Autor Tópico: Adquirindo uma D7000  (Lida 35867 vezes)

sedassari

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 807
  • Sexo: Masculino
  • sedassari, ricardo
    • Gráfica São Gabriel
Resposta #90 Online: 09 de Dezembro de 2010, 07:36:24
Nao li o artigo todo, mas nesse artigo aqui: http://www.guillermoluijk.com/quickwin/perfect/index.htm o cara expoe uma coisa que eu tinha visto no Flickr. No teste do Flickr o cara errou a exposiÇão de uma foto absurdamente para baixo, a foto ficou quase toda negra, mas como ele tirou em RAW, depois via soft ele compensou a luz da imagem e a foto foi 100% recuperada, sem nenhum vestígio de ruído, ou seja, ou sensor aceita muito erro de exposição para menos. No artigo ele cita esta caracteristica deste sensor, e ele até sugeriu que com este sensor poderíamos trabalhar sempre com o iso nativo da camera, tipo iso 200, e depois na hora de converter o RAW escolheriamos o quanto precisamos de luz, e segundo ele este processo seria como se estivessemos, após bater a foto, escolhendo que iso a foto final deverá ser "revelada", tudo isso com muito poucas perdas em relação ao processo de já bater a foto com o iso correto.


Eu já vivi situações assim Leo, de erro na fotometria, e não tive a felicidade do exemplo.
Toda vez que expus para esquerda, ou seja, subexpondo a imagem, perco em nitidez justamente porque os sensores são deficientes na captura das baixas luzes, pois germ interferências que, ao serem manipuladas, achatam a imagem, deixando-a soft.

Com o tempo me condicionei a fotografar pensando em RAW, utilizando o histograma e não a imagem do LCD da câmera. Apenas explicando, gosto de expor a imagem ao seu limite máximo, sempre com o histograma encostando na direita e recuperando as altas luzes no pós. Isso me permite utilizar ISOs mais altos com menos ruído e mais segurança, conseguindo um registro maior de passagens dos tons.

Porém, essa é uma técnica que gosto de utilizar e, como toda regra, nunca é soberana.

Abraço!
sedassari, ricardo | fotografia | adobe photoshop certified expert
ribeirão preto | são paulo | brasil


leoduzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/89441206@N00/
Resposta #91 Online: 09 de Dezembro de 2010, 08:51:38
Mas pelo que entendi do artigo, essa é uma vantagem desse novo sensor, ou seja, essa nova geração de sensores permite uma transição de iso na hora de converter o arquivo com poucas perdas. Na minha D50 eu consigo fazer isso para no máximo 1,5EV, mais que isso é ruído na certa, e pela foto do flickr onde o cara errou absurdamente a exposição, a recuperação foi praticamente total, mas infelizmente não to achando mais essa foto, mas em breve nossos companheiros pioneiros(leia-se "cobaias", rsrssr) postarão coisa parecida por aqui.
Leo Duzzi
D50 + D7000 + Tamron 17-50 2.8 VC + Nikkor 18-135mm + Nikkor 50mm  1.8 + Nikkor 28-80mm + SB-600
http://www.flickr.com/photos/leoduzzi


Danielvb

  • Trade Count: (16)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #92 Online: 09 de Dezembro de 2010, 12:32:34
Passei essa semana com a d7000 e posso constatar o seguinte:

Falta de nitidez das imagens: Fato. As imagens possuem menor nitidez aparente (a exemplo do que acontecia com a d200 - tratamento de nitidez mais conservador). Eu disse aparente. As imagens possuem muita resolução e basta aplicar mais nitidez que os detalhes surgem sem que pareçam artificiais.

Problemas de foco: Não duvido que ocorra, mas a minha está perfeita.

Latitude: Fantástica. Eu nunca imaginei conseguir recuperar quase 3 pontos de luzes altas em uma DX. A recuperação de sombras é ainda mais impressionante. Dá para recuperar até 5 pontos, talvez mais.

Manchas no sensor: Nao tem nenhuma. Acho que é um problema específico da K-5.

Cores: Particularmente, eu não gosto da forma como a nikon lida com tons vermelhos. Eu uso sempre um calibrador de cores para criar perfis customizados e deixar tudo em tons mais agradáveis.

A câmera é uma delícia de usar. Lembra muito a d300, só que sem o peso e o tamanho.
Eu acabei comprando o grip MB-D11 também. Fica muito mais confortável para fotos verticais.
Daniel Vilanova Batalha
www.flickr.com/danielvb


maxpedigao

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Max Perdigão - BH, MG
    • Max Perdigão: arquitetura - fotografia/viagens - meio ambiente
Resposta #93 Online: 09 de Dezembro de 2010, 14:06:12
Liguei pra Adorama: Não antes de janeiro...
Acreditei no prazo de 3 a 4 semanas deles e fiquei a ver navios... :no:
Vou ver se consigo em outro lugar. Senão vou de D90


agm365

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #94 Online: 09 de Dezembro de 2010, 17:43:37
Danielvb boa tarde,

Desculpe se minha pergunta é muito "infantil" para você, mas quando você disse "basta aplicar mais nitidez" você esta falando no Pós Foto (por exemplo no Photoshop) ou antes do clique mesmo, com alguma configuração na máquina ?

Você poderia postar e algum endereço uma foto básica dela em JPG ( foto tirada com as configuração padrões da camera) ?

Grato,


Danielvb

  • Trade Count: (16)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #95 Online: 09 de Dezembro de 2010, 18:05:16
Tanto faz aplicar antes ou depois. Eu prefiro aplicar depois pq acho os algoritmos dos PS e LR mais sofisticados do que os do fabricante.
Configuração padráo da camera é algo meio complicado, pq ela está aplicando sempre alguma modificação. V quer que eu zere a nitidez?

Danielvb boa tarde,

Desculpe se minha pergunta é muito "infantil" para você, mas quando você disse "basta aplicar mais nitidez" você esta falando no Pós Foto (por exemplo no Photoshop) ou antes do clique mesmo, com alguma configuração na máquina ?

Você poderia postar e algum endereço uma foto básica dela em JPG ( foto tirada com as configuração padrões da camera) ?

Grato,
Daniel Vilanova Batalha
www.flickr.com/danielvb


Danielvb

  • Trade Count: (16)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #96 Online: 09 de Dezembro de 2010, 18:06:36
Liguei pra Adorama: Não antes de janeiro...
Acreditei no prazo de 3 a 4 semanas deles e fiquei a ver navios... :no:
Vou ver se consigo em outro lugar. Senão vou de D90

A culpa não é da adorama. A nikon que atrasou todos os prazos de entrega. A minha quase que nao chegava a tempo da viagem.
Daniel Vilanova Batalha
www.flickr.com/danielvb


maxpedigao

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Max Perdigão - BH, MG
    • Max Perdigão: arquitetura - fotografia/viagens - meio ambiente
Resposta #97 Online: 09 de Dezembro de 2010, 18:33:31
O atraso da entrega em si não é. Acho que faltou um pouco de compromisso da Adorama em dar um retorno melhor em relação ao prazo, ou de aceitar encomenda de algo que não podem manter o compromisso. Na B&H por exemplo, desde o início de novembro não estão aceitando nem pre-ordem e por telefone foram bem claros ao dizer que não havia a menor chance para esse ano.
Que novela mexicana... :hysterical:

A culpa não é da adorama. A nikon que atrasou todos os prazos de entrega. A minha quase que nao chegava a tempo da viagem.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2010, 18:33:53 por maxpedigao »


agm365

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #98 Online: 10 de Dezembro de 2010, 12:41:03
Danielvb bom dia,

Se possível, gostaria sim. Só para ter uma idéia do que ela faz !!!

Grato,


eden2000

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
Resposta #99 Online: 12 de Dezembro de 2010, 22:08:48
semana passada, a BH vendeu 2000 unidades em 2 dias... fiquei sem...


LUCIANON

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 423
  • Sexo: Masculino
Resposta #100 Online: 12 de Dezembro de 2010, 22:34:03
A Monte Carlo no Paraguay, a teve apenas por poucos dias...quando será que a teremos...
@lucianosoares.foto


leoduzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/89441206@N00/
Resposta #101 Online: 13 de Dezembro de 2010, 08:01:27
Eu não compro até ver mais fotos. Ta demorando pra galera postar alguma coisa que demonstre as diversas regulagens de sahsrp para comprovar que é tudo uma questao de ajuste e não de problemas no projeto.
Leo Duzzi
D50 + D7000 + Tamron 17-50 2.8 VC + Nikkor 18-135mm + Nikkor 50mm  1.8 + Nikkor 28-80mm + SB-600
http://www.flickr.com/photos/leoduzzi


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #102 Online: 13 de Dezembro de 2010, 10:40:21
Eu não compro até ver mais fotos. Ta demorando pra galera postar alguma coisa que demonstre as diversas regulagens de sahsrp para comprovar que é tudo uma questao de ajuste e não de problemas no projeto.

sem duvida a coisa ta cru ainda
eu cancelei meu pedido,
vou ver se vale a pena,
as d90 ate agora vao bem.
acho que ate março teremos respostas verdadeiras.
abs.


Danielvb

  • Trade Count: (16)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #103 Online: 13 de Dezembro de 2010, 11:35:55
Algumas imagens cruas. Se quiserem algum tipo de foto específica me avisem.
As imagens praticamente não foram editadas. Estão do jeito que saíram da câmera.
Todas as fotos tiradas com a 50mm 1,4 G.

Modo Standard. Abertura 2.0


Modo neutral. Abertura 1.4. Sharp 4 de 9


Modo neutral. Iso 6400. Sharp 4 de 9
Daniel Vilanova Batalha
www.flickr.com/danielvb


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #104 Online: 13 de Dezembro de 2010, 18:12:10
No retrato o Exif mostra abertura usada como 1.8 e a lente é 1.4. Confirma isso?
Achei meio soft, mas não sei dizer se seria devido a lente e abertura usada.
Se for a 1.4 a partir de q abertura ela entrega boa nitidez?
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.