Autor Tópico: Local de fotografia  (Lida 11169 vezes)

dijeferson

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Online: 16 de Setembro de 2010, 11:35:31
Imagino que este nao é o melhor lugar pra esse tipo de duvida, mas aqui vai:

Preciso fazer umas fotos e alguns pequenos clips (com a T2i) em algum aeroporto. Alguem já passou por alguma situação assim? É necessário permissão de alguem pra realizar a fotografia/filmagem? Pergunto isso pq sei que em SP nao é permitido fotografar e/ou filmar em estações de trem, metro e terminais de onibus, só com autorização.

Alguem?

Abs

Jeferson


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2010, 11:55:27
Que eu saiba, reportagem é reportagem. Em caso de abordagem, deve se ter o consentimento das pessoas para reprodução do material. Mas fazer uma tomada, tipo jornalística, já não tenho certeza, afinal, se a pessoa não quiser aparecer, basta desviar o trajeto.

Agora se é particular...já não sei informar.
« Última modificação: 16 de Setembro de 2010, 11:57:44 por Hector. »


dijeferson

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2010, 12:44:50
Na verdade preciso fazer um video da agitação no aeroporto.. tipo feito no mezanino, gravar uns 15min de video e depois acelerar o video. Nada de entrevistas, e como é meio de longe, nao chega a aparecer o rosto de ninguem (ta bom, aparece, mas quase imperceptivel).

Ideias?


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #3 Online: 16 de Setembro de 2010, 14:40:47
Na verdade preciso fazer um video da agitação no aeroporto.. tipo feito no mezanino, gravar uns 15min de video e depois acelerar o video. Nada de entrevistas, e como é meio de longe, nao chega a aparecer o rosto de ninguem (ta bom, aparece, mas quase imperceptivel).

Ideias?

Sim, dá uma de turista.....hehe


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2010, 18:07:01
No metro de SP precisa de autorização mesmo?! :o  :shock:


tang

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
Resposta #5 Online: 17 de Setembro de 2010, 16:10:12
No metro de SP precisa de autorização mesmo?! :o  :shock:
Precisa...

Em estações de trem, até mesmo na estação da Luz é proibido tirar fotos sem a autorização quando está usando uma DSLR.

Todos os parques em SP o guarda sempre te aborda perguntando se já pediu autorização.

E muitas vezes a adm recusa dar a autorização. O_o;


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 17 de Setembro de 2010, 17:52:43
Precisa...

Em estações de trem, até mesmo na estação da Luz é proibido tirar fotos sem a autorização quando está usando uma DSLR.

Todos os parques em SP o guarda sempre te aborda perguntando se já pediu autorização.

E muitas vezes a adm recusa dar a autorização. O_o;

Hum...
A autorização pra fotografar no metro pode ser solicitada em qualquer estação?
Quais parques vc se refere? No Ibira, Villa Lobos, Agua Branca, nunca tive problema... No Sesc precisa. No Templo Zu Lai não, acho que só pra grupos, mas não pode áreas internas.
Valeu!

« Última modificação: 17 de Setembro de 2010, 17:56:09 por Leandro Rodrigues »


leogush

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #7 Online: 19 de Setembro de 2010, 02:01:15
Eu não me lembro se foi neste forum que vi algo relacionado ao "preconceito" ou "discriminação" com as DSLRs...  Eu adquiri a minha há cerca de 1 ano.    Em julho passei 4 dias em um hotel com a minha família e cansei de ver gente com DSLR e que (pelo menos a maioria) não eram fotógrafos profissionais.

Na empresa onde trabalho, descobri que mais 3 amigos também tem.  Parece que a instrução ficou grosseira: Se for "máquina grandona", o "seu gualda" tem que abordar e perguntar se pediu autorização.  Será que vamos ter que bolar uma "carteirinha de não-profissional" ?  :-)
Canon EOS 7D
EF 28-135mm IS USM | EF-S 18-135mm IS | EF-S 18-55mm IS | EF-S 55-250mm IS | EF 50mm f/1.8 II
Tamron 17-50 f/2.8 VC
Canon Speedlite 430EX II


tang

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
Resposta #8 Online: 27 de Setembro de 2010, 16:30:39
Hum...
A autorização pra fotografar no metro pode ser solicitada em qualquer estação?
Quais parques vc se refere? No Ibira, Villa Lobos, Agua Branca, nunca tive problema... No Sesc precisa. No Templo Zu Lai não, acho que só pra grupos, mas não pode áreas internas.
Valeu!

Desculpe a demora pra responder.
Não, pra pedir autorização pra fotografar no metrô precisa pedir na assessoria de imprensa do Metrô/CPTM que infelizmente ainda não descobri aonde é.

Nos Parque da Luz precisa pedir autorização na adm, que normalmente é de boa. No Parque da Juventude também precisa pedir, mas também é fácil. No museu do ipiranga só pode tirar nas áreas externas, mas só levar o termo de compromisso de uso não comercial das fotos e entregar na adm do parque que está ok.

Jardim botânico eles enchem o saco achando que seu caso sempre é fotos comerciais se vc aparecer com um flash a mais.

Os outros ainda não experimentei tirar fotos.


fael_m

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Setembro de 2010, 16:34:52
No Museu do Ipiranga não tive problemas pra tirar fotos com DSLR, mas os seguranças ficam de olho!!


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Setembro de 2010, 17:01:50
Opa tang, obrigado pela resposta!
Abs.,


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #11 Online: 04 de Outubro de 2010, 14:19:19
Pô, assim não tem graça vc tem uma baita de uma cam, estar em um lugar bacana e não poder fotografar.
Acho isso uma frescura.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/