Autor Tópico: K-5 - Especificacoes  (Lida 17622 vezes)

pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 05 de Novembro de 2010, 23:21:39

Sobre o preco Pedro, existe algo interessante aqui: Primeiro, se a exata mesma camera tivesse o label Canikon, grandes sao as chances de muitos nao dizerem que a camera "eh cara". Isso vem do fato do usuario Pentax ja naturalmente esperar um valor mais alto no produto, na forma de qualidade equivalente e preco menor. Ai quando o preco nao eh "menor" mas na altura do mercado, vem a decepcao.

So de curiosidade, veja a lista das top 10 cameras do DXO e veja com o preco de mercado, e vc vai ver que as 3 cameras Pentax estao absurdamente baratas em relacao a competicao.


Concordo com o seu ponto de vista. Mas comparando-a com a D7000 (que tem specs semelhantes), a K-5 ainda está com um precinho salgado. Comparando com a 7D e com a D300s, de fato ela está no preço mesmo...


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 06 de Novembro de 2010, 00:00:43
Concordo com o seu ponto de vista. Mas comparando-a com a D7000 (que tem specs semelhantes), a K-5 ainda está com um precinho salgado. Comparando com a 7D e com a D300s, de fato ela está no preço mesmo...

Pedro,

Eu planejei criar um topico sobre a minha ida a estande da Pentax no PDN porem realmente o tempo esta muito curto. Tem muita coisa interessante sobre a Pentax e a ideia era criar um topico para compartilhar. Alem de experimentar algumas cameras e lentes (645, K-r, K-x, 35mm f/2.4, 6-250mm) eu tive a oportunidade de conversar com o Ned Bunnel, presidente da Pentax USA. Eu conversei com ele por uns solidos 20 ou 30 minutos, sobre bastante coisa (hierarquia Hoya-Pentax USA, Tokina, lentes novas, mercado pentax, etc) e uma das coisas que eu perguntei era sobre o preco da K-5, por que a minha K10D ja rendeu muito e chegou a hora de fazer o upgrade. O proprio presidente da Pentax me disse que um dos motivos da Nikon estar oferecendo essa camera tao agressivamente eh por causa da crise global e o tamanho da empresa conseguir absorver o diferenca de preco em quantidade. Normalmente essa camera custaria exatamente o que se eh esperado, inclusive ate o publico Nikon ficou surpreendido com o valor de entrada.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 06 de Novembro de 2010, 00:16:51
Esse é o problema. A Nikon, digamos, adotou a estratégia da Pentax e pode acabar abocanhar usuários que comprariam a k-5 (talvez a pequeno prazo apenas pois ao analisar posteriormente o usuário vê que manter um sistema Nikon é bem mais caro).
Sobre a 35mm ƒ2.4, de novo a Nikon está a frente na minha opinião pois eles tem a 35mm ƒ1.8 mais clara e mais barata.

A 60-250mm me parece espetacular, eu só ouço elogios... neste ponto (e em 90% do custo x benefício das lentes) ponto para a Pentax

E você perguntou se a Pentax tem alguma previsão de lançar uma full frame?  :assobi:

PS: Só para constar, não estou defendendo nenhum sistema, só tentando entender as estretégias de cada um...


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 06 de Novembro de 2010, 13:18:07
Oi Pedro,

Nao perguntei sobre FF por que alem de ser algo que eu nao tenho interesse, na verdade na hora nem passou na minha cabeca a pergunta. E honestamente, se isso fosse criterio importante para mim ou se eu achasse que o formato APS estivesse limitando a minha fotografia, obviamente eu nao entraria no sistema Pentax com esperanca de lancamanto FF. E com o lancamento da 645D por $10K eu acho dificil sair algo FF.

Conversei sobre lentes, e como ele disse que depois de aumentar a base de usuarios da empresa (principalmente com a K-x) que a Pentax vai lancar mais lentes primas e que esse mercado eh o forte da Pentax e que vai continuar trazendo lentes de primeira (LTD & DA*) como lentes DAL. Nao entrou em detalhes, mas disse que o foco agora volta para lentes. E tb disse que a Pentax abandonou o Roadmap de produtos.

Sobre a 35mm, eu nao conheco a 35mm f/1.8 da Nikon, nao sei se eh uma lente completamente utilizavel em f/1.8 ou se vc tem que step-down em f/2.8 para poder usa-la ou qual eh a estoria da lente, e se vc for pensar bem, nao faz muita diferenca o que a Nikon oferece por que nao vai encaixar na minha camera, entao ficar comparando tudo o que tem desse lado com o que tem do outro lado quando eu ja tenho o meu sistema escolhido me parece futil. Agora concordo com vc perfeitamente que um usuario novo entrando no mercado especificamente para ter uma corpo e simplesmente uma lente prima, ai essa pessoa tem que fazer essas perguntas e decidir qual caminho seguir.

Ja o lancamento 35mm da Pentax eh ideal para usuarios que querem experimentar com lentes primas e nao podem adiquirir as lentes LTD. Eh uma lente barata, muito leve (toda de plastico) e com a optica da famosa FA 35. Tenho uns shots feitos com ela tb, eh so questao de jogar na internet para poder postar.

Sobre a 60-250mm... eu nao creio que eu tive a chance de usa-la corretamente por que eu nao fiquei impressionado com o resultado, mas quando eu testei a DA* 300 (na mesma situacao de luz) eu percebi imediatamente a diferenca entre a zoom e a prima. Tb tenhos fotos com ambas.


Eu vou tentar postar algumas fotos esse fds.


Abracos

BB


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 06 de Novembro de 2010, 13:46:55
Legal, posta sim.

Perguntei sobre a full frame pois achei curioso o fato da Pentax ter relançado a 100mm macro (agora WR) como FA, não como a DA, como era a última versão.

Bom saber que agora o investimento deles será em lente, principalmente as DA* (para meu caso)


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #20 Online: 06 de Novembro de 2010, 14:28:51
Espero que os amigos não se chateiem

gostaria de fazer uma pergunta aqui pra não ter de abrir outro tópico, já que pode ser respondida em uma ou duas respostas...
Para os usuários do sistema Pentax

Por que escolher Pentax ao invés de Canon, Nikon e Sony. Gostaria de uma resposta firme e convincente... se for, é muito provável que minha próxima câmera seja a nova Pentax k-5, pois em Hong Kong (meu primo trará pra mim) ela está mais barata do que a Canon EOS 7D e a Nikon D300s
« Última modificação: 06 de Novembro de 2010, 14:53:22 por Natão »


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 06 de Novembro de 2010, 18:59:45
Gostaria de uma resposta firme e convincente... se for, é muito provável que minha próxima câmera seja a nova Pentax k-5

Ola Natao,

Eu nao creio que vc tenha proposto essa pergunta de forma correta. Uma coisa eh perguntar quais os motivos individuais de cada usuario ao escolher o sistema Pentax, mas pedir para ser "firme e convincente" eu acho que nao eh por ai. Por que a resposta de alguem teria que ser "firme e convincente" para vc? Cada pessoa escolhe um sistema por algum motivo que deve ser firme e convincente para esta pessoa, e nao necessariamente para vc.

Da forma proposta, parece que se vc se decidir pelo sistema Pentax que algo na vida dos outros usuarios irah melhorar ou acontecer. Nao tem nada a ver, se vc se decidir pela marca que for nao vai mudar nada para mim ou outros usuarios da marca. Realmente eu nao entendi o por que dessa colocacao tua.

Eu nao tenho acoes na Pentax, eu nao ganho comissao em caso de venda, e nem sou patrocinado pela marca, ou em outras palavras, eu nao tenho interesse nenhum em "convencer" ninguem a comprar o sistema Pentax.


Espero que tenha entendido e nao levado para o lado errado.


Ao mesmo tempo, eu te falo que eu conheco o sistema Pentax bem a fundo, e quando eu vejo mito, fatos errados ou ate "propaganda" errada, eu realmente exponho o que eu sei e tento expor outro ponto de vista, entao realmente parece que eu estou "vendendo a marca". Enfim, qualquer duvida especifica sobre o sistema Pentax, vc pode perguntar sem receio nenhum, por que se eu souber eu te falo (seja algo ruim ou bom) e se nao souber eu tb simplesmente te digo que nao sei.


Com tudo isso em mente, eu suspeito que vendo as tuas duvidas e incertezas sobre a marca, que talvez Pentax nao seja a melhor opcao para vc.

Boa sorte,

BB


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 06 de Novembro de 2010, 19:05:26
Concordo com o Bernardo.
Eu fui para a Pentax porque na época achei que a K100D era o melhor custo x benefício das câmeras de entrada (tinha ela, a Alpha 100, a D40 e a XT).


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #23 Online: 06 de Novembro de 2010, 19:05:34
Desculpe BBear, talvez eu tenha colocado as coisas de uma forma um tanto quanto determinista e unilateral. Bem eu gostaria de saber dos usuários do sistema, os pontos fortes, na verdade... talvez alguém que conheça os demais, fazer uma relação de diferença entre eles, tipo, o que seria vantajoso e o que não. Meu uso é amador, com prioridade a foto de paisagens.

Espero que tenha ficado um pouco mais claro agora... desculpe antes... mas digamos assim, gostaria de saber sobre os pontos fortes de um sistema Pentax, além de ter dúvidas sobre flashs, objetivas, quesito AF, medição, durabilidade, comércio de acessórios.

Te digo que quero comprar uma câmera e ficar um bom tempo com ela... não pretendo trocar tão cedo. Mas um dia se possível (3 anos ou mais) migrar para sensores FF. Há alguma esperança neste sentido?

Muito obrigado

Abraços!
« Última modificação: 06 de Novembro de 2010, 19:11:43 por Natão »


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 06 de Novembro de 2010, 19:53:57
Beleza Natao,

Esta esclarecido e nem precisava se desculpar. E fica complicado de tentar te ajudar porque o lado que vc esta levando a conversa (AF, medicao, durabilidade, etc) sao coisas dificeis de quantificar e tentar te explicar sem parecer ser um pouco rude.

Por exmeplo, assumindo que vc esteja se referindo a nova K-5:

- AF eh infinitamente melhor que a minha atual K10D/K100D, e essas cameras me servem prazerosamente ate hoje. Isso quer dizer que o AF da K-5 eh o melhor do mercado? Provavelmente nao. E nada nesse mercado eh constante... amanha sai outra K-4 com um AF melhor mas e dai?

- Objetivas: esse resposta tinha que vir de vc. Vc cogita lentes manuals? Se sim, entao vc tem acesso a todas lentes P/K ja feitas ate hoje. Eh o unico sistema com compatibilidade total na montagem, sem adaptadores e com confirmacao de foco e medicao de exposicao. Okay, vc nao quer lentes manuais apenas AF? Okay, entao vc teria que ver quais lentes tem interesse e ver o que a pentax oferece em termos de AF e como se compara com outros sistemas que vc esteja considerando. Por exemplo, vc quer tirar fotos do time do Flamengo no meio do Maracana e precisa de uma lente 600mm f/4 ? Okay, pentax nao te oferece isso. Agora vamos dizer que vc quer lentes primas de primeira qualidade e grande angulares para tirar fotos de paisagens? Ai ja eh o forte da marca.

- Comercio de acessorios: esse eh algo interessante, por que aparentemente a grande maioria dos fotografos do brasil compram direto da BH Photo e na hora de comentar sobre pentax falam que nao tem acesso a produtos no Brasil. Mas oras, se vc vai comprar direto na BH, que diferenca isso faz? Enfim, nao sei o que acontece, e como eu nao estou no Brasil eu nao sei exatamente quais os fatos em relacao a isso.

- Durabilidade: Bom, apenas posso dizer sobre a minha experiencia:  tenho atualmente a K10D, K100D, Kx, PZ-1p e tive uma *Ist DL. Sao 4 DSLR e 1 SLR. Em pouco mais de 4 anos, eu apenas tive 1 problema com cameras Pentax: a KX teve problemas de bateria e retornei para conserto (garantia) e esta funcionando normalmente. No meu ver, a media esta muito boa e nao creio que exista problema de qualidade.

- Flash: O sistema Pentax esta LONGE de ser um CLS da Nkon (o que eh na minha opniao o melhor sistema de flash do mercado) mas tb nao custa o mesmo e funciona em PTTL da mesma forma.


Natao, na verdade parece que qualquer camera nesta faixa de preco que vc esta considerando vai ser uma ferramente suficiente para vc por muitos anos. Qualquer uma. Talvez uma analogia para esclarecer o que eu quero dizer. Vc esta basicamente perguntando qual carro deve comprar para poder levar teu filho todo dia para escola no meio de Sao Paulo: uma ferrari ou um porsche? Ai vc quer saber qual a diferenca entre a aceleracao 0-100 e o tempo de frenagem de ambos. Bom, a diferenca eh marginal, e numa corrida pode ate ser importante, mas para levar o filho na escola, realmente eh importante??


Espero que tenha trago um pouco de luz na tua pesquisa. Nao foi uma resposta cientifica e decisiva (e eu nao ligo muito para isso, mas se vc quer ver numeros, eh soh ir no DXO que tem tudo la) mas espero que tenha ajudado com o ideia que isso eh apenas uma camera, vc vai estar MUITO bem servido com qalquer camera de $1,600 que vc comprar hoje. Vc seguramente nao vai se sentir limitado pela camera que escolher, de forma NENHUMA. Tem varios fotografos MUITO talentosos com cameras MUITO inferiores que essa safra.

Boa sorte novamente,

BB


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #25 Online: 06 de Novembro de 2010, 20:12:01


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #26 Online: 06 de Novembro de 2010, 20:19:50
Valeu BBear... me ajudou muito... e se landscapes é o forte, com certeza vou tender a ela... Objetivas eu ainda tenho umas m42 aqui... devo ter fotos fantásticas com a minha SuperTakumar 50mm 1.4. Bem valeu mesmo, vou só esperar até dezembro pra me decidir... eu sempre tive uma queda pela pentax (eu acho que gosto de ser diferente - até a moto eu queria uma Buell enquanto todos queriam ou SS ou Harley - mas já desisti de moto depois que cai com a minha hahah)...

Mas vou ponderar certinho tudo...

Muito obrigado mais uma vez

Abraço!


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 06 de Novembro de 2010, 20:27:14
Valeu BBear...

De nada!

eu sempre tive uma queda pela pentax (eu acho que gosto de ser diferente - até a moto eu queria uma Buell enquanto todos queriam ou SS ou Harley)

Isso faz parte da magia. E minha moto tb chega a ser mais rara que a minha camera, uma TL1000.

he he he


[]s


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 06 de Novembro de 2010, 22:21:13
Uns samples (reduzidos) da K-5 em ISO alto (com e sem pós)
http://forums.dpreview.com/forums/readflat.asp?forum=1036&message=36661051&changemode=1

Achei ótimo em ISO6400, para mim ainda utilizável. Com um tratamento menos agressivo, dá para utilizar também o ISO12800 (sem tratamento já fica meio complicado na minha opinião)


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/