Autor Tópico: Foto P&B - sensação acetinada  (Lida 2030 vezes)

Domy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
  • Sexo: Masculino
Online: 15 de Setembro de 2010, 16:54:00
Amigos,

Sendo possível, como sou novo na área, gostaria de saber se alguém conhece a técnica utilizada para dar sensação de acetinado nas fotos digitais.  Pelo que sabia a respeito de revelação P&B isso era obtido por meio de filtros e papel apropriado.  Na área digital o esquema é o mesmo?

Obrigado,

Domy



majewski

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • By Leonel Fotografia
Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2010, 07:18:11
Olá Domy.

Não entendi muito bem sua dúvida. Vc diz sensação de acetinado ao toque, quando impressa?
Se for isso, com impressão fine-art, você consegue bons resultados, uma vez que o papel utilizado possui outras fibras - como de algodão e de bambu - além da celulose.
Se não foi bem isso o que você perguntou, por favor poste um exemplo para que eu entenda melhor.

[]s,
_________________
José LEONEL Majewski
josemajewski@gmail.com
Visitem meu humilde blog sobre fotografia - http://www.byleonel.blogspot.com/ (voltando a ativa em breve)


Domy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2010, 15:00:27
Majewski,

Tentando esclarecer: há fotos em pb que, quando ampliadas, dão a impressão de suavidade tremenda, parecendo até acetinado.  Pelo que me lembro da revelação pb, isso era feito com a utilização de papel diferenciado e filtro usado no ampliador.  Esse toque de "cetim" era conseguido assim.  Já no modo digital, com a impressão de fotos em impressoras jato e laser, não sei como conseguir isso.  Fiz-me entender?  Abraço, Domy



gguimaraes

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Setembro de 2010, 23:28:38
Se for no tratamento digital, o que você quer me parece mais com algum plugin de soft skin para o photoshop.
Seria o tratamento que você procura ou impressão?


Domy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Setembro de 2010, 16:46:11
GGuimarães,

Procuro a impressão.

Pode me ajudar?

Abraço, Domy



Marcos Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
  • Batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão...
Resposta #5 Online: 23 de Setembro de 2010, 19:52:41
GGuimarães,

Procuro a impressão.

Pode me ajudar?

Abraço, Domy

Tem um papel da Mitsubishi mas não lembro o nº de referencia.
Marcos Lima - Fotografia.

Nikon FE10, F100 e D200
Mamiya RB67, Baldax


majewski

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • By Leonel Fotografia
Resposta #6 Online: 24 de Setembro de 2010, 12:29:27
Procuro a impressão.

Se a intenção é imprimir em casa, a Dina Fotográfica comercializa papéis especiais da Hahnemühle (um dos melhores do mundo) - http://www.dinashop.com.br/?Menu=Produtos&Act=Secoes&SecaoID=12341&Hahnemuhle - e saem a R$ 6,00, R$ 7,00 a folha A4. Só que para ter o melhor resultado possível você precisa de uma impresora especial, ou pelo menos o kit de bulk ink para preto + 5 tons de cinza. Não conheço quem venda esse kit no Brasil.
Outra alternativa é procurar laboratório que trabalhe com esse tipo de impressão, mas vale lembrar que é como revelar e ampliar filme 120 manualmente: raro e caro. :(

[]s e boa sorte.
_________________
José LEONEL Majewski
josemajewski@gmail.com
Visitem meu humilde blog sobre fotografia - http://www.byleonel.blogspot.com/ (voltando a ativa em breve)


Domy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Setembro de 2010, 15:25:29
Majewski,

Agradeço tuas informações, muito obrigado.  Abraço, Domy