Autor Tópico: Surpresa surpresa: Sigma lança DSLR com sensor Foveon de 46 mpx!  (Lida 14216 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #30 Online: 28 de Setembro de 2010, 08:33:42
A sigma participa do 4:3 mais pelo interesse em produzir as lentes em formato aberto.
A Sigma comprou a Foveon, acredito que mais para investir pesado no mercado de SLRs. Esta camerinha me chamou bastante atenção, minha dúvida ainda é o desempenho geral do sensor, pois o ruído do FOVEON chegava a atrapalhar mesmo em ISO baixo, e o potencial da Baioneta, para não comprarmos e acabarmos com um elefante branco. Essa câmera seria mais do que perfeita se usasse um mount de outra marca, como Canon, Nikon ou Sony. Eu só não trabalharia com Pentax e 4:3 pela limitação do mount na produção de lentes para formato 135.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #31 Online: 28 de Setembro de 2010, 10:02:40
Esta camerinha me chamou bastante atenção, minha dúvida ainda é o desempenho geral do sensor, pois o ruído do FOVEON chegava a atrapalhar mesmo em ISO baixo, e o potencial da Baioneta, para não comprarmos e acabarmos com um elefante branco. Essa câmera seria mais do que perfeita se usasse um mount de outra marca, como Canon, Nikon ou Sony.

Embora eu não tenha tido a oportunidade de testá-la, e acredito que por muito tempo vou ficar sem ter esta oportunidade, o pouco que pude observar é exatamente a questão do ruído. A exposição tem que ser muito boa para se ter "a imagem".


Paust

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 276
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 28 de Setembro de 2010, 10:41:35
 Esta camera não é para o publico iniciante e entuziasta,ela é adequada a quem sabe ao que se propõe o sistema,sabemos que os companheiros propensos a fotogarfia desportiva e jornalismo valorisam fps,pontos e velocidade de af,resistencia e assim optam por 7D,d300s,d3s etc aqueles que estam na área social cobrindo eventos de moda,casamentos,e trabalhos em estudio,dão preferencia a desempenho em alto iso,bom resultado de imagem,algo completo mas não nescessáriamente um tanque de guerra,ai entra as 5D MkII,D700 e as demais tops FF,já os fotografos publicitários para obter uma boa ampliacão para cartazes,baners e folders usam medio formato,D3x,e outras gigantes com muitos pixels,os usuario de uma sigma SD15,e agora da SD1,estam ligados a qualidade de cores latitude de imagem,algo mas sureal,artistico querem imagens perfeitas,mesmo que isso custe praticidade,e requeira mas tecnica,gente que prefere trabalhar com isos baixos e médios,exposicões mais demoradas,e que não fazem questão de recursos avantajados como fps,iso alto,full hd,etc,fotografos que querem imagens inusuais para ilustracões de livros,sites,revistas de assunto cientifico,astrofotografia,macro e toda a gama onde a qualidade e os detalhes e as cores fazem diferenca,e quem não quer nada disso,faz lomo,usa holga e outras cameras destinadas ao assunto!
« Última modificação: 28 de Setembro de 2010, 10:44:56 por Paust »
ferro velho 120 e 35mm com tubos velhos,compacta jurássica 1/2 mp e só porque morreu tambem uma NX300 e 3 tubos que vieram juntos :D


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #33 Online: 05 de Outubro de 2010, 17:38:46
Exclusive: Sigma and Foveon discuss the forthcoming SD1
http://forums.dpreview.com/news/1010/10100504Sigmainterview.asp


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #34 Online: 05 de Outubro de 2010, 18:44:40
Se a SD15 já é uma paulada, mal espero pra ter uma SD1 em mãos !


silverio stallonge

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 127
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 07 de Outubro de 2010, 11:49:52
gostei dessa maquina,e corpo bonito,imagine se desse pra usar o mount de lentes
nikon e canon :fight: :fight: :clap:
nikon D 7100 lente 18-105/nikon D70s lente18-70 e50mm 1.8nikon/flasch sb 700 /panasonic fz-18


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #36 Online: 16 de Outubro de 2010, 21:55:12
gostei dessa maquina,e corpo bonito,imagine se desse pra usar o mount de lentes
nikon e canon :fight: :fight: :clap:

Eu compro, eu compro!  Mas como o pessoal aí mesmo disse, uma das maiores limitações desta sd15 é o mount mesmo...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #37 Online: 17 de Outubro de 2010, 01:00:59
Eu compro, eu compro!  Mas como o pessoal aí mesmo disse, uma das maiores limitações desta sd15 é o mount mesmo...

Limitação ? Depende. Existe adaptador para M42, pode converter para Nikon, Leica e Contax-Yashica. Perde o AF, mas quem se importa ? Vocês reclamam muito... Ou será que ninguém mais sabe usar foco manual e exposição por prioridade de abertura ? Tem que ser tudo sempre mastigadinho ? Fica basicamente como uma Olympus OM-2, Pentax ME-Super e similares.

Eu não gosto da ótica da Sigma salvo raríssimos modelos, como a 70/2.8 Macro. Nem a 30/1.2 presta muito, tem as bordas super soft...

A Sigma é um fabricante de lentes, não estão achando mesmo que ela vá algum dia lançar uma câmera com mount universal né !

