Autor Tópico: Fuji anuncia a FinePix X100, uma compacta com sensor APS-C para uso profissional  (Lida 13880 vezes)

F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Fonte: http://www.dpreview.com/news/1009/10091910fujifilmx100.asp

A Fuji arrebentou desta vez :worship:  A câmera é muito linda, com visual para lá de clássico e com controles analógicos para as principais funções :worship:





Segundo o fabricante, esta câmera é destinada principalmente aos profissionais e aos entusiastas (amadores avançados) que ncessitam de uma câmera para ocasiões e lugares onde o uso de uma DSLR é inconveniente ou mesmo inviável.

Características principais da X100:

Sensor CMOS, no formato APS-C, de 12MP aproximadamente.

Lente fixa (não removível) com distância focal de 23mm (equivalente a 35mm em "full-frame") com abertura máxima de f/2.0 :ok:

Partes superior e inferior do corpo em liga de magnésio

Controles analógicos ("dials") para abertura de diafragma, velocidade do obturador e compensação de exposição.

Mas o mais interessante é o visor, que pode operar nos modos ótico e eletrônico, neste caso com uma resolução de 1,440,000 dot.



Capacidade para vídeo HD (720).

Estará disponível no início de 2011!  Estou curioso em saber como será o desempenho desta câmera :snack:

Boa Leitura!
« Última modificação: 19 de Setembro de 2010, 21:27:59 por pedro_raythz »


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Grande lançamento da Fuji! Pena não ser com o superCCD...

Curioso este sistema de viewfinder híbrido




F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Grande lançamento da Fuji! Pena não ser com o superCCD...

Curioso este sistema de viewfinder híbrido




Sim, e achei uma das características mais interessantes desta câmera! Pessoalmente prefiro compor as fotos no visor, sem falar que tenho mais firmeza ao empunhar a câmera!

Este visor, mais os controles analógicos, o sensor APS-C de 12MP (mesmo sendo CMOS) a lente com abertura de f/2.0 e o corpo metálico são caracterísitcas que me chamaram bastante atenção nesta câmera!  No papel, parece que terá um excelente desempenho, gerando imagens com alta qualidade! Acompanharei com muito interesse os testes desta câmera :snack:  Estou procurando por uma câmera menor, para usar em ocasiões e lugares onde não me sinto à vontade em levar minha D700 e suas lentes!  12MP atendem muito bem minhas necessidades e, espero que esta câmera proporcione uma qualidade de imagem pelo menos compatível com as DSLR de entrada!


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Não divulgaram o tamanho do sensor, mas o CMOS da Sony também tem 12.3MP e filma em 720p. No Dpreview fala que o sensor foi optimizado internamente para este modelo de câmera, o que leva a crer que não foi produzido pela Fuji...
Se for o sensor da Sony, a qualidade da imagem da câmera será boa (apesar de ainda preferir um novo SuperCCD, mesmo que fose sem filmagem)


F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Não divulgaram o tamanho do sensor, mas o CMOS da Sony também tem 12.3MP e filma em 720p. No Dpreview fala que o sensor foi optimizado internamente para este modelo de câmera, o que leva a crer que não foi produzido pela Fuji...
Se for o sensor da Sony, a qualidade da imagem da câmera será boa (apesar de ainda preferir um novo SuperCCD, mesmo que fose sem filmagem)

Pode até ser, mas relendo o texto, encontrei este trecho "...a custom CMOS high-performance sensor, internally optimized and developed exclusively for this model.".

Se este sensor foi fabricado pela Sony ou pela Fuji é algo que não me preocupa muito atualmente! Ambos são fabricantes muito competentes e estou seguro de que a qualidade de imagem será boa!  Claro que o processador de imagem, além da lente também influenciarão enormemente na qualidade de imagem!   Espero que não demorem muito para liberar as primeiras unidades para testes!!!!

Esta câmera será perfeita para "street photography", hehe  :worship:


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Muito interessante.. :clap:

Eu estava achando que a Fuji seria a próxima a entrar no sistema 4/3, mas agora com esse lançamento acho pouco provável, poderia até ser que com um sensor do tamanho do sistema 4/3 ela ficaria ainda mais compacta.


F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Muito interessante.. :clap:

Eu estava achando que a Fuji seria a próxima a entrar no sistema 4/3, mas agora com esse lançamento acho pouco provável, poderia até ser que com um sensor do tamanho do sistema 4/3 ela ficaria ainda mais compacta.

Pessoalmente prefiro os sensores com razão de aspecto 2/3, pois se ajustam melhor às minhas composições, que ficam entre o 2/3 e o 16:9. Se o sensor fosse o 4/3, teria que fazer "crops" severos na imagem, o que acabaria "desperdiçando" megapixels!

Creio que a Fuji estava pensando nos fotógrafos que uitlizavam / utilizam "ragefinders", que usavam o filme 35mm! Dai a escolha pelo formato APS-C...

Agora, o interessante é que esta câmera poderia muito bem ter uma versão com lentes intercambiáveis!!! hehe
« Última modificação: 19 de Setembro de 2010, 22:45:09 por F.Kruschewsky »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.085
  • Sexo: Masculino
Cara, que câmera LINDA, e o lance do viewfinder é excelente.

Só to esperando alguém lançar uma dessas com sensor full frame.


F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323

Só to esperando alguém lançar uma dessas com sensor full frame.

Creio que ainda vai demorar um pouco para que isso aconteça, o preço ainda seria elevado no momento, mas um dia isto irá acontecer pois existe demanda e a têndencia é que os custos de produção caiam!  Interessante é que as dimensões desta câmera comportariam muito bem um sensor "Full Frame". Só que a lente acabaria ficando um pouco maior também, pelo menos na altura!
« Última modificação: 19 de Setembro de 2010, 22:57:50 por F.Kruschewsky »


majewski

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • By Leonel Fotografia
Que câmera interessante! :D

Dependendo do preço, eu trocaria minha S90 tranquilamente por essa. Adorei o fato de possuir um sensor APS e da lente fixa com abertura 2.0 - embora achando que 30mm ou 35mm seria uma distância focal mais adeuqada. :D
A lente parece ser um capítulo a parte: o MTF me agradou bastante, em especial quando fechada em um ponto, e o diafragama de 9 lâminas é algo bem interessante.



Fora esse design que imita as rangefinders clássicas.

Vamos acompanhar essa novidade.

[]s,
« Última modificação: 20 de Setembro de 2010, 07:51:28 por majewski »
_________________
José LEONEL Majewski
josemajewski@gmail.com
Visitem meu humilde blog sobre fotografia - http://www.byleonel.blogspot.com/ (voltando a ativa em breve)


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 20 de Setembro de 2010, 08:50:50
Uma verdadeira rangefinder digital acessível aos bolsos, finalmente. Tomara que as primeiras imagens não decepcionem. Linda câmera. Tem tudo para ser sucesso.

Quando a Olympus vai lançar uma câmera digital com o  corpo semelhante a OM-1?????!  :ponder: :wub: :wub: :wub: :hysterical:
« Última modificação: 20 de Setembro de 2010, 08:57:17 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #11 Online: 20 de Setembro de 2010, 09:40:02
acessível aos bolsos  :ponder: :wub: :wub: :wub: :hysterical:

Será??? quanto custará?
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 20 de Setembro de 2010, 10:03:27
Será??? quanto custará?
Esqueci de dizer: Se comparado com as atuais RFs digitais da Leica! rs

Não sei quanto vai custar. Chutaria na faixa de 500 a 600 dólares.

Para dá mais vontade na galera: http://www.viddler.com/explore/engadget/videos/1854/
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 20 de Setembro de 2010, 10:20:58
Olhando o mercado norte americano eu acredito ela na faixa dos U$800,00, até porque a Fuji não deve conseguir uma escala de produção tão grande pois se trata de uma linha totalmente nova.

Valeu


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #14 Online: 20 de Setembro de 2010, 11:06:00
O ideal seria uma lente com três distâncias focais como esta leica:
http://en.leica-camera.com/photography/m_system/lenses/2193.html

uma 28-50-85 2.0 mataria tudo de uma vez e custaria uma pequena fortuna!
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE