Autor Tópico: Mago  (Lida 1840 vezes)

Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Online: 17 de Dezembro de 2005, 14:43:40
Olá, pessoal!

Em um recente momento de tédio, resolvi fotografar um dos enfeites aqui da minha estante. Achei que foi um assunto bacana pra fazer uma macro, é pelo menos bem mais fácil do que fotografar insetos e afins! ;)



Espero que gostem!

Abraços!
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


Duardo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
    • http://www.duborges.nafoto.net
Resposta #1 Online: 17 de Dezembro de 2005, 15:24:39
A imagem ficou boa, pegou todas as cores e características, muito boa, vai tentando que um dia vc chega lá, se e que não chegou!! :clap:  


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #2 Online: 17 de Dezembro de 2005, 16:15:45
Legal !
Porem o mago ta de batom !!  :laughing:  


Elvis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
    • http://
Resposta #3 Online: 17 de Dezembro de 2005, 16:23:01
Citar
Legal !
Porem o mago ta de batom !!  :laughing:
Preconceito, Pictus.. é um Mago Metrossexual...  :risada2:  :risada2:  


Paulinho Cé

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.882
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 17 de Dezembro de 2005, 21:23:30
Iluminação está boa, faltou DOF.
Fotografe com a alma...<br />http://www.flickr.com/photos/paulinhoce/


Marcelo Voss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 574
Resposta #5 Online: 18 de Dezembro de 2005, 03:45:47
putz, não gostei do assunto nem da execução.

abs
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2005, 03:47:36 por Marcelo Voss »
`Eagles don`t flock, you have to find them one at a time. ´


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #6 Online: 18 de Dezembro de 2005, 04:48:26
Olha, em geral não gosto de tópicos de macro, mas acho que esta foto está razoavelmente boa para um catálogo de loja desse tipo de artigo. A profundidade de campo podia ser maior e ser usada uma iluminação indireta, mas creio que não há comprometimento à análise do "produto".

Vi que o Thiago está com uma lente macro na assinatura. Provavelmente foi recém comprada e está deslumbrado com o brinquedo novo :P De fato, as cores e a nitidez estão muito boas.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 18 de Dezembro de 2005, 06:21:02
Citar
Iluminação está boa, faltou DOF.
Faltou profundidade de campo?? Não entendi. Seria pq. o fundo da foto está preto, ou deveria ter uma aproximação maior?? ( a ponta do chapéu está desfocado e parte da ave também)....  :denken:    
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #8 Online: 18 de Dezembro de 2005, 14:48:00
Profundidade de campo, ou seja, o mago poderia estar completamente focado. No entanto, parte dele não está em foco, devido à pequena profundidade de campo. Uma abertura menor poderia resolver, no entanto, talvez fosse necessária uma iluminação auxiliar além do flash.

De qualquer forma, macros são complicadas para se conseguir foco em todo o objeto...

 
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 18 de Dezembro de 2005, 22:20:58
Citar
Profundidade de campo, ou seja, o mago poderia estar completamente focado. No entanto, parte dele não está em foco, devido à pequena profundidade de campo. Uma abertura menor poderia resolver, no entanto, talvez fosse necessária uma iluminação auxiliar além do flash.

De qualquer forma, macros são complicadas para se conseguir foco em todo o objeto...
Beleza, Francisco, agora eu entendi!!  :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #10 Online: 20 de Dezembro de 2005, 15:56:32
Pessoal,

muito obrigado pelos comentários. Mesmo esta sendo uma foto feita a título de experiência, os comentários de vocês ajudam muito.

Como o Francisco sugeriu, usei a Nikkor 60/2.8 Micro pra fazer essa foto. É uma lente de que eu gosto bastante e que já tenho há um bom tempo, mas que na realidade eu nunca usei muito pra fazer MACROS propriamente ditas. Eu a comprei pensando em close-ups de natureza e retratos mais fechados (o do meu avatar, por exemplo, que foi feito justamente com essa lente). O que me atraiu nessa lente, desde o início, foi a nitidez espetacular e o contraste e as cores bonitas que ela proporciona.

Quanto ao DOF, realmente é complicado. Aqui eu usei f/11 e não estava lá muito preocupado se algo ficasse fora de foco. Mas acho que para ter tudo em foco numa boa teria de usar f/22. E dá-lhe flash! :D

Falando em flash, uma coisa interessante a respeito dessa estatueta é o material de que é feito. Essa resina é um problemão pra iluminar corretamente, pois é MUITO cintilante. Nessa foto eu usei um SB-800 disparado contra um rebatedor branco posicionado na diagonal superior direita do mago. Usar o flash direto causaria tantos 'hotspots' que arruinaria a foto. Por isso é que ainda vou fotografar bastante essa estatueta, pra que eu possa aprender bastante como iluminar assuntos desse tipo com a luz mais suave possível.

Abraços a todos!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta