Autor Tópico: Surpresa surpresa: Sigma lança DSLR com sensor Foveon de 46 mpx!  (Lida 14277 vezes)

Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 20 de Outubro de 2010, 00:03:36
Cara, puxando a conversa pro lado prático, eu digo que nas minhas fotos só os vermelhos sofrem desse problema. As outras cores eu percebo como sendo bem ricas e fiéis, melhores que a da minha 5D até onde pude perceber.

O problema do vermelho no Foveon é bem conhecido, ainda assim ele só me incomodou umas 3 vezes nas 2.000 fotos que fiz com a DP1 e consegui reduzir o problema na pós. Ele realmente segue o padrão do que o cara no primeiro link do Pictus postou: o vermelho refletido pelo metal da lataria de um carro sai entre o rosa e o laranja, o vermelho refletido pelo tecido de uma roupa sai rosa e estourando pro roxo, mas o problema das outras cores eu nunca ouvi falar e nem testemunhei na minha experiência como usuário... se a opinião de alguém que realmente usa o sensor servir de alguma coisa frente a um monte de gráficos e papo teórico, podem acreditar que nunca vi isso.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #46 Online: 20 de Outubro de 2010, 00:12:23
Cara, puxando a conversa pro lado prático, eu digo que nas minhas fotos só os vermelhos sofrem desse problema. As outras cores eu percebo como sendo bem ricas e fiéis, melhores que a da minha 5D até onde pude perceber.

O problema do vermelho no Foveon é bem conhecido, ainda assim ele só me incomodou umas 3 vezes nas 2.000 fotos que fiz com a DP1 e consegui reduzir o problema na pós. Ele realmente segue o padrão do que o cara no primeiro link do Pictus postou: o vermelho refletido pelo metal da lataria de um carro sai entre o rosa e o laranja, o vermelho refletido pelo tecido de uma roupa sai rosa e estourando pro roxo, mas o problema das outras cores eu nunca ouvi falar e nem testemunhei na minha experiência como usuário... se a opinião de alguém que realmente usa o sensor servir de alguma coisa frente a um monte de gráficos e papo teórico, podem acreditar que nunca vi isso.


Exatamente. Nada que não se consiga corrigir. Acho que esse tipo de informação não acrescenta muita coisa, mas não gosto de ver as coisas serem levadas para um lado tendencioso sem um contra-argumento. Tem muita informação e contra-informação nessa estória toda, que serve mais para atrapalhar do que para ajudar.

Já tentou usar o color mechanic para corrigir esses "erros" ?

http://www.dl-c.com/content/view/16/30/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #47 Online: 20 de Outubro de 2010, 00:21:38
Bucephalus, aqui tem uma correção feita em 30s pelo CM.

original


correção 1


correção 2



Trivial de fazer no CM



Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #48 Online: 20 de Outubro de 2010, 09:12:50
nossa, que bacana! A cada dia aprendo mais... até me lembrei dos meus labs de espectrometria... mas não faziamos correção da curva de cor, pois tinhamos uma fonte de luz branca e um prisma, fora que aquela coisa era capaz de nos informar o comprimento de onda naquele instante...

Mas mudando um pouquinho o rumo da prosa... pensei que se corrigíssemos a curva de cor do vermelho de um foveon, alteraríamos a imagem num todo, mas daí eu concluí que é verdade (afinal todas as cores em uma foto são compostas pelas três - já não saberia mencionar se haveria um vermelho puro, um azul puro, e um verde puro). Só que com a correção, de digamos, do vermelho, corrigiríamos a curva não só no objeto vermelho, mas na fotografia toda, ou digamos, pelo menos nas partes que se tem a presença do vermelho (tipo, amarelo, roxo, laranja - no geral todas, pois acredito que as três cores por uma variação mínima devem entrar na composição de toda a fotografia)...

bem, é especulação, mas por uma questão de lógica estaria certa... a não ser que o sensor contrabalanceasse  numa cor composta com "R", e no "R" puro deixasse a desejar na resposta...

Mas bacana a explicação de vocês... é bacana aprender essas coisas!

 


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #49 Online: 20 de Outubro de 2010, 09:52:16
Interessante esta conversa. A imagem toda foi corrigida. Nãosomente o punto-rosa tornou-se vermelho-alaranjado, mas o asfalto está mais quente, etc.

