Autor Tópico: Canon XSi lente do kit - fotografar espetáculos ?  (Lida 6072 vezes)

Michel Rezende

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 845
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/michelrezende
Resposta #15 Online: 15 de Outubro de 2010, 11:32:31
Michel,

que dá, dá sim, mas eu particularmente não acho que o resultado vai ficar bom. Porque? Porque o iso da xsi em 1600 é ruim. É minha opinião.

Acho que um teste antes seria bom para ela avaliar o resultado e não ficar decepcionada depois, pois depende também da firmez da mão dela para velocidades baixas.

Laroca,

faz um teste em algum ambiente com luz semelhante.

Olá gtsouza mas eu não disse o contrário. Disse que dá, mas que o resultado final só ele avaliará.

Fotografei uma peça sobre uma tragédia grega com o meu setup antigo no Teatro do CESI aqui em BH, a peça tinha um tom que o ruido do isos 800 e 1600 tratados ficavam muito interessante. Tanto que quando a minha tia que é atriz da companhia mostrou as fotos ao diretor ele adorou.

Fotógrafos digitais em geral tem medo da "areia" que o ruido faz, e acabam se limitando, escuto MUITO de amigos de fotografia "eu não uso iso maior que 400 por causa do ruido" ficar vendo foto noturna em 100% é procurar chifre na cabeça de cavalo.

Como falei ao Laroca deve se analisar a finalidade dessas imagens. Se for exibição em WEB acredito que dá e sobra, agora se for uma impressão em tamanho grande ficará "ruim".

A evolução dos equipamentos é natural, a melhoria dos conjuntos opticos, a redução de ruido em ISO alto e cada um com a experiência vai descobrindo as suas necessidades, eu mesmo antes de ter a rebel XT, comprei uma S9100 pensando na versatilidade do conjunto optico 28-300, no LCD vari-angle, nos videos excelentes, mas me decepcionei com a velocidade de resposta e com o péssimo ISO alto, em 6 meses eu vendi e peguei uma XT com a lente básica do kit pelo mesmo preço, perdi range de lente, perdi LCD, perdi modo video mas ganhei tudo que eu procurava em contrapartida, conheço um caso de conhecidos que compraram uma DSLR em uma viagem a europa e usaram no modo automático com a 18-55 a vida toda, outros tantos que compravam DSLRs e logo voltavam pra uma Ultrazoom porque não filmavam (que absurdo kk) ou constataram que eram muito grandes e pesadas pra levar na bolsa.

Ou seja não existe fórmula, existe necessidade pessoal, se um fotógrafo mesmo que amador não consegue fazer esta avaliação, deve reavaliar a sua opção de hobby.
Michel Rezende - BH-MG
: ) Flickr



Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #16 Online: 15 de Outubro de 2010, 18:59:04
Eu quando faço esse tipo de foto, costumo fazer pelo menos duas sessões e ainda vejo o espetáculo uma vez sem a câmera, pra saber onde cada um vai estar.

Em geral um pouco antes a peça costuma ser toda repassada, é o melhor momento pra fazer as fotos, pq vc pode circular e até subir no palco pra algumas cenas.

eu uso uma 28-135 is, o range é ótimo, mas as vezes falta luz e ai vc tem que se virar.Nem sempre, entretanto vc vai precisar colocar o iso na lua, as vezes até sobra luz.

Converse tb com o diretor pra saber um pouco da história da peça, pra que vc possa assim fazer certas interpretações com base no que o diretor vê da peça.


Pra fotometrar, fotometra nos atores (se der no rosto) e bate o branco sempre (ou pede a temperatura de cor pro iluminador).

Algumas peças que fotografei, a maioria (eu acho que todas essas, aliás) com uma 10D, onde o iso máximo que dá pra usar é 400 e ficaram dentro do que o diretor esperava

Heavy Hamlet

Iara, sereia dos rios

Inês Pereira, Virgem e Solteira

Caixa de Brinquedo

Menina Bonita do Laço de Fita
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


gutivis

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
    • Fotos de Rua
Resposta #17 Online: 16 de Outubro de 2010, 13:27:35
Flash? Tripé? Não existe isso em peça teatral e shows.
A luz deve ser a do palco e só. O tripe pode até usar, mas vai ter problemas se precisar se locomover toda hora.
Primeiro pq é proibido e segundo que fica feio.

A 50mm 1.8 é uma opção barata, ou vc vai ter que exagerar no ISO 1600 e 3200, prejudicando a qualidade da ampliação.

abraço
Canon EOS 60D

Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF-S 10-22mm f/3.5-4.5 USM


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #18 Online: 16 de Outubro de 2010, 20:05:37
Eu acho que falar assim fica meio dificil, tem espetáculos que da p fotografar tranquilamente com esse kit, ja fiz muito, e tem casos que é osso, nem com ISO 3200 e uma lente 2.8 vc consegue (passei por isso esses dias).

Então não depende apenas do equipamento, e sim também do evento, se ver nesse link http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=32278.0 tem umas fotos que fiz em um espetáculo de dança com uma Rebel XT, lente 18-55 do kit sem IS e a 75-300 USM II...Todas feitas em ISO 1600... então cada caso é um caso.

Se puder comprar uma camera que tenha ISO alto com baixo ruido e lentes zoom 2.8, e se tiver medo de usar ISO nem pense nesse tipo de cobertura, por que é super normal ter que usar ISOs 800, 1600 (mas claro que isso pode variar dependendo da finalidade das fotos)... Agora se não tiver como obter tal equipamento vai ter que torcer por uma boa luz , e se tiver bacana da pra fazer com seu equipo tranquilamente.

Flash nunca, e tripé depende do evento, do tipo de cobertura fotográfica, eu vou fazer uma cobertura de um espetáculo esse find onde vou ficar com a camera o tempo todo no tripé.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2010, 20:07:45 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


nambu

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 19 de Outubro de 2010, 14:24:01
Fotografe em RAW e ajuste no Lighroom....


Michel Rezende

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 845
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/michelrezende
Resposta #20 Online: 19 de Outubro de 2010, 15:37:33
E aí Laroca?
Michel Rezende - BH-MG
: ) Flickr



Laroca

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Feminino
  • L´art est la Solution au Chaos
    • Portfólio OnLine
Resposta #21 Online: 20 de Outubro de 2010, 11:21:31
Gente.. obrigada pelas respostas !!
Eu já fotografei e saíram otimas !!
Uma peça infantil, a iluminação da mesma ajudou muito...
Intercalei entre 1/25, 1/100, 1/150... iso 1600.
Valeu mesmo !!


rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #22 Online: 20 de Outubro de 2010, 19:45:26
Isso aí Laroca, temos que nos virar com o que temos! E é um sentimento legal de superação quando a gente consegue fazer uma coisa quando dizem que não dá, não é?

Bom, pelo menos eu sinto assim =)
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)