Autor Tópico: Duvida D90 !  (Lida 2242 vezes)

sonny

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
Online: 22 de Dezembro de 2010, 22:25:12
Boa noite companheiros, eu acabo de comprar uma D90 e ainda não fiz um curso de fotografia, li todo manual, simultaneamente mexendo na maquina para aprender, mas ainda tenho algumas duvidas, a que mais me intriga é a seguinte:
Vamos supor que eu vou bater uma foto estando em primeiro plano uma pessoa, em segundo uma arvore e em terceiro e ultimo plano uma paisagem, usando a focagem manual eu escolho qual plano capturar nitidamente, mas eu gostaria de saber qual regulagem técnica tenho que usar para focar nitidamente todos os planos.


Valeu pessoal!


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #1 Online: 22 de Dezembro de 2010, 22:35:28
Foque no primeiro plano e use abertura 8, 16, 22...


Cledson

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de eventos sociais.
Resposta #2 Online: 23 de Dezembro de 2010, 08:32:48
Caro amigo sonny.

A fotografia é uma arte em que somos livres para criar. Você terá milhares de possibilidades diante desta pergunta, até mesmo porque envolve o enquadramento que você fará deixando em evidência determinado ponto da imagem, a hora em que você estará tirando esta fotografia, enfim, muitas serão as formas mas posso apenas lhe dizer uma coisa, como você está aprendendo o melhor é montar as situações em sua mente e fotografar de diversas formas.

Use o ISO baixo numa imagem e depois alto na seguinte para entender o que é, depois aumente a velocidade fazendo o mesmo com a abertura. Em seguida tente juntar as coisas.

Uma dica, quanto maior o valor para abertura/fechamento do diafragma maior a profundidade de campo ( área de foco ).

Resumindo: a melhor forma de aprender a fotografar é fotografando.


Abraço


fcgoes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
  • Sexo: Masculino
  • Apenas um amante da fotografia...
    • Algumas das minhas Imagens...
Resposta #3 Online: 26 de Dezembro de 2010, 19:53:43
É isso aí sonny, Cledson está certo, além de toda teoria que deve possuir você aprenderá muito na prática, experimentando....

Comigo foi e ainda é assim...

Hoje tiro fotos muito melhores do que a 2 anos atrás... e daqui mais 2 anos elas serão ainda melhores, a prática leva a perfeição...

Boas fotos...

Ha, e excelente escolha, Nikon D90 RULES !!!!
NIKON D3100 / Lente Nikkor 18-105 / Mochila LowePro Fastpack 250 / Monopé Manfroto / Tripé Inca / Filtro UV 67mm / Flash Nikon SB-700 / Wireless Cactus V5 / SoftBox

http://fabiogoes.blogspot.com/ + FAN PAGE no Facebook (Fábio Góes Photo)



B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #4 Online: 28 de Dezembro de 2010, 16:34:43
Foque no primeiro plano e use abertura 8, 16, 22...
Acho melhor focar no segundo plano, pois a nitidez se estende para frente a para trás do ponto de foco (mais pra trás do que pra frente). Assim, focando no primeiro plano ele teria que usar uma abertura menor para a nitidez chegar até o fundo do que focando no meio da cena. :ok:


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #5 Online: 28 de Dezembro de 2010, 16:40:49
Caro amigo sonny.

A fotografia é uma arte em que somos livres para criar. Você terá milhares de possibilidades diante desta pergunta, até mesmo porque envolve o enquadramento que você fará deixando em evidência determinado ponto da imagem, a hora em que você estará tirando esta fotografia, enfim, muitas serão as formas mas posso apenas lhe dizer uma coisa, como você está aprendendo o melhor é montar as situações em sua mente e fotografar de diversas formas.

Use o ISO baixo numa imagem e depois alto na seguinte para entender o que é, depois aumente a velocidade fazendo o mesmo com a abertura. Em seguida tente juntar as coisas.

Uma dica, quanto maior o valor para abertura/fechamento do diafragma maior a profundidade de campo ( área de foco ).

Resumindo: a melhor forma de aprender a fotografar é fotografando.


Abraço
Apenas uma correção técnica em relação ao diafragma: quanto maior o número (que o colega chamou de "valor"), maior a abertura e, por consequência, menor a profundidade de campo. Por exemplo, é f/2 é um número maior que f/22, e não o contrário, como ando lendo e escutando muito por aí.

Em relação à profundidade de campo, o que estendemos ou não é a área de nitidez aparente da foto, e não o foco em si. O foco é feito em uma determinada distância, que é onde estará o ponto de nitidez máxima da foto. Alterando abertura, distância focal e distância relativa entre os objetos e o fotógrafo o que alteramos é a amplitude da zona de nitidez da imagem. :ok:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #6 Online: 28 de Dezembro de 2010, 17:58:18
procura aqui mesmo tutoriais sobre profundidade de campo, ou DOF en ingles(depth of field)
esta e tua duvida.
Ali voce vai entender como funciona o assunto do foco em diferentes partes.
Basicao
diaf aberto, numero menor=pouca prof
diaf fechado, numero maior=muita prof
faz um teste em 4 e outro em 22, para se familiarizar com a coisa.
No aprendizado de fotografia existem muitos itens , muitos mesmo, que vao alem de ler o manual.
Manual e para saber para que servem "os botao" da maquina,so.
abs.