Autor Tópico: Lentes do Mundo Retrô  (Lida 4081 vezes)

Thomaz_pires

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Online: 17 de Setembro de 2010, 11:14:00
Estou afim de comprar umas lentes antigas. A ideia é colocar na minha CANON 50D, pois li num blog que é possível fazer isso usando uma espécie de adaptador. MOTIVO: os preços são bem convidativos.

Posso conseguir qualidade superior às lentes de hoje com esse artifício??? E mais do que isso, existe algum risco de danificar minha 50D???


fabriziomartins

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
  • Sexo: Masculino
  • Me vejo no que vejo...
    • Fabrizio Martins Fotografia
Resposta #1 Online: 17 de Setembro de 2010, 17:13:08
Risco nenhum...voce vai usar adaptador! eu uso o M42/EOS made in china com confirmação de foco...tem ótimas objetivas com qualidade ótica excelente! o adaptador de lentes minolta para Canon são ruins pois usa elemento ótico e prejudica a qualidade. Dê preferência para objetivas M42...no ML tem varias e no Ebay tambem...
Procure "M42 EOs adapter" (para M42) ou "MC MD EOS adapter" (para minoltas)...
Canon 5D Mark1 | "SEM OBJETIVA" | Canon 430EX | (2) YN-460 | Radio Flash | Pé de cabra | Roupa do super-homem | Frango de borracha


Thomaz_pires

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #2 Online: 17 de Setembro de 2010, 18:44:00
Poxa fabriziomartins,

bacana. Mas me diz uma coisa... me falaram que a lente tem que estar sempre limpa. E que, em feral, não aguentam a abertura total de luz. Isso acontece com você?


fabriziomartins

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
  • Sexo: Masculino
  • Me vejo no que vejo...
    • Fabrizio Martins Fotografia
Resposta #3 Online: 17 de Setembro de 2010, 19:07:18
Blz?
Então, não acontece isso não, testei uma SMC Takumar 50mm f/1.4 e achei excelente...quanto mais vc fecha mais nitida fica...vou comprar uma!!!
Tem ainda a Helios 58mm f/2.0 que tambem é ótima! e a Jupiter 9 85mm f/2.0 ....com o tempo quero todas rsrsrs e quero tambem uma Takumar 135mm f/3.5...
Canon 5D Mark1 | "SEM OBJETIVA" | Canon 430EX | (2) YN-460 | Radio Flash | Pé de cabra | Roupa do super-homem | Frango de borracha


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #4 Online: 17 de Setembro de 2010, 19:41:25
Eu tenho várias lentes M42 antigas e são como qualquer lente. Tem ótimas, tem boas, tem ruins. Algumas tendem a ter problemas com flare (em comparação com as mais modernas) em função de que o coating não era tão desenvolvido. Portanto, um parassol (pode ser de borracha, que se encontra no ebay) é sempre bem vindo.

Entre as ótimas posso citar a SMC Takumar 50mm f/1.4. Essa é estupidamente nítida, tem que diga que é uma das 50mm mais nítidas já fabricada. É bem mais nítida que minha 50mm f1.8 por exemplo. Outra excelente é a SMC Takumar 135mm f/2.5, um pouco mais rara que sua irmã 135mm f/3.5, que também é excelente

Já a Jupiter-9 é uma lente diferenciada. É uma lente que privilegia a passagem suave de tons quando totalmente aberta e nessa situação não é nítida. É muito apreciada para retratos. E o bokeh proporcionado pelo diafragma de 15 lâminas é incomparável.

E por aí vai, tem vários tipos de lentes com características diferentes. Para quem gosta de lentes fixas e fotografar com calma, é uma alternativa bacana e com custo baixo.

No meu Flickr tem algumas fotos feitas com M42. Nas tag´s eu sempre identifico qual a lente usada

http://www.flickr.com/search/?q=M42&w=30067794%40N02

E procure também os grupos EOS and Manual Lenses, M42 e Manual Focus no Flickr, verá o tipo de fotos que dá
para fazer com essas belezinhas.

