Autor Tópico: Conversao para jpeg  (Lida 2174 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Online: 23 de Setembro de 2010, 15:02:47
Pessoal, sou meio ignorante em conversao. Acredito que voces possam me ajudar. Quando faco a conversao do RAW para JPEG, minhas foto perdem muito em qualidade. Outra coisa que percebo, quando diminuo o numero de pixels para postar no forum elas perdem nitidez, e ai, como ja esta convertida para o jpeg, quando mecho no sharp a foto perde a qualidade. No momente, para conversao, eu utilizo o digital photoprofessional 3.6, que veio com a maquina. Talvez voces possam me indicar outro programa, gratuito e claro :), que seja melhor em qualidade de conversao. Muito obrigado!
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


majewski

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • By Leonel Fotografia
Resposta #1 Online: 24 de Setembro de 2010, 12:33:36
Olá.

A perda de qualidade depende de como você salva a sua conversão. Particularmente, eu gosto de utilizar o RAW Therapee - que é grauito - e converter do RAW para TIFF ou DNG e daí trabalho no programa de manipulação de imagens - gosto bastante do também gratuito Paint.net.

[]s,
_________________
José LEONEL Majewski
josemajewski@gmail.com
Visitem meu humilde blog sobre fotografia - http://www.byleonel.blogspot.com/ (voltando a ativa em breve)


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 24 de Setembro de 2010, 12:46:38
Spiderman,

Uma coisa importante eh a compressao do JPEG. Pode ser que vc esteja (sem saber) abusando da compressao, por isso esta perdendo qualidade.


Com isso em mente, eu tenho dois estilos de conversao que eu faco com o Lightroom: uma conversao para WEB, no qual eu reduzo o tamanho do arquivo e comprimo em 75% o JPEG, entao um RAW de 14MB vira um JPEG de 500Kb.

Uma outra conversao eh a imagem em resolucao nativa, e com compressao de 85%. O mesmo RAW entao gera um JPEG de approx 1.3MB.


Ou seja, eh uma combinacao de resolucao e compressao. Eu nao creio que o teu programa seja "ruim", me parece mais que alguma configuracao tua nao esteja adequada. Mas para tirar qualquer duvida, vc pode fazer o seguinte:

1- tentar outro programa gratuito, como o RAWTherapy.
2- Mandar o RAW para alguem converter e ver como o resultado compara com o teu.


Boa sorte,


BB


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #3 Online: 24 de Setembro de 2010, 18:49:44
Pessoal, obrigado pelas dicas. Talvez eu nao esteje realmente usando o programa adequadamente. Vou tentar varias opcoes. Muito obrigado majevski e BBear!
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Bento Valente

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
Resposta #4 Online: 29 de Setembro de 2010, 13:29:07
Que maquina usas?
Eu uso o programa que vem com a cânon,aqui dou alguns ajustes como exposição, contraste etc,depois salvo em TIF "16Bits" e se tiver que trabalhar a foto faço em photoshop sempre em TIF só quando terminar vou salvar em JPEG 8bits.Quanto a mim è importante não trabalhar a foto em JPEG porque vai perdendo qualidade.
Cumps,B.V