Autor Tópico: Mercado de Fotografia, como trabalhar?  (Lida 6331 vezes)

Antoniovsn

  • Trade Count: (7)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 133
  • Sexo: Masculino
Online: 16 de Setembro de 2010, 14:16:10
Prezados,

Estou me preparando para me profissionalizar e montar um estúdio no interior de Minas, bem próximo a BH.
Então estive estudando o mercado na cidade e identifiquei o seguinte:

São 03 "estúdios" na cidade, nenhum deles mto bem equipados, o maximo duas sombrinhas e flashs, 02 são mini lab e o outro é para albuns.

O último é de um fotografo antigo na cidade, deve ter tirado foto do meu batizado  :D, ele é a referência na cidade, portanto será o meu maior concorrente.

Ele ainda está na era analógica, usa uma canon de filme e no máximo uma compacta da sony W-80 se não me engano :doh:

Como um bom administrador eu sei que não adianta oferecer o que o mercado não aceita e mto menos cobrar um preço que as pessoas não estão dispostas a pagar.

Recentemente ele fez um fotolivro para um casal conhecido meu e fechou com eles o seguinte pacote:

150 provas (impressas em 10x15) - Ele entrega todas as fotos e se não me engano os negativos;

fotolivro com 50 fotos não lembro o tamanho para o fotolivro (imagino eu que ele scaneou as fotos para montar o foto livro.

Ainda não vi a qualidade do material mas o próprio casal demonstrou que não ficou satisfeito.

Pelo trabalho ele cobrou R$ 1.900,00, sendo que o fotolivro foi impresso em SP.

Pergunto então aos mais experiente o que acham?

No caso do trabalho digital, é comum entregar um CD com todas as fotos? No caso de passar todas as fotos a resolução é reduzida?

Enfim preciso da opinião de vcs?

Obrigado.

Antônio Vieira

Nikon D7000 - Nikon D 90 - Grip MB 80 - Nikon Speedlight SB-900 - Nikon Speedlight SB-800 -  Nikkor 70-200mm VR - Nikkor 18-200mm VR - Nikkor 18-105mm - Nikkor 85mm 1.8 - Nikkor 50mm 1.8 - Fotômetro Sekonic L-358
Nikon N50 Nikkor - 35-80mm


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2010, 14:28:24
O último é de um fotografo antigo na cidade, deve ter tirado foto do meu batizado  :D, ele é a referência na cidade, portanto será o meu maior concorrente.

Ele ainda está na era analógica, usa uma canon de filme e no máximo uma compacta da sony W-80 se não me engano :doh:

Como um bom administrador eu sei que não adianta oferecer o que o mercado não aceita e mto menos cobrar um preço que as pessoas não estão dispostas a pagar.

Nunca pensou em ser sócio desse cara?!
:ponder: :ponder:


Antoniovsn

  • Trade Count: (7)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 133
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2010, 14:30:50
Nunca pensou em ser sócio desse cara?!
:ponder: :ponder:


Sem chance, ele trabalha sozinho rsrrssr
Nikon D7000 - Nikon D 90 - Grip MB 80 - Nikon Speedlight SB-900 - Nikon Speedlight SB-800 -  Nikkor 70-200mm VR - Nikkor 18-200mm VR - Nikkor 18-105mm - Nikkor 85mm 1.8 - Nikkor 50mm 1.8 - Fotômetro Sekonic L-358
Nikon N50 Nikkor - 35-80mm


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 16 de Setembro de 2010, 14:41:25
Eu não vejo ele como seu maior concorrente, pq parece que ele oferece um serviço e entrega um produto diferentes do seu.

Não sou profissional, mas pelo que vejo no fórum, tem gente que entrega todas as fotos sim, depende do que vc combinar antes, as vezes é só album, mas hoje em dia acho difícil pq a pessoa vai querer mandar pra um familiar ou postar no orkut/facebook. Ai é interessante mandar tb em tamanho reduzido, pq vai ter mais qualidade dq se o cliente reduzir por conta e assim seu trabalho vai ser melhor recepcionado. Alias, dar as fotos em CD pro cliente eu vejo como uma forma de divulgar seu trabalho, pq a pessoa coloca na web e se o trabalho é bom todo mundo pergunta quem fez. Sinceramente, não sendo o arquivo RAW eu não vejo problema em entregar todos as fotos, ou pelo menos todas as realmente boas, pq se vc entregar todas ao pé da letra pode ter problema quando alguém ver uma foto ruim.


Lelo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #4 Online: 18 de Setembro de 2010, 22:27:43
boa sorte na empreitada!
« Última modificação: 18 de Setembro de 2010, 22:28:59 por Lelo »


rodrigofaria

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
Resposta #5 Online: 22 de Setembro de 2010, 21:16:52
O importante é cobrar pelo seu trabalho, pelas fotografias gravadas no DVD e que poderão ser reproduzidas livremente depois.

Eu cobro um pacote e o que sair desse pacote a pessoa paga a mais. Ofereço algumas opções que incluem os originais e outras não.

O Fotolivro é sempre uma opção mais cara e elaborada(teoricamente), por isso eu acabo cobrando a mais e gravo no DVD as fotos que entraram no livro.

Com os pacotes mais baratos, cada fotografia é vendida individualmente e o valor cobrado inclui a revelação e entrega do JPG em um DVD.
« Última modificação: 22 de Setembro de 2010, 21:17:43 por rodrigofaria »


Rodrigo krol

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
    • Rodrigo Krol
Resposta #6 Online: 23 de Setembro de 2010, 01:09:14
Na questão da entrega das fotos em CD, isso pode ser acordado no momento de fechar o pacote e colocar em contrato.

Mas pense sempre em vender o seu trabalho com uma arte, hehe é assim mesmo.

Tente sempre vender o album pronto e ai sim oferecer posteriormente as fotos em DVD, ai tudo já estará incluso em seu preço.

Quanto ao preço é muito variavel, existem cliente para todos os preços, basta você saber qual classe de cliente você quer atingir, se no mercado da sua cidade existe espaço e clientes que queiram pagar mais, invista no diferente do que os outros fazem.

Outra coisa trabalhar sozinho em casamento hoje é coisa do passado e arriscado demais, sempre no minimo em 2.

Abraço.



trackball

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 225
  • Sexo: Masculino
  • Me encontro em Fortaleza-Ce
Resposta #7 Online: 24 de Setembro de 2010, 12:01:42
Normalmente qual a resolucao das fotos entregues em CD para o cliente? resolucao full ?
Nikon D90
Nikon Speedlight SB-600
Nikkor 18-200mm
Nikkor 50mm 1.4 D
Nikkor 70-200mm 2.8
--
Eduardo Palacio www.flickr.com/eduardopalacio


majewski

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • By Leonel Fotografia
Resposta #8 Online: 24 de Setembro de 2010, 12:18:22
Normalmente qual a resolucao das fotos entregues em CD para o cliente? resolucao full ?

Olá.

Eu não trabalho com fotografia, mas se trabalhasse, com certeza não disponibilizaria na resolução máxima, muito menos, os arquivos em RAW.
Creio que o razoável seria entregar numa resolução bacana para publicar na net ou para, no máximo, permitir a impressão 10cmsX15cms. Como já disseram acima, vale a pena oferecer o fotolivro para fotos maiores ou mesmo negociar - e especificar no contrato - que resoluções maiores são cobradas a parte.

[]s,
_________________
José LEONEL Majewski
josemajewski@gmail.com
Visitem meu humilde blog sobre fotografia - http://www.byleonel.blogspot.com/ (voltando a ativa em breve)


Antoniovsn

  • Trade Count: (7)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 133
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 24 de Setembro de 2010, 13:15:10
Eu pensei justamente no que o majewski disse, resolução máxima para 10x15. Mas gostaria de ver mais comentários.
Nikon D7000 - Nikon D 90 - Grip MB 80 - Nikon Speedlight SB-900 - Nikon Speedlight SB-800 -  Nikkor 70-200mm VR - Nikkor 18-200mm VR - Nikkor 18-105mm - Nikkor 85mm 1.8 - Nikkor 50mm 1.8 - Fotômetro Sekonic L-358
Nikon N50 Nikkor - 35-80mm


locissa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #10 Online: 24 de Setembro de 2010, 15:21:50
Olá! Tb estou começando agora, trabalhava com meu pai que foi fotografo por 35 anos a aposentou a 15. Moro em minas tb em uma cidade pequena. O fotógrafo da antiga, época de meu pai, porem agora é o filho dele. cobra esse valor aprox. 1900,00 entregues no fotolivro e sem o CD.
Eu particularmente sou contra entregar CD com as fotos, é como entregar o negativo, caso a pessoa revele em algum lugar de baixa qualidade é o nosso trabalho que sairá ruim.
Estou evitando fazer essa entrega, mas, caso venha a fazê-lo entregarei em baixa resolução, apenas para pessoa colocar na net. Bom no momento penso dessa maneira.


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #11 Online: 24 de Setembro de 2010, 22:54:09
Eu geralmnete quando faço um album ou fotolivro dou as foto de brinde em um cd não toda só as melhores e em baixa resolução, porque com certeza vai por na net ou mostrar para os amigo e involuntariamente esta fazendo minha propaganda e eu não pago nada por isso rssrsrsrs. as de auta resolução eu quardo para posterior emcomenda. 
Se voce dá as foto de brinde em um cd para o cliente, ele vai ficar feliz da vida e vai espalhar a noticia e elogiar teu serviço e ser teu cliente por muito tempo.
Boa sorte.
Só uma coisa não subestime seu "concorrente", pois ele tem esperiencia no ramo. e isso ajuda.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


trackball

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 225
  • Sexo: Masculino
  • Me encontro em Fortaleza-Ce
Resposta #12 Online: 25 de Setembro de 2010, 15:57:00
E claro que um fotolivro agrega mais valor ao seu trabalho, mas no caso onde eu nao possuo experiencia em fazer esse tipo de trtabalho, nem tenho muito feeling para fazer montagens, seria justo cobrar mais ou menos o mesmo preco que se cobraria para entregar esse produto, mas entregar apenas as fotos em alta (jpeg) em um dvd??
Isso no caso de fazer um ensaio fotorafico de uma crianca.... Ou bater fotos em um espetaculo de ballet e vender as fotos digitais avulsas para quem se interessar (no caso as proprias bailarinas ou as maes delas)
« Última modificação: 25 de Setembro de 2010, 15:58:13 por trackball »
Nikon D90
Nikon Speedlight SB-600
Nikkor 18-200mm
Nikkor 50mm 1.4 D
Nikkor 70-200mm 2.8
--
Eduardo Palacio www.flickr.com/eduardopalacio


locissa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #13 Online: 26 de Setembro de 2010, 14:51:57
Branco,

De quanto é a sua baixa resolução que vc entrega no cd?

Poderia dar essa dica?


locissa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #14 Online: 26 de Setembro de 2010, 14:52:56
Eu geralmnete quando faço um album ou fotolivro dou as foto de brinde em um cd não toda só as melhores e em baixa resolução, porque com certeza vai por na net ou mostrar para os amigo e involuntariamente esta fazendo minha propaganda e eu não pago nada por isso rssrsrsrs. as de auta resolução eu quardo para posterior emcomenda. 
Se voce dá as foto de brinde em um cd para o cliente, ele vai ficar feliz da vida e vai espalhar a noticia e elogiar teu serviço e ser teu cliente por muito tempo.
Boa sorte.
Só uma coisa não subestime seu "concorrente", pois ele tem esperiencia no ramo. e isso ajuda.

Qual é a sua baixa resolução? Passe para mim por favor!