Autor Tópico: Surpresa surpresa: Sigma lança DSLR com sensor Foveon de 46 mpx!  (Lida 14217 vezes)

Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 22 de Setembro de 2010, 13:04:15
Mas, até onde sei, o tamanho do sensor influencia sim na definição.

O que influencia na definição do sensor são os megapixels, a difração das microlentes, a interpolação e a intensidade do filtro AA (e talvez mais alguma coisa que não lembro). O sensor Foveon não interpola cores, não tem filtro AA e não tem filtro RGB. Só isso já garante uma capacidade natural de captar mais detalhes que um sensor Bayer.

Normalmente falam que ele tem o dobro de uma resolução de um sensor Bayer da mesma resolução. Assim sendo o sensor anterior de 4,6 mp conseguia algo equivalente a 8 ou 10 mp. Esse sensor novo de 15 mp deve alcançar algo parecido com um de 30 ou 35 mp.


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #16 Online: 22 de Setembro de 2010, 13:26:53
O que influencia na definição do sensor são os megapixels, a difração das microlentes, a interpolação e a intensidade do filtro AA (e talvez mais alguma coisa que não lembro). O sensor Foveon não interpola cores, não tem filtro AA e não tem filtro RGB. Só isso já garante uma capacidade natural de captar mais detalhes que um sensor Bayer.

Normalmente falam que ele tem o dobro de uma resolução de um sensor Bayer da mesma resolução. Assim sendo o sensor anterior de 4,6 mp conseguia algo equivalente a 8 ou 10 mp. Esse sensor novo de 15 mp deve alcançar algo parecido com um de 30 ou 35 mp.

Obrigado pela explicação.

O que na verdade está se considerando é exatamente esta capacidade de "duplicar" a definição em relação ao sensor Bayer.

Após algumas pessoas dizerem que a 5D gerava imagens com ISO alto melhores que a 5Dmk2, busquei alguns samples para compara as duas. Cheguei a conclusão que não só na questão do ISO alto, como também na questão da definição, a 5Dmk2 é bem superior que a 5D. Aceito, porém, que o meu olhômetro estivesse decalibrado, mas a última calibração que fiz dizia que eu estava enxergando muito bem....rsss

Baseado nessa diferença da 5Dmk2 para a 5D, me veio o sentimento inicial, o qual expus mais acima, de certa ceticidade.

Porém, esta Sigma, que até hoje eu nem sabia que existia, (não com estas capacidades), agora começa a ser uma grata surpresa. Vou estar acompanhando melhor esta marca/câmeras.

Valeu.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #17 Online: 23 de Setembro de 2010, 08:49:22
Este foi o lançamendo da Photokina que mais chamou minha atenção.
Se os sistemas se mostrarem confiáveis e eles conseguirem resolver o problema do ruído do FOVEON acho que temos ai um grande potencial. Mas o problema é que meus pés no chão me impedem um pouco de acreditar que o FOVEON tenha evoluído a ponto de resolver o problema do ruído, uma vez que muitas das limitações neste sentido se devem à própria natureza da tecnologia.
Mas de qualquer forma ainda estou esperando para ver. Vai que temos mais novidades do que o anunciado... ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 23 de Setembro de 2010, 10:35:43
Eu estou acreditando que essa diferença de resolução vai solucionar o problema....ela deve trazer uma imagem maravilhosa.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #19 Online: 23 de Setembro de 2010, 11:11:59
Foveon + NanoTec... :ponder:


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 23 de Setembro de 2010, 11:45:41
Mas quem disse que a câmera tem que ser boa em altos ISO? Médio formato digital é só pra usar em ISO baixo e médio, e por mim poderiam fazer a mesma coisa com o Foveon. Claro que seria ótimo se ela tivesse bom desempenho em pouca luz, mas isso não é um requerimento pra um bom equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #21 Online: 23 de Setembro de 2010, 12:07:39
Bucephalus, faço minhas as suas palavras. Em filme conto nos dedos quantas vezes usei acima de ISO 400. Acho que usei uns 30 rolos ISO 800 e uns 4 ISO 1000 em 25 anos.

acho que uns 70% foram de iso 50 a 200, uns 25% em 400 e o resto em outros ISOS, tipo 25,640 e 800...


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 23 de Setembro de 2010, 13:33:41
Eu preferia muito mais uma câmera com ISO 12 do que que ISO 12800.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #23 Online: 23 de Setembro de 2010, 13:40:08
Realmente acredito que será a nitidez melhor que as 5D2, D3x e Alphas 850/900.

Já pensou uma com ISO 25? rsrs


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 23 de Setembro de 2010, 15:22:27
Se fizessem um sensor com ISO nativo de 50 já seria legal, porque aí teria um modo expandido pra 25  ;)


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 23 de Setembro de 2010, 15:36:34
"Sigma says it is working on a full-frame version of the sensor, despite the three-layer design's complexity."

http://www.bjp-online.com/british-journal-of-photography/news/1734531/sigma-unleashes-megapixel-digital-slr#ixzz10L1t6eUm


Será? Foi o único site que falou a respeito disso.

Se eles fizerem um full frame com 20mp x3 (60mp), iriam precisar de um processador quadruplo e uma ventoinha pra refrigerar a coisa toda  :D


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #26 Online: 24 de Setembro de 2010, 17:25:07
Estão dizendo que a SD1 é uma versão do corpo e AF da Oly E-5, o corpo é parecido e tb selado, o sistema de AF tem exatamente as mesmas especificações.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 24 de Setembro de 2010, 21:11:04
Estão dizendo que a SD1 é uma versão do corpo e AF da Oly E-5, o corpo é parecido e tb selado, o sistema de AF tem exatamente as mesmas especificações.

Parece ser uma boa notícia pra quem pretende pegar uma..


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 24 de Setembro de 2010, 23:20:29
Parece não, é ótima se for verdade! O corpo da E-5 é excelente e só li elogios do autofocus da E-3 até hoje (na E-5 não deve ser diferente).
« Última modificação: 24 de Setembro de 2010, 23:20:52 por pedro_raythz »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 24 de Setembro de 2010, 23:42:35
Achei os corpos bem bem diferentes... a Sigma já produz o corpo de suas câmeras a muito tempo, e chegou a terceirizar o serviço ao produzir a Kodak DCS 14c (a parte superior é igual à da Sigma SD9), então acho meio difícil usarem a estrutura de outro fabricante.

Frente:
http://a.img-dpreview.com/news/1009/sigma/SD1.jpg
http://a.img-dpreview.com/previews/OlympusE5/images/front.jpg
Verso:
http://i.i.com.com/cnwk.1d/i/tim/2010/09/22/Photokina_Sigma_DP1-2_540x460.jpg
http://a.img-dpreview.com/previews/OlympusE5/images/back.jpg

O layout do AF realmente é parecido, e existem rumores de que a Olympus estaria testando os sensores Foveon, além do fato de que a Sigma faz parte do consórcio 4/3.