Enquete

Selecione a melhor foto para ir à final e clique em votar. Atenção: ver os resultados antes de votar anula seu voto. Leia atentamente o primeiro post antes de votar, pois o tema encontra-se nesse post.

Votos Totais: 0

Autor Tópico: VOTAÇÃO DO 21° CONCURSO - CHAVE 2  (Lida 4419 vezes)

B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Online: 16 de Dezembro de 2005, 00:37:08
Tema: FAZENDO DA TERCEIRA IDADE A MELHOR IDADE

Já está longe o tempo em que o envelhecimento era sinônimo inevitável de depressão, de fraqueza, de solidão. Cada vez mais vemos idosos aprendendo e ensinando a viver a terceira idade em alto astral, mantendo a mente e o corpo ativos, dançando, namorando, se divertindo. Captar e divulgar imagens que traduzam esse estado de espírito que caracteriza a melhor idade é não somente prazeroso para o fotógrafo, mas também um estímulo para que todos aqueles que estão ou que ainda chegarão à terceira idade tenham a certeza de que ainda há muito o se viver, muito o que aproveitar, muito o que aprender.

Procurem votar seguindo a contextualização do tema.

Lembre-se que o exercício do voto é tão importante quanto o da fotografia em si. Conseguir avaliar a imagem dentro da técnica, da beleza e acima de tudo da conformidade com o tema e as regras é fundamental para o aprendizado fotográfico.

É PERMITIDO COMENTAR AS FOTOS, PORÉM É PROiBIDO IDENTIFICAR O AUTOR DAS FOTOS.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE O REGULAMENTO DO CONCURSO DO MUNDO FOTOGRÁFICO

MODERADORES RESPONSÁVEIS
Bruno Gomes
Lincão

BANCA EXAMINADORA
Leo Terra
Matheus
Professor Pantoja

BOA SORTE E BOAS FOTOS A TODOS!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 16 de Dezembro de 2005, 18:16:12
Muito difícil de votar nessa chave.
Muito boas as fotos.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #2 Online: 17 de Dezembro de 2005, 08:51:25
Gostei muito das 3 primeiras fotos, belas sacadas e composições interessantes, porém a foto do senhor pegando jacaré me conquistou, ganhou meu voto.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #3 Online: 17 de Dezembro de 2005, 12:26:49
Eu já não achei tão difícil votar nesta chave!
Apesar da foto "momentos" está com uma composição muito interessante, achei que se desfoque passou do ponto! Uma pena, pois tinha um tremendo potencial!
Mas a foto do vovô pegando onda realmente está melhor!
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



Marcel MM

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.205
    • http://mmartinez.multiply.com
Resposta #4 Online: 17 de Dezembro de 2005, 15:31:10
Realmente a foto do vovô pegando onda está ótima, mas eu fiquei com a composição do velho cavaleiro na foto "Ainda te laço", além da grande representatividade de um idoso ainda trabalhando duro e aparentimente com prazer a foto é pura poesia.
Marcel Martinez - Rio/RJ
br]http://mmartinez.multiply.com


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 18 de Dezembro de 2005, 05:58:14
Citar
Realmente a foto do vovô pegando onda está ótima, mas eu fiquei com a composição do velho cavaleiro na foto "Ainda te laço", além da grande representatividade de um idoso ainda trabalhando duro e aparentimente com prazer a foto é pura poesia.
Fico com uma dúvida aqui, se o caminhão atrás fica poluindo com excesso de informação a fotografia, ou se ajuda a situar a cena...

De toda forma, a foto do vovô pegando jacaré ficou sensacional!!! :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Marcelo Voss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 574
Resposta #6 Online: 18 de Dezembro de 2005, 18:02:11
Putz, essa do 'vovô' pegando a onda não me conquistou não... até porque o cara não parece um ancião.  :nonono:  Mas é um grande momento fotografado.

Votei na 6... a composição ajudou a expressar um dos sentimentos nobres da terceira idade, que é olhar e proteger a continuação da família.


 
`Eagles don`t flock, you have to find them one at a time. ´


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #7 Online: 18 de Dezembro de 2005, 18:20:58
Citar
Putz, essa do 'vovô' pegando a onda não me conquistou não... até porque o cara não parece um ancião.  :nonono:  Mas é um grande momento fotografado.

Votei na 6... a composição ajudou a expressar um dos sentimentos nobres da terceira idade, que é olhar e proteger a continuação da família.
Xará,

Acho que esse tiozinho não tem menos de 70, é que ele está inteiraço e curtindo a vida, que está dentro do tema do concurso, votei nela, mas essa chave realmente está mais forte do que a outra.


Marcel MM

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.205
    • http://mmartinez.multiply.com
Resposta #8 Online: 18 de Dezembro de 2005, 23:57:54
Realmente o vovô da onda tá interasso.
Se levarmos em conta que ele já deve entrar em fila de idosos, se ainda não tem está pra pegar o passe livre no metrô e que a aposentadoria por idade é aos 65 anos (se ainda não mudou...), o pegador de jacarés é vovô sim e está completamente dentro do tema.

Quem me dera chegar a essa idade com essa forma, aliás o cara é um estimulo para quem está ocioso começar a se mexer.

Um abraço,

Marcel
Marcel Martinez - Rio/RJ
br]http://mmartinez.multiply.com


Marcel MM

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.205
    • http://mmartinez.multiply.com
Resposta #9 Online: 19 de Dezembro de 2005, 00:07:13
Davi,

Na foto do vovô gaúcho eu entendi o caminhão como parte do cenário, acho que compõe bem.

Agora um ponto de avalição talvez tenha sido a dificuldade da cena e da foto.
Outro da atividade que ele está realizando.
Nem em sonho eu ouso me imaginar sobre um cavalo tentando laçar algo.

Mas é claro que cada foto diz algo diferente para quem a vê.

Aqui no Rio é comum ver idoso jogando volei, futebol ou pegando onda seja de prancha ou jacaré. Nesse ultimo caso, se a foto foi tirada no Rio, acho um tremendo mérito para o fotografo, porque além do perigo da maresia ele teve que se arriscar a montar talvez um tripé com uma boa tele em plena praia, onde sempre pode se contar com um arrastão.

 
Marcel Martinez - Rio/RJ
br]http://mmartinez.multiply.com


Fabiano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 247
    • Fotografo Porto Alegre
Resposta #10 Online: 19 de Dezembro de 2005, 01:12:22
Me dá agonia ver o vovô na água ... o braço esticado parece que está pedindo socorro. Será que ele se salvou? :denken:

Me identifiquei mais com a "Ainda Te Laço".

Parabéns as autores das fotos :thmbup:  

Basta se dedicar e mandar sempre fotos, pelo menos 1 vez por semana, com certeza você compra um corpo ZERO todo o ano!! Quer apostar?
Visite http://dicas-shutterstock.blogspot.com/
Dúvidas, mande MP!!


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #11 Online: 20 de Dezembro de 2005, 19:24:02
:risada2:  

Pedindo socorro? :risada5:

 
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


RICARDOZANOTTO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
Resposta #12 Online: 21 de Dezembro de 2005, 01:57:24
Na minha opinião a foto do tiozinho num momento aquático pegou o tema de cheio, foi o meu voto.

Quanto às outras fotos:

"Curtindo um Som": Se desse pra saber se o que ele estivesse ouvindo fosse um rock pauleira, daí o meu voto iria pra ela, mas e se ele estiver ouvindo Julio Iglesias?

"Ainda Te Laço": me lembra mais um trabalhador explorado pelo dono da fazenda, tendo que trabalhar até os 65 pra aposentar.

Em relação às demais, não tenho comentários especiais, não querendo desmerecer que podem ter tido um contexto mais interessante quando tiradas.

Mas se alguém postasse uma foto do Hugh Heffner com suas 7 namoradas, essa seria a Campeã Hors-Concur!!!!
 
Ricardo Zanotto[/size]

Canon EOS 350D + Sigma EX 10-20mm f4-5.6 DC + 2 CF 1GB

FujiFilm FinePix F30 Zoom + XD Card 2 GB
[/font]


RICARDOZANOTTO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
Resposta #13 Online: 21 de Dezembro de 2005, 02:04:58
"Parafraseando" a foto número 6 (Duas gerações):

O bisavô segura o bisneto, enquanto o avô e o pai (acreditem, é meio moreno, mas é ele mesmo!) olham meio abobados. O pai do Henrique (nenê) é meu primo.


[Editado: Ricardo, conforme falei com você via PM, preferi editar o post e retirar a foto para não desviar a atenção da votação. Quando as votações se encerrarem, abrirei um tópico livre, ok?]
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2005, 03:51:56 por Bruno Gomes »
Ricardo Zanotto[/size]

Canon EOS 350D + Sigma EX 10-20mm f4-5.6 DC + 2 CF 1GB

FujiFilm FinePix F30 Zoom + XD Card 2 GB
[/font]


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #14 Online: 22 de Dezembro de 2005, 00:07:18
Pessoal, votações encerradas!

Em breve estarei colocando a chave final no ar!