Autor Tópico: Ajustar ISO 400 na câmera usando filme ISO 100  (Lida 7291 vezes)

vicbnmnn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Feminino
Online: 22 de Setembro de 2010, 15:52:39
o que acontece se o iso que estiver ajustado na camera for diferente do que ela está usando?


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #1 Online: 22 de Setembro de 2010, 16:39:40
Você vai estar enganando o fotômetro da câmera, dizendo que o filme é 2x mais sensível do que relamente é.

O resultado seria o filme ficar subexposto.

Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Setembro de 2010, 17:56:03
Você já ouviu falar em "puxada de filme"?

Pois, é exatamente isso que você está fazendo. Como disse o Elias, você engana a máquina. Usa como se fosse ISO 400 mas na verdade tem um ISO 100.

Mas, lembre-se, na hora de processar o filme será preciso revelar conforme a exposição feita, isto é, se você usou como 400 então também precisa revelar como 400. Mas o resultado disso é uma granulação maior do que seria em ISO 100. Entenda por "granulação", numa comparação nada técnica mas por uma analogia muito simplista, o mesmo que você conhece por "ruído" na fotografia digital.

Há quem goste de tipo de efeito. Eu, particularmente, não gosto. Sou adepto das fotografias com o menor ruído possível se for digital, ou com o grão mais fino que possa haver na fotografia feita com filme.

Puxada de filme: pesquise um pouco mais sobre isso. Pesquise também sobre ruído. Você vai entender direitinho.
-22.352971,-48.775582


Marcos Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
  • Batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão...
Resposta #3 Online: 22 de Setembro de 2010, 19:54:45
Em P/B um pouco de grão fica show.
Marcos Lima - Fotografia.

Nikon FE10, F100 e D200
Mamiya RB67, Baldax


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Setembro de 2010, 09:26:28
Em P/B um pouco de grão fica show.

Marcos,

Acho que eu preciso reformular o que eu escrevi sobre grãos. Eu não tenho competência pra fotografar nem com ISO baixo. O que é que se vai dizer de ISO alto, então? É claro que em fotografia nada é "engessado", ao contrário, só se produz alguma coisa que preste graças ao talento do autor e também às inúmeras variáveis que existem na elaboração de uma foto.

Mas, me permita contar um "causo".

O Nanã Sousa Dias, fotógrafo português, está no Brasil. Eu estive com ele no último final de semana, em Vitória-ES. Ocasião em que aconteceu um workshop de Fotografia de Paisagem. Ganhei de presente, uma fotografia feita pelo Nanã.

Foi feita com filme Ilford HP5. Isso, por sí só, sugere uma granulação bastante evidente. No entanto, a câmera usada foi uma Deardorff V8, formato 8x10.

Igual a essa:


A fotografia, no papel, não foi ampliada. Foi feita, na verdade, uma Prova de Contato e obviamente no tamanho 20x25cm que é o próprio formato 8x10 polegadas.

É impressionante a qualidade dos detalhes na foto (de um saxofone colocado em cima de uma jaqueta de couro). Mais incrível ainda é a ausência de granulação para um filme como esse de ISO 400.

Como disse, não é ampliação mas sim uma Prova de Contato. Todo mundo que gosta de fotografia deveria um dia, na minha opinião, pegar nas mãos uma foto desse jeito. E não adianta escanear e ver monitor de um computador. Tem de ser ao vivo, com a foto em papel de fibra.

Quando me refiro à riqueza de detalhes, tente imaginar o seguinte: o formato 135 tem um fotograma que mede 24x36mm. Nossas digitais, as que não são fullframe, tem cerca de metade dessa medida. O grande formato 8x10 mede 203x254mm. Pense na diferença de detalhes que um e outro conseguem captar.

 :ok:
-22.352971,-48.775582


Marcos Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
  • Batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão...
Resposta #5 Online: 23 de Setembro de 2010, 18:48:07
Braga, realmente  fotos no formato 8x10" devem ser muito show, tenho uma Mamiya RB67 gosto muito dos cromos feitos com ela (quando eu acerto é claro) eu não costumo ampliar acho que o "dá hora" mesmo e ficar olhando aquele "cromão"!

Quando eu falei que granulação em PB era bonito estava pensando em "Sebastião Salgado" gosto muito do trabalho dele.  Como só saio p/ fotografar em dias ensolarados geralmente usava (ta em falta) o Delta 100.

[]'s
Marcos Lima - Fotografia.

Nikon FE10, F100 e D200
Mamiya RB67, Baldax


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 23 de Setembro de 2010, 22:08:28
Hehehehe....

Então você usa uma RB67? Mamiya? Médio formato? Negativão ou cromão? Sim senhor, hein!

E eu aqui falando de filme com tanto entusiasmo achando que estou lhe apresentando uma coisa completamente nova. Ora, ora, quanta ingenuidade da minha parte.

Você já é macaco véio e sabe muito bem do que eu estava falando. Me desculpe.
-22.352971,-48.775582


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #7 Online: 24 de Setembro de 2010, 17:16:16
É legal pegar um filme colorido, mesmo esses de supermercado, e fotografar 1 ou 2 pontos acima (só tome o cuidado de perguntar ao laboratório se eles fazem "pushing" de 2 pontos). A granulação aumenta consideravelmente, mas a saturação também. Esses negativos baratos de supermercado, tipo Kodak Ultra 400 ou Fuji XTra 400, só dão um colorido bonito com revelação "empurrada" em 1 ou 2 pontos.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


rvicter

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 25 de Setembro de 2010, 13:17:42
Bom saber ... tom com uns PRO 800 ... vou puxar 1 ou 2 ponto para fazer umas fotos noturnas.
Rafael Victer


vicbnmnn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 28 de Setembro de 2010, 10:31:41
como assim "pontos"?


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #10 Online: 28 de Setembro de 2010, 12:52:28
1 ponto, seria cada ver que você dobra (ou diminui pela metade) a sensibilidade.

de iso 100 pra 200 = 1 ponto

de iso 200 pra 400 = + 1 ponto
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #11 Online: 01 de Outubro de 2010, 02:08:40
Pois é... é como o Elias disse. Talvez eu não tenha me explicado direito, mas a ideia é essa:

- Compre um filme no supermercado, por exemplo, um Kodak Ultra 400;
- Na câmera, gire o dial do ISO para 800 (ou seja, é como se você estivesse fotografando com um filme ISO800);
- Na hora de revelar, diga que quer fazer um push de 1 ponto; mande o atendente deixar essa observação grifada no envelope com letras garrafais.

O seu filme, então, vai ficar um tempo extra no revelador para compensar a subexposição forçada a que você submeteu suas fotos (sim, você usou um filme iso 400 e fotometrou como se estivesse usando um filme iso 800). Como resultado, as fotos ficarão corretamente expostas, porém mais granuladas e saturadas do que num filme iso 800 de verdade.

É mais ou menos isso.
« Última modificação: 01 de Outubro de 2010, 02:09:38 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


rvicter

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 01 de Outubro de 2010, 09:21:06
Pois é... é como o Elias disse. Talvez eu não tenha me explicado direito, mas a ideia é essa:

- Compre um filme no supermercado, por exemplo, um Kodak Ultra 400;
- Na câmera, gire o dial do ISO para 800 (ou seja, é como se você estivesse fotografando com um filme ISO800);
- Na hora de revelar, diga que quer fazer um push de 1 ponto; mande o atendente deixar essa observação grifada no envelope com letras garrafais.

O seu filme, então, vai ficar um tempo extra no revelador para compensar a subexposição forçada a que você submeteu suas fotos (sim, você usou um filme iso 400 e fotometrou como se estivesse usando um filme iso 800). Como resultado, as fotos ficarão corretamente expostas, porém mais granuladas e saturadas do que num filme iso 800 de verdade.

É mais ou menos isso.

Muito bom saber isso, eu ficava mais limitado com os poucos ISOs no mercado. Valeu pela dica!
Rafael Victer


vicbnmnn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Feminino
Resposta #13 Online: 01 de Outubro de 2010, 12:18:42
hmm, entendi, obrigada :)


MAXITROL

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 14 de Novembro de 2010, 11:49:28
show de bola as respostas, irei fazer isso, so nao sei onde irei revelar as fotos, pois o local onde eu reveleva mudou-se e nao sei para onde foi.  alguma dica de revelaroda no rj?
Nikon D3100 18-55 VR DX   Não construa Masmorras erga Templos.
Now he's too old to Rock'n'Roll but he's too young to die.
https://www.flickr.com/photos/125082120@N07/