A correção do R ficou mais evidente onde o R está mais evidente. Obvio.

Agradeço a todos pela aula!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #50 Online: 20 de Outubro de 2010, 11:49:36
Interessante esta conversa. A imagem toda foi corrigida. Nãosomente o punto-rosa tornou-se vermelho-alaranjado, mas o asfalto está mais quente, etc.

A correção do R ficou mais evidente onde o R está mais evidente. Obvio.

Agradeço a todos pela aula!

Como disse, foi feita em 30s...

Estava tarde, não prestei muita atenção ao asfalto, mas é moleza deixa-lo neutro no CM. Basta clicar em um ponto no asfalto e puxar o vetor para o centro do cubo.

Na verdade, está modificando o HSV.



Mais 30s de trabalho pro asfalto...




É claro que isso teria que ser feito com mais cuidado, mas é só para mostrar a idéia.
Não tem nada melhor que o Color Mechanic para isso. Recomendo.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2010, 12:01:58 por afshalders »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 20 de Outubro de 2010, 16:01:39
Realmente tá muito mais fiel ao original. Vou baixar esse Color Mechanic.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #52 Online: 20 de Outubro de 2010, 16:14:51
Se tiver com alguma dúvida no CM esteja a vontade para perguntar.
O CM é bom para quem usa o Photoshop. Pessoalmente uso o PictureWindow 5 Pro, que já vem com o CM incluído, e tem o melhor sistema de mascaras que já vi.

O curioso é que na minha DP2 e na SD15 não vejo esses tons rosa.

Olha só... DP2



Outra com a DP2




Nao foram mexidas. Conversão X3F direta
« Última modificação: 20 de Outubro de 2010, 16:24:13 por afshalders »


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #53 Online: 20 de Outubro de 2010, 18:05:22
Para quem está boiando, aqui uma pagina descrevendo o que é metamerismo e outras coisas:
http://www.beercolor.com/metamerism.htm
http://www.beercolor.com/problems_with_color_evaluation_a1.htm

Que tal uma ruiva com tudo vermelho, cabelo comprido, sapato, vestido, bolsa, batom e comendo uma maçã na frente de uma Ferrari...  :D


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #54 Online: 20 de Outubro de 2010, 18:23:24
Para quem está boiando, aqui uma pagina descrevendo o que é metamerismo e outras coisas:
http://www.beercolor.com/metamerism.htm
http://www.beercolor.com/problems_with_color_evaluation_a1.htm

Que tal uma ruiva com tudo vermelho, cabelo comprido, sapato, vestido, bolsa, batom e comendo uma maçã na frente de uma Ferrari...  :D

Legal, e o nome do tópico como Mimetismo.

Já conhecia essas, legal para a galera ver. Acho a do avião clássica !  :clap:


« Última modificação: 20 de Outubro de 2010, 18:27:22 por afshalders »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 25 de Outubro de 2010, 22:36:38
http://www.sigmaphoto.com/shop/sd1-dslr-sigma

Available Early 2011.

No início de 2011 um monte de gente vai ficar mais pobre.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #56 Online: 26 de Outubro de 2010, 12:52:46
http://www.sigmaphoto.com/shop/sd1-dslr-sigma

Available Early 2011.

No início de 2011 um monte de gente vai ficar mais pobre.


É uma possibilidade. Já estou pensando em por o meu equipamento canon cropado todo a venda.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 03 de Dezembro de 2010, 19:56:30
http://www.youtube.com/watch?v=PkQ8wUGzCZo&feature=player_embedded

Eu gosto da reação dele ao analisar as fotos da "câmera secreta"  :D


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #58 Online: 03 de Dezembro de 2010, 21:38:43
Conhecendo a Sigma deve sair em 2020... Demoraram mais de 2 anos pra porem a SD15 a venda desde o lançamento !


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 03 de Dezembro de 2010, 21:54:08
Por mais incrível que pareça, dessa vez eu acho que eles lançam rápido a câmera. Com certeza não nesse ano, mas no primeiro trimestre do ano que vem eu acho provável. Se o Carl Rytterfalk tá testando uma é porque a Sigma já deve ter mandado algumas unidades para os jornalistas prepararem os reviews.