Autor Tópico: Angulo de lente grande angular  (Lida 6893 vezes)

Cledson

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de eventos sociais.
Online: 15 de Setembro de 2010, 07:01:22
Caríssimos,

A cerca de 15 dias estou pesquisando sobre lentes grande angulares para minha D90 e ainda não encontrei nenhuma informação que fosse plenamente satisfatória.

Estou procurando uma lente com angulo superior a 100º graus, mas, que não tenha muita aberração (na verdade eu chamo de distorção nos cantos) para uso em fotos internas dos tipo arquitetura. Sou especializado em casamentos e uma grande dificuldade sempre está em fotografar noivas no making of, pois, geralmente os salões de cabeleireiros ou flates são apertados o que muito dificulta devido ao pouquíssimo espaço.

Gostaria de perguntar se alguém pode me indicar uma lente grande angula (Nikon ou Sigma) que atenda a estas necessidades, pois, o melhor é poder investir num algo que trará satisfação atingindo os objetivos.

Tenho uma Nikon D90 com kit 18-105mm f3.5-5.6G ED VR

Desde já agradeço e espero obter esta ajuda.  :ok:


majewski

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • By Leonel Fotografia
Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2010, 07:29:35
Olá Cledson.

Infelizmente não saberia indicar nenhum modelo específico de lente para o seu caso.
Porém, creio que, independente da lente que você utilizar, ocorrerá a distorção, uma vez que o ângulo desejado deve ser "encaixado" no espaço do sensor.
Vale lembrar que a distroção barril diminui quanto mais se aproxima do centro da lente. Sabendo fazer uso dessa situação, você consegue fotos legais, como essa feita por um amigo meu, que é fotógrafo especializado em eventos:



[]s,
_________________
José LEONEL Majewski
josemajewski@gmail.com
Visitem meu humilde blog sobre fotografia - http://www.byleonel.blogspot.com/ (voltando a ativa em breve)


PDA

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 18 de Setembro de 2010, 14:42:10
posso tar falando besteira...

mas uma 10-20 da sigma acho que entrega uma qualidade razoavel e é GA com maior range disponivel....pra aumentar o range dela so mesmo usando um FF....

da uma pesquisada no flickr sobre essa lente para ver os resultados dela.


www.flickr.com/photos/pdandrade

Se você pudesse voltar pro passado , o que vc mudaria ? as coisas que fez ou as que não fez ?


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #3 Online: 19 de Setembro de 2010, 00:14:10
Essas super GA são bem legais, mas tem que ser bem aplicada, eu tenho uma sigma 10-20, eh uma das lentes que mais gosto, mas tem que tomar cuidado por exemplo ao deixar pessoas muito proximas as bordas, pela distorção e menor nitidez, mas é uma lente que recomendo, sem sombra de duvidas  :ok:

Segue uma foto que fiz com a sigma 10-20 no casamento de um amigo.



[]'s
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Cledson

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de eventos sociais.
Resposta #4 Online: 20 de Setembro de 2010, 13:01:47
É galera minhas pesquisa continuam, acho que a distorção é inevitável e o máximo que conseguirei é uma correção no photoshop.

Porém gostei da foto do Leonardo, vou pesquisar sobre esta 10/20 da sigma porque é a que mostra menos ruído... pro meu caso as FishEyes não servem por terem muito a distorção. Porém uma pergunta pra você Leonado: você saberia dizer qual a distância de onde você estava até o noivos ? algo aproximado!

Obrigado!!


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #5 Online: 20 de Setembro de 2010, 20:21:54
Recentemente usei uma 10-20 e não ví essa angular toda nao
tenho uma vivitar 7mm manual que me dá 160 graus.
Segue uma imagem feita com ela
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


Cledson

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de eventos sociais.
Resposta #6 Online: 21 de Setembro de 2010, 11:50:49
Puxa Hamilton, é exatamente isso que procuro.

Porém uma pergunta, esta lente é compatível com a Nikon D90 ?

Quanto custa em média ?


Abraço


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #7 Online: 21 de Setembro de 2010, 12:29:00
você saberia dizer qual a distância de onde você estava até o noivos ? algo aproximado!

Então, não sei dizer ao certo a distancia que estava, mas não estava muito perto não, vou postar uma segunda foto que estava na medade da distância, e uma da visão geral pra vc ter uma idéia.... Mas particularmente se fosse você experimentaria alguma 15mm Fisheye, é que agora não lembro o site, mas tem um gringo que usa uma dessas pra umas fotos de casamento e ficam bem interessantes.  :ok:





ps. não sou fotografo de casamentos, são só algumas fotos que fiz de bobeira no casamento de um amigo.
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #8 Online: 21 de Setembro de 2010, 12:41:16
Puxa Hamilton, é exatamente isso que procuro.

Porém uma pergunta, esta lente é compatível com a Nikon D90 ?

Quanto custa em média ?


Abraço
serve sim , segue o link.
http://www.bhphotovideo.com/c/product/627713-REG/Vivitar_7MMN_7mm_f_3_5_Series_1.html
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


Cledson

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de eventos sociais.
Resposta #9 Online: 21 de Setembro de 2010, 17:29:15
Muito obrigado pela dica Hamilton.

Vou pesquisar preço aqui na região!!


Abraço