam o olho da cara.

Para minha situação, eu gostaria de comprar uma canon 17-55 F.28 IS USM, mas eu não tenho 1000 usd para gastar. Pensei em trocar pela Sigma 17-70mm F2.8-4 DC Macro OS HSM Lens for Canon Digital Cameras que sai pela metade do preço. Mas acho que se custa a metade do preço e ainda tem mais zoom, só pode ser pior.

Essa 17-55 seria a do dia a dia, para tirar fotos de paisagens e arquitetura.

Para noite e lugares fechados eu pensei na 50 F 1.4 USM. O preço de 349 USD não é ruim, mas existe a 50 F1.8 por 100 USD. Perco muito se comprar a F 1.8 ?

Com a cinquentinha eu consigo fazer o efeito bokeh ? E consigo tirar fotos noturnas e de lugares fechados como museu? Ou será que com o fator de corte, eu não vou conseguir enquadrar tudo na foto?

A minha escolha de camera esta boa? O que vocês aconselham?
E as lentes, o que seria um bom começo para o meu caso?

Agradeço muito a atenção de vocês,
Vinicius


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #1 Online: 20 de Setembro de 2010, 20:33:28
Diria que para a T2i, a 50mm, mesmo sendo 1.4, seria de menor relevância, em ambientes fechados, que a 35mm f/2.0.


Celia H.

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.192
Resposta #2 Online: 21 de Setembro de 2010, 00:01:51
Uma opção à Canon 17-55 2,8 é a Tamron 17-50mm 2.8 (modelo antigo, sem VC)
Tenho uma e gosto muuuuito dessa lente. Não posso comparar à da Canon, pois nunca testei uma, e acredito que a Canon seja melhor. Porém a Tamron é muito, muito boa e o preço é bom também. :ok:


respider

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 21 de Setembro de 2010, 07:56:25
Canon 17-55
Tamron 17-50
Canon 15-85
Sigma 17-70
Canon T2i
Tamron 17-50 f/2.8 / Sigma 10-20mm f4-5.6 EX DC / Canon 50mm f/2.5 Compact Macro / Helios 58mm f/2.0 / Canon 55-250 IS
Flickr


vab

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #4 Online: 21 de Setembro de 2010, 08:22:30
Eu queria comprar a Canon 17-55, mas como não tenho dinheiro ficaria entre a Sigma 17-70 e a Tamrom 17-50. A tamrom tem a vantagem da abertura fixa de 2.8, enquanto a sigma tem um zoom maior. Qual vai me propiciar uma melhor qualidade de imagem?

Se eu comprar uma dessas duas, eu preciso comprar uma lente extra para tirar fotos noturnas e ambientes abertos? A 35mm que o amigo Hector indicou, daria conta do recado?

Outra dúvida, minha H9 atual, tem uma lente com abertura máxima 2.8, isso significa que comprando uma das lentes 2.8 que citei acima não ganharei nada em termos de qualidade? Quais são os ganhos reais que eu teria ao trocar minha camera atual por uma T2i com uma lente dessas que eu posso comprar?


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #5 Online: 21 de Setembro de 2010, 10:01:40
Amigo vab, não conheço a Sony H9.

Mas posso te dizer que a T2i tem muita qualidade a lhe oferecer. Tanto em definição de imagem quanto em ISO alto. Mas você perderá aquela facilidade de fotografar como você tem com a H9.

A T2i não é uma câmera profissional, mas herda recursos profissionais das mesmas e, no modo manual, a coisa fica bem complicadinha. Tenho certeza que vais gostar dessa parte, afinal, irás conhecer melhor a fotografia.

Quanto a lente, embora a 15-85 seja bem escura em relação as outras duas, te digo que a 15-85 é mais negócio. Tanto pelo range como pela qualidade. Além disso, tem um camarada vendendo essa 15-85 aqui nos classificados. Preço bão hein. Dá uma conferida lá.


vab

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #6 Online: 21 de Setembro de 2010, 10:20:59
Obrigado Hector.
Eu estou começando a entrar no mundo da fotografia. Vou testar o modo manual da H9 no curso que estou fazendo e se eu tomar gosto pela coisa, parto para t2i, e assim vai.
Como a maior das fotos de viagens que eu tiro são durante o dia, acho que vou priorizar mais o range e a qualidade do que a abertura.
Agora uma última dúvida: A abertura da minha H9 é 2.8. Para fotos noturnas eu uso trip e deixo uma exposição mais longa. As fotos saem bonitas desse jeito.
Se eu usar a T2i com a 15-85 por exemplo, o fato da abertura ser 3.5 vai deixar a foto mais escura? Essa diferença de abertura é compensável pelo iso mais alto? Não queria trocar de camera(vou pagar bem mais caro) e ainda tirar uma foto pior a noite.

Muito obrigado pela ajuda de todos.


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #7 Online: 21 de Setembro de 2010, 16:47:26
Obrigado Hector.
Agora uma última dúvida: A abertura da minha H9 é 2.8. Para fotos noturnas eu uso trip e deixo uma exposição mais longa. As fotos saem bonitas desse jeito.
Se eu usar a T2i com a 15-85 por exemplo, o fato da abertura ser 3.5 vai deixar a foto mais escura? Essa diferença de abertura é compensável pelo iso mais alto? Não queria trocar de camera(vou pagar bem mais caro) e ainda tirar uma foto pior a noite.

Muito obrigado pela ajuda de todos.

vab, eu usava, e ainda tenho, uma Fuji Finepix 4500. É uma beleza de se fotografar. Tudo no automático, é claro. Acabei comprando uma 7D, e baseado nas comparações que vi da T2i com a 7D, a sua perda em qualidade parece ser irrisória, senão nula. Claro, existem outras questões de recursos que vão fazer a 7D uma câmera mais cara e também superior. Mas a qualidade da foto será ainda assim muito próxima.

Para você ter uma idéia, eu uso uma lente 18-200 na 7D. Esta é uma lente bem inferior a 15-85. É igualmente escura. Mas como comparativo, e 18-55 é igualmente escura com abertura 3.5-5.6 e exige bem menos iso para fotografar. Isso eu pude constatar pelas fotografias de um colega com uma xTi e uma 18-55.

Em resumo, você terá uma câmera, embora inferior as FF, de altíssimo ISO, uma lente de excelente qualidade, embora escura, e com um range muito bom. Só que vai ser difícil acertar as fotos em modo manual, a salvação será o automático dependendo da ocasião.

Para fotografias em ISO 6400, eu costumo usar o Flash Pop-up da câmera. Porém, entenda, À medida que você abusa do ISO, as sua fotos perdem qualidade. Isso é natural. Ao invés de você fazer um pôster de, sei lá, 40x50, terás que fazer um de 30x40 (é um chute). Acho até que existe na internet um programinha que calcula essa questão de qualidade x impressão.


vab

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #8 Online: 22 de Setembro de 2010, 08:41:10
Ok Hector, acho que vale a pena sim migrar para a T2i. Agora será que é tão dificil fotografar no manual?

Vou ficar testando o modo manual da H9 até ter confiança, e depois parto para a T2i.

Obrigado.


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #9 Online: 22 de Setembro de 2010, 11:33:32
O modo Manual da H9 não vai oferecer todas as funcionalidades de um DSLR. Não que eu saiba.

E não é que é difícil, é que não é tão fácil.
Por exemplo:
Estive no zoo esse final de semana e foi duro. Hora o fundo estava claro, hora escuro. Hora tinha árvores, hora não tinha, hora o sol estava atrás do objeto (árvore com fundo claro), hora o sol estava contra o objeto (árvore com fundo escuro). Mais zoom, menos zoom, etc.

Claro que numa festa social, por exemplo, você não encontrará tanta diversidade, mas foi duro acertar as fotos.