Autor Tópico: Fotografar Batizados - Como começar?  (Lida 9840 vezes)

Ellen

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
  • Sexo: Feminino
    • Portfolio
Online: 17 de Setembro de 2010, 11:31:57
Gente, estou realmente a fim de começar a dar os primeiros passos de fotografar eventos. Eu to pensando em fotografar batizados nas igrejas, no esquema de estar la em todos os batizados, fotografar todos os bebes, deixar um cartão, e depois entrar em contato, vendendo as fotos avulsas. Gostaria de saber dos experientes no assunto como as coisas funcionam, se precisa ter algum acordo ou contrato com a Igreja, com outros fotógrafos e tals. Enfim, quero saber se rola ou não, e como rola! Rss.  Sobre equipamento, estou com o básico, mas acho que já da para se virar: uma D40 e um Sb600..

Obrigada pela força!

bjs


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #1 Online: 17 de Setembro de 2010, 11:51:56
de modo geral,
primeiramente tem que combinar a parte comercial com a igreja,
geralmente eles cobram para o profissional poder trabalhar.
E bom falar antes com quem quiser as fotos, cobrar uma parte adiantada e depois na entrega o resto.
para evitar trabalhar a toa, e depois nao vender nada
para eventos simples, a d40 com sb600 atende bem.
abs.


gguimaraes

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Setembro de 2010, 23:18:33
Parece ser uma boa idéia sim, agora o problema seria realmente a princípio não cobrar nada... e no final acabar trabalhando de graça...
geralmente nesses eventos menores familiares o que mais rola é gente com as compactas.
Claro que não compete com um trabalho especializado, mas existem gostos e bolsos...rs
Pense nisso!


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #3 Online: 22 de Setembro de 2010, 23:23:29
Receba sempre um sinal antes ;)
Esse tipo de evento é muito bom pra  aprender a se posicionar e não perder momentos importantes.
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


leogush

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #4 Online: 23 de Setembro de 2010, 01:31:47
Posso contar minha experiência como cliente.   O batizado do meu filho foi antes de eu ter uma DSLR.  Toda a família com compactas, e havia um fotógrafo na igreja.  Ele ofereceu o serviço mostrando um álbum como exemplo e já dando o preço fechado por cerca de 15 fotos... coisa de R$ 100,00 (não tenho certeza!!!).   Gostamos do trabalho e concordamos que ele tirasse as fotos.   Mas não foi cobrado nada antecipadamente, ele apenas anotou meus dados.   Entrou em contato depois e agendamos a visita.   No final minha esposa gostou de todas as fotos que foram feitas e compramos mais.

Como cliente gostei, pois a abordagem, amostra do trabalho, contato, acabamento, foi tudo muito profissional e acho que desagradaria ter que pagar algo adiantado na hora.

Não sou profissional, mas sempre valorizei o trabalho dos fotógrafos, agora não sei como se comportam as outras pessoas. 
Canon EOS 7D
EF 28-135mm IS USM | EF-S 18-135mm IS | EF-S 18-55mm IS | EF-S 55-250mm IS | EF 50mm f/1.8 II
Tamron 17-50 f/2.8 VC
Canon Speedlite 430EX II


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #5 Online: 23 de Setembro de 2010, 11:08:00
Posso contar minha experiência como cliente.   O batizado do meu filho foi antes de eu ter uma DSLR.  Toda a família com compactas, e havia um fotógrafo na igreja.  Ele ofereceu o serviço mostrando um álbum como exemplo e já dando o preço fechado por cerca de 15 fotos... coisa de R$ 100,00 (não tenho certeza!!!).   Gostamos do trabalho e concordamos que ele tirasse as fotos.   Mas não foi cobrado nada antecipadamente, ele apenas anotou meus dados.   Entrou em contato depois e agendamos a visita.   No final minha esposa gostou de todas as fotos que foram feitas e compramos mais.

Como cliente gostei, pois a abordagem, amostra do trabalho, contato, acabamento, foi tudo muito profissional e acho que desagradaria ter que pagar algo adiantado na hora.

Não sou profissional, mas sempre valorizei o trabalho dos fotógrafos, agora não sei como se comportam as outras pessoas. 
de modo geral ,todos os pagamentos sao por adiantado no ramo de eventos, seja evento pequeno ou gigante.
E claro que e razoavel nao querer dar $$ a um desconhecido!!!!!
abs.


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #6 Online: 23 de Setembro de 2010, 13:03:05
 :D  No inicio da carreira fiz batizado, festa escolar , esses eventos em que vc vende as fotos depois.
Geralmente vc ouve depois que passa o evento: "poxa dá pra vc me ligar no fim do mês", "posso te dar um chequinho pra frente","me liga depois pois estou sem dinheiro hj", experiencia própria.
Hj só trabalho contratado.
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


rvicter

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 23 de Setembro de 2010, 22:19:06
O melhor é montar um bom book e acertar, se possível, um adiantamento, mas se não rolar o adiantamento, é um risco que vale e você ainda pode colocar esse risco no preço. Pode colocar também as fotos em baixa com uma assinatura grande na internet, facilitando a escolha das fotos por parte do cliente.
Rafael Victer


leogush

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #8 Online: 24 de Setembro de 2010, 01:24:16
Uma idéia que me ocorreu agora é que quando fui marcar o batizado do meu filho, não me ofereceram nenhum serviço de fotografia à parte, nem havia cartões de referência.  Eu não sei se é norma da igreja (de Moema, em S. Paulo) não fazer propaganda ou oferecer o serviço, apesar de que eles vendem o DVD capturado pelo sistema de filmagem da igreja (achei bem ruinzinho).  Mas foto, nada.  Se tivessem me oferecido e se houvesse um álbum de amostra, eu poderia ter contratado antecipadamente.   Preferia assim do que a abordagem no momento da cerimônia.   Você está lá concentrado, ansioso, e aí tem que negociar serviço.  O que eu vi foi a grande maioria recusando e preferindo ficar com as suas compactas mesmo.
Canon EOS 7D
EF 28-135mm IS USM | EF-S 18-135mm IS | EF-S 18-55mm IS | EF-S 55-250mm IS | EF 50mm f/1.8 II
Tamron 17-50 f/2.8 VC
Canon Speedlite 430EX II


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #9 Online: 24 de Setembro de 2010, 06:57:15
Eu moro numa cidade pequena e todo mundo me conhece, quando tem batizado alguem sempre me liga para fazer as fotos de seus filhos. Depis que estou la aparecem outros, e fecho o seviço sem nada adiantado e nunca tive problemas depois com pagamentos.
Mas isso varia de lugar para lugar. como disse moro em cidade pequena.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #10 Online: 24 de Setembro de 2010, 08:46:28
Uma idéia que me ocorreu agora é que quando fui marcar o batizado do meu filho, não me ofereceram nenhum serviço de fotografia à parte, nem havia cartões de referência.  Eu não sei se é norma da igreja (de Moema, em S. Paulo) não fazer propaganda ou oferecer o serviço, apesar de que eles vendem o DVD capturado pelo sistema de filmagem da igreja (achei bem ruinzinho).  Mas foto, nada.  Se tivessem me oferecido e se houvesse um álbum de amostra, eu poderia ter contratado antecipadamente.   Preferia assim do que a abordagem no momento da cerimônia.   Você está lá concentrado, ansioso, e aí tem que negociar serviço.  O que eu vi foi a grande maioria recusando e preferindo ficar com as suas compactas mesmo.
Mesmo que nao pareça isto e um problema cultural nosso.
O pessoal preocupado em "pegar o osso", na hora
esqueçe que isso e uma cerimonia religiosa,
que deve ser respeitada, mas....
e muita coisa para as cabecinhas dos urubus a caça!!!
Eu trato todos meus eventos antes, seja la o que for, no dia , NADA,
so realizar o trabalho.
abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #11 Online: 24 de Setembro de 2010, 08:49:02
:D  No inicio da carreira fiz batizado, festa escolar , esses eventos em que vc vende as fotos depois.
Geralmente vc ouve depois que passa o evento: "poxa dá pra vc me ligar no fim do mês", "posso te dar um chequinho pra frente","me liga depois pois estou sem dinheiro hj", experiencia própria.
Hj só trabalho contratado.
sempre antes!!!!!
o resto e conversa inexperiente!
Eu ja pasei por isso,
logo ficam fotos e videos encalhados,
juntando poeira, ate sempre!!!
abs.


wilsato

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 24 de Setembro de 2010, 11:32:08
Fotografei o batizado do meu sobrinho na igreja de Moema/SP, não sou profissional, e o fotografo que estava lá vendendo o serviço fazia a abordagem de venda quando os pais chegavam na igreja e outros lá dentro da igreja.
Aliás gente boa o fotógrafo, me deu dicas de posicionamento pois ele já sabe por onde o padre vem e onde dá a benção, para não ficar fotografando as costas e braços dele e não a criança.
Acho que a abordagem de venda tem de ser feito quando os pais vão marcar o batizado na igreja, ai já pega um sinal.



SBC - SP   FLICKR


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #13 Online: 24 de Setembro de 2010, 11:41:55
Pra não dizer que não faço batizado, as vezes um cliente liga com antecedencia e quer contratar, aí eu cobro pelo album e no caso de alguem mais querer sempre passo a bola pra algum fotógrafo que está lá fotografando.
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


rvicter

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 24 de Setembro de 2010, 13:37:44
sempre antes!!!!!
o resto e conversa inexperiente!
Eu ja pasei por isso,
logo ficam fotos e videos encalhados,
juntando poeira, ate sempre!!!
abs.


Mas como você faz em um evento escolar, tipo aquelas fotos temáticas, que vendem mais quando a criança chega com a foto em casa e cativa os pais?
Rafael Victer