Abçs
« Última modificação: 17 de Setembro de 2010, 19:43:10 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #5 Online: 17 de Setembro de 2010, 22:46:18
Eu tenho várias lentes M42 antigas e são como qualquer lente. Tem ótimas, tem boas, tem ruins. Algumas tendem a ter problemas com flare (em comparação com as mais modernas) em função de que o coating não era tão desenvolvido. Portanto, um parassol (pode ser de borracha, que se encontra no ebay) é sempre bem vindo.

Entre as ótimas posso citar a SMC Takumar 50mm f/1.4. Essa é estupidamente nítida, tem que diga que é uma das 50mm mais nítidas já fabricada. É bem mais nítida que minha 50mm f1.8 por exemplo. Outra excelente é a SMC Takumar 135mm f/2.5, um pouco mais rara que sua irmã 135mm f/3.5, que também é excelente

Já a Jupiter-9 é uma lente diferenciada. É uma lente que privilegia a passagem suave de tons quando totalmente aberta e nessa situação não é nítida. É muito apreciada para retratos. E o bokeh proporcionado pelo diafragma de 15 lâminas é incomparável.

E por aí vai, tem vários tipos de lentes com características diferentes. Para quem gosta de lentes fixas e fotografar com calma, é uma alternativa bacana e com custo baixo.

No meu Flickr tem algumas fotos feitas com M42. Nas tag´s eu sempre identifico qual a lente usada

http://www.flickr.com/search/?q=M42&w=30067794%40N02

E procure também os grupos EOS and Manual Lenses, M42 e Manual Focus no Flickr, verá o tipo de fotos que dá
para fazer com essas belezinhas.

Abçs


Alexandre, dei uma olhada no seu flickr pois também tenho interesse nesse tipo de lente. Achei muito bacana as fotos que tirou de sua filha. Gostaria de saber se você tem alguma preferencia dentre as mencionadas para foto infantil. Acho que a maioria foi feita com a jupiter ou estou enganado? Já ouvi falar também que essas lentes manuais são complicadas para fotos de crianças um pouco mais velhas, pois se movimentam muito. O que voce pensa disso? abs!
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #6 Online: 17 de Setembro de 2010, 23:30:08
Spiderman, ouviu falar certo :) Essas lentes são legais para assuntos estáticos, ou no máximo que se movimentam pouco. Mesmo com prática e com adaptador com chip de confirmação de foco, não é fácil focar com lentes manuais em nossas cameras com visor pequeno e escuro, ainda mais lentes de grande abertura como a Jupiter ou a 50mm f/1.4.

Eu diria que estas lentes são mais legais para fotografia autoral, paisagens, macros e alguns tipos de retrato. Como a filhota ainda é pequena, também arrisco com ela. Gosto da Jupiter pelas cores, passagem de tons e contraste suave e bokeh fantástico. Mas acho que já já vou ter que usar uma lente auto-foco, e acho que com foco bem rápido :)

Falando sério agora, para fotografia infantil o indicado é uma lente moderna mesmo, com autofoco.

Abçs !!


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #7 Online: 17 de Setembro de 2010, 23:45:37
Spiderman, ouviu falar certo :) Essas lentes são legais para assuntos estáticos, ou no máximo que se movimentam pouco. Mesmo com prática e com adaptador com chip de confirmação de foco, não é fácil focar com lentes manuais em nossas cameras com visor pequeno e escuro, ainda mais lentes de grande abertura como a Jupiter ou a 50mm f/1.4.

Eu diria que estas lentes são mais legais para fotografia autoral, paisagens, macros e alguns tipos de retrato. Como a filhota ainda é pequena, também arrisco com ela. Gosto da Jupiter pelas cores, passagem de tons e contraste suave e bokeh fantástico. Mas acho que já já vou ter que usar uma lente auto-foco, e acho que com foco bem rápido :)

Falando sério agora, para fotografia infantil o indicado é uma lente moderna mesmo, com autofoco.

Abçs !!