Como o Paust bem disse, ela não é uma câmera para qualquer um, e sim de nicho. Se você sabe usar uma câmera manual com filme ISO 100 ou 200, vai se sentir muito bem com ela. Se só gosta de apertar botão vai odiar.

Se quer ISO 10000, 10 fps , foco ultra rápido, parta para outra.





« Última modificação: 17 de Outubro de 2010, 01:02:39 por afshalders »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #38 Online: 17 de Outubro de 2010, 11:25:48
afshalders o problema maior do Mount não é o Mount em si, pois o range de lentes sigma é excelente. O grande problema é Mercado. O Mount ser diferente dificulta muito a revenda da câmera e isso, em um mundo digital, é algo que tem que ser levado bem em conta na aquisição de um equipamento. Se revender um equipamento com mount Pentax ou Oly já é mais complicado, imagine revender um com mount sigma.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #39 Online: 17 de Outubro de 2010, 13:58:05
afshalders o problema maior do Mount não é o Mount em si, pois o range de lentes sigma é excelente. O grande problema é Mercado. O Mount ser diferente dificulta muito a revenda da câmera e isso, em um mundo digital, é algo que tem que ser levado bem em conta na aquisição de um equipamento. Se revender um equipamento com mount Pentax ou Oly já é mais complicado, imagine revender um com mount sigma.

Verdade... Mas na boa, quem compra uma câmera dessas geralmente não está nem aí para revenda, tanto que há pouquíssimas a venda no ebay... Eu digo que estou plenamente satisfeito, apesar das ditas "limitações".

Ando sem tempo, mas uma hora dessas posto alguma coisa feita com a SD15 + EBC-fujinons.



Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #41 Online: 19 de Outubro de 2010, 18:16:25
Eu vi alguns samples da sd15, achei-os muito bons, só que uma coisa que não gostei foi o IQ, em iso 200 já começam aparecer algumas sinais de ruído, e digo, bem evidentes.. mas em relação as cores, latitude e resolução, cara, mata a pau!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #42 Online: 19 de Outubro de 2010, 20:01:13
Foveon metamerism  :(
http://www.fredmiranda.com/forum/topic/938877/9#8914169
http://www.fredmiranda.com/forum/topic/938877/9#8917334


Huahuahua...

Quanta masturbação.

Na boa. Qualquer curva pode ser ajustada por software... É só pegar a curva do sensor e achar a transformada necessária para obter a curva desejada (trivial) e multiplicar a original pela transformada, que você tem a resposta corrigida. Se eu sei isso, pode crer que a Sigma sabe... Nunca vi tamanha besteira. Papo de pseudo-entendido huahuahuahuahuahauhaua. Me dá a tabela de pontos de cada componente que em meia hora dou as equações de correção para ficarem idênticas as que ele quer.




Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #43 Online: 19 de Outubro de 2010, 22:58:02
A questão levantada é que o metamerismo no Foveon é maior do que no Bayer devido a sua resposta espectral.
Se a questão fosse tão simples, as DSLR não teriam uma resposta na casa de 75 a 85 como afirma o DXO.

http://www.dxomark.com/index.php/en/Learn-more/Understanding-DxOMark-Database/Measurements/Color-sensitivity



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #44 Online: 19 de Outubro de 2010, 23:31:18
Não é meramente uma questão de valores absolutos. 70 a 85% está pra lá de bom. Isso não discuto.

O que o cara disse é que as curvas são muito diferentes e por isso o Foveon jamais poderia ter a resposta correta. Nem o Foveon nem nenhum outro. Mas dá perfeitamente para compensar as curvas, isso é fato... Eu acho que dá para colocar os dois exatamente no mesmo pé.

Deixa eu te dar um exemplo com que trabalhei, não em fotografia, mas em espectrometria.

Lá no Instituto de química da UFRJ tinha um espectrometro antiquíssimo da Hitachi, 500% analogico e usava uma lâmpada de xenônio como fonte de luz branca e um prisma para decompor a luz, que passava por uma fenda e por fim, alcansava o detetor. A amostra a ser analisada era posta entre a fenda e o detetor, e ao girar o prisma, diferentes partes do espectro passavam pela amostra e a curva de absorção da mesma era levantada.

Fizemos uma versão tosca, que não usava fendas, nem prisma, e sim 7 leds, nos comprimentos de onda 400,470,520,560,585,610 e 660 nanometros, cobrindo a faixa toda mas não uniformemente. Levantamos as curvas individuais de cada led e corrigimos por software as mesmas e conseguimos um resultado correlacionado em mais de 90% com o Hitachi. Cada led era acionado separadamente, e media-se a absorção. Depois de alguma matemática o resultado saia bem proximo do real. É um problema muito pior que o metamerismo dos CCDs. Olha que as curvas eram muito menos comportadas que as do Foveon apresentadas.

Não esqueça também que pessoas diferentes tem percepção de cores também diferentes. Novamente, bonito para um padrão técnico, mas na prática não é assim tão importante. Pra mim continua sendo papo Geek pra encher linguiça e terem assunto. Nem filme reproduz cores com 100% de fidelidade. Nem a impressora, nem o monitor... Se um elo não reponde fielmente a coisa perde totalmente essa rigidez toda.

Isso acaba tomando o mesmo rumo do MTF, jogando lenha na fogueira pra nada muito prático.

Vale como informação. Só isso e olhe lá.