Valeu pelos esclarecimentos. O meu vai nascer logo logo. Como esses bichinhos dão muita despesa acho que talvezeu adquira uma dessas para os primeiros meses né! Abs!
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Gustavomartins

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 226
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Setembro de 2010, 14:11:58
Pergunta de quem esta totalmente por fora, dizem que Carl Zeis é a melhor lente do mundo, e ouvi que a sony vem com objetiva dessa marca, tem alguma forma de usar uma lente dessas em uma Canon?
Canon: EOS 7D | EFs 10-22mm f3.5-4.5 | EF 24-70mm f2.8L | EF 70-200mm f4L IS USM  | EF 50mm f1.8


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #9 Online: 22 de Setembro de 2010, 14:29:17
Quanto a Carl Zeiss ser a melhor lente do mundo, é relativo. Na média são lentes excelentes, mas não quer dizer que todas sejam ótimas.
A Canon aceita lentes dos seguintes mounts via adaptador sem elemento óptico

Contax/Yashica
Contax N
Leica R
Nikkon F
Olympus OM
Pentax M42
Pentax K (apenas cameras cropadas)
Fonte: http://www.16-9.net/lens_tests/compatible.html

Sei também que é possível o uso de lentes M39.

Que eu sei que não aceita são as Minolta MD e Canon FD. Aliás, estas últimas aceita via adaptadores com elemento óptico, o que degrada a imagem.

Existem várias lentes Zeiss em baioneta de rosca M42. No ebay vc encontra centenas delas, o problema é que via de regra são bem caras. Vi a pouco um leilão de uma Carl Zeiss Jena Flektogon 20mm /f2,8 que ainda não tinha terminado e já estava em 335 dólares. Caro para uma lente totalmente manual, usada e antiga. Mas ela é o bixo :)


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Setembro de 2010, 14:29:28
Eu uso lentes Zuiko na Canon também com um adaptador com chip de confirmação de foco.
Quem ta muito acostumado com AF pode se frustar um pouco, como eu comecei na fotografia com essas lentes numa OM-1 eu já estou um pouco acostumado, mas foco manual nesses visores pequenos é um saco, pricipalmente com DOF curto. A Zuiko 50mm f/1.4 é excelente pra retratos e muitas outras coisas!

http://www.flickr.com/photos/leandrinho/4884474288/
http://www.flickr.com/photos/leandrinho/4883892455/
http://www.flickr.com/photos/leandrinho/4883901359/
http://www.flickr.com/photos/leandrinho/4895325816/

Eu não entendi o trecho que diz "E que, em feral, não aguentam a abertura total de luz". O que quis dizer sobre "não aguentam"?

Abraços,


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #11 Online: 22 de Setembro de 2010, 14:37:39
Leandro, fantásticas estas fotos com as Zuiko. Já namorei várias delas, mas acabei ficando nas Pentax e nas russas M42 mesmo. Mas sempre que vejo uma Zuiko 85mm fico tentado :)


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 22 de Setembro de 2010, 14:45:07
Alexandre, e olha que elas tão precisando de uma limpeza! :D Eu nem to usando por causa disso, mas essa semana eu levo no centro...


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #13 Online: 22 de Setembro de 2010, 19:00:43
Eu uso lentes Zuiko na Canon também com um adaptador com chip de confirmação de foco.
Quem ta muito acostumado com AF pode se frustar um pouco, como eu comecei na fotografia com essas lentes numa OM-1 eu já estou um pouco acostumado, mas foco manual nesses visores pequenos é um saco, pricipalmente com DOF curto. A Zuiko 50mm f/1.4 é excelente pra retratos e muitas outras coisas!

http://www.flickr.com/photos/leandrinho/4884474288/
http://www.flickr.com/photos/leandrinho/4883892455/
http://www.flickr.com/photos/leandrinho/4883901359/
http://www.flickr.com/photos/leandrinho/4895325816/

Eu não entendi o trecho que diz "E que, em feral, não aguentam a abertura total de luz". O que quis dizer sobre "não aguentam"?

Abraços,

Leandro, é impressão minha ou falta nitidez nessas suas fotos? Calma ai galera, nao taquem pedra! Foi só brincadeirinha! Abs!
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #14 Online: 23 de Setembro de 2010, 13:47:25
Leandro, é impressão minha ou falta nitidez nessas suas fotos? Calma ai galera, nao taquem pedra! Foi só brincadeirinha! Abs!

Foi porque ele errou o foco. Na 1, tá no pé do cara... rs

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova