Autor Tópico: Canon t1is, Sony alpha 350 ou Nikon d80?  (Lida 7264 vezes)

caroline_tw

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Feminino
  • Iniciante na arte da fotografia.
Online: 23 de Setembro de 2010, 17:43:09
Tenho lido há muito tempo sobre máquinas e tals.
Sou bem iniciante, vou começar um curso técnico e preciso adquirir uma...
Podem me dar suas opiniões quanto as máquinas?
Olha, eu sei que adquirir uma dslr não é só o corpo, é um casamento com a marca... Mas não tem como não ficar entre as marcas!

Obrigado.


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #1 Online: 23 de Setembro de 2010, 19:56:01
A sony eu não posso comentar. Embora eu até simpatize com a marca e o e$forço financeiro (e tem grana para isso) da marca em apresentar bons produtos, não costuma ter os melhores produtos. Não que sejam ruins, apenas que há melhores, e normalmente a disputa fica sempre entre Canon e Nikon.

Com relação a D80, eu a conheço, é uma ótima câmera, mas suas capacidades são bem limitadas frente as câmeras mais novas. Produz boas fotos, mas terás que ter boa iluminação.

T1i é uma câmera ainda bem atual. Oferece excelentes recursos, até de câmeras bem mais caras, e tem boas capacidades que irão auxiliar a sua fotografia na questão de qualidade final. Tem também uma boa resolução.

Quanto a marcas, pelo que tenho observado dos usuários, e até mesmo o que tenho lido na internet, os usuários Canon são mais descolados com relação a marca de câmeras. Estão mais em busca de custo benefício x qualidade.

Essa questão de casamento com uma marca é meio relativo. Quando você realmente quiser se desfazer de algum equipamento, você vai fazer e pronto, não interessando a marca.

Eu, hoje, se tivesse a oportunidade de buscar algum equipamento bem melhor, e mais atual, faria sem receio algum, porque não tem nada como você ficar desatualizado em circunstâncias onde um equipamento melhor faz a diferença.

Agora aqui também há outro paradigma (equipamento obsoleto). O objeto fim da fotografia é a foto, e não o equipamento. Conheço fotógrafos que trabalham até hoje com uma 50D (está trocando por uma 5Dmk2) e com uma XTi como câmera reserva. Faz o mesmo tipo de evento que um outro fotógrafo que já utilizava uma D700 e, buscando a excelência, comprou uma D3s.

O que você deve buscar é o seu meio termo, e não ligue para esta questão de casamento com uma marca, isso só existe se te faltar dinheiro para investimento.


Paust

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 276
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Setembro de 2010, 20:24:06
Sony é marca de TV,decida-se entre Canon e Nikon pela facilidade de obter equipamento e manutencão mas barato,com qualquer uma das duas voce estará bem servida,acho que o Hector mandou bem em te sugerir a T1i,pois ela está mais atualizada que a D80,se foce a D90 ai era sem chance para a T1i
ferro velho 120 e 35mm com tubos velhos,compacta jurássica 1/2 mp e só porque morreu tambem uma NX300 e 3 tubos que vieram juntos :D


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #3 Online: 23 de Setembro de 2010, 21:32:41
...se foce a D90 ai era sem chance para a T1i

Menos né.....rsss....
Os recursos são os mesmos, a qualidade igual, mas com uma vantagem construtiva do corpo da D90 e também no preço que é mais salgado.

Mas é isso mesmo, há uma vantagem para D90, mas eu não pagaria o valor a mais por isso.
« Última modificação: 23 de Setembro de 2010, 21:35:11 por Hector. »


Wooky

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 24 de Setembro de 2010, 09:33:47
Das citadas, T1i sem dúvida. Da Sony não gosto da interface e do mercado bem menor de produtos, aqui no Brasil pelo menos. Mas talvez valha a pena considerar outros modelos, como a Canon XSi, a Canon T2i, a Nikon D5000 e a recém lançada D3100.


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 24 de Setembro de 2010, 09:50:26
Das citadas, T1i sem dúvida. Da Sony não gosto da interface e do mercado bem menor de produtos, aqui no Brasil pelo menos. Mas talvez valha a pena considerar outros modelos, como a Canon XSi, a Canon T2i, a Nikon D5000 e a recém lançada D3100.
:ponder: se é sua primeira camera eu tambem pensaria na d3100
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #6 Online: 24 de Setembro de 2010, 17:09:54
A 3100 parece uma boa escolha quando se fala em imagem, mas tem aquele velho problema das Nikon de entrada, não tem motor de foco no corpo. E aí toda a economia vai por água abaixo quando vc quiser comprar uma 50mm e descobrir que vai ter que comprar a f/1.4 porque a f/1.8 que é bem mais barata, praticamente equivalente a Canon, não faz autofoco na 3100. A mesma coisa com a 85mm.

Se é para ir de Nikon, vá de D90 para cima, aí sim vc estará bem servida de equipamento.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #7 Online: 24 de Setembro de 2010, 18:33:50
A 3100 parece uma boa escolha quando se fala em imagem, mas tem aquele velho problema das Nikon de entrada, não tem motor de foco no corpo. E aí toda a economia vai por água abaixo quando vc quiser comprar uma 50mm e descobrir que vai ter que comprar a f/1.4 porque a f/1.8 que é bem mais barata, praticamente equivalente a Canon, não faz autofoco na 3100. A mesma coisa com a 85mm.

Se é para ir de Nikon, vá de D90 para cima, aí sim vc estará bem servida de equipamento.


Então a T2i continua sendo a melhor opção.
Maior resolução, maior qualidade em ISO alto, mais barata (dependendo do modelo escolhido), maior compatibilidade com as lentes da Canon e por aí vai.


caroline_tw

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Feminino
  • Iniciante na arte da fotografia.
Resposta #8 Online: 25 de Setembro de 2010, 05:50:18
Realmente estou mais inclinada para a Canon! Eu pensei na T2i, mas ela é meio carinha, não?
Quais outras Canons eu deveria levar em consideração, então?
O Wooky citou a Canon XSi, no caso estava se referindo a Canon Rebel Xsi 450d, não? É uma boa câmera de entrada?
Eu não havia pensado nela como opção, mas confesso que o preço me chamou atenção agora ^^


caroline_tw

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Feminino
  • Iniciante na arte da fotografia.
Resposta #9 Online: 25 de Setembro de 2010, 06:41:19
Outra coisinha... O que vocês tem a me dizer sobre a XTi?

Ah! Ambas, XSi e XTi tem live view pelo lcd?


robsonvieira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
  • Sexo: Masculino
    • BLOG
Resposta #10 Online: 25 de Setembro de 2010, 11:29:13
A 3100 parece uma boa escolha quando se fala em imagem, mas tem aquele velho problema das Nikon de entrada, não tem motor de foco no corpo. E aí toda a economia vai por água abaixo quando vc quiser comprar uma 50mm e descobrir que vai ter que comprar a f/1.4 porque a f/1.8 que é bem mais barata, praticamente equivalente a Canon, não faz autofoco na 3100. A mesma coisa com a 85mm.


Falando assim, parece que o problema são as câmeras (de entrada) da Nikon que não têm motor de foco no corpo. Mas pelo que parece também, as câmeras Canon não tem motor de foco no corpo e sim, todas as lentes (atuais) é que possuem o motor de foco (na lente). É isso mesmo?

A tendência é que num futuro próximo (ou não) as lentes Nikon tenham  motor de foco como as lentes Canon ou a tendência é que a Canon passe a fazer câmeras como motor de foco no corpo como a nikon d90?


Paust

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 276
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 25 de Setembro de 2010, 13:20:23
Acho que o estilo da marca prevalece e faz a diferenca,a Canon reina nas cameras de entrada,e não acredito que ira fazer no futuro cameras com motor no corpo,houve um investimento muito alto em lentes USM e IS para agora retroceder,creio que isso é um diferencial da marca em relacão as Nikon,já a Nikon investe pesado em cameras pro e FF,as de entrada são uma bosta comparadas com as Canon mas acima da D90 a comversa muda,se me pedirem para escolher entre uma FF Nikon e uma Canon não penso duas vezes em ir de Nikon,mas nas de entrada fico com as Canon!
« Última modificação: 25 de Setembro de 2010, 13:22:04 por Paust »
ferro velho 120 e 35mm com tubos velhos,compacta jurássica 1/2 mp e só porque morreu tambem uma NX300 e 3 tubos que vieram juntos :D


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #12 Online: 25 de Setembro de 2010, 15:03:08
se me pedirem para escolher entre uma FF Nikon e uma Canon não penso duas vezes em ir de Nikon,mas nas de entrada fico com as Canon!

Paust, qual seria a FF da Nikon que você não pensaria duas vezes.

Hoje, vejo a penas a D3s reinando absoluta devido ao seu iso alto. Salvo outras questões referentes a falshes, mesmo a 5Dmk2, quando colocada em comparação com a D700, a 5Dmks reinaria absoluta em questões de iso elevado (aqui penso que uma discussão mais abrangente ajudaria a todos a entender melhor o que cada câmera tem realmente a oferecer). Veja o link sobre a capacidade em iso elevado da 5Dmk2 e D700:
http://www.photographybay.com/2008/12/27/canon-5d-mark-ii-vs-nikon-d700-in-depth-iso-comparison/
e
http://www.imaging-resource.com/PRODS/E5D2/E5D2RAW.HTM
Estava esquecendo a Nikon D3. Mas ela é lembrada no review acima. Assim como a Canon 1Dsmk3.

Quando comparada a 5Dmk2 com a D3x, fica evidente que há uma vantagem em termos de qualidade para a D3x frente a 5Dmk2 até onde os recursos da D3x conseguem acompanhar a 5Dmk2. Porém a D3x já está um pouco mais defasada tecnologicamente perdendo em vários recursos para a 5Dmk2, ganhando em outros claro, e além disso caríssima.

Nas câmeras de entrada, onde a Nikon começa com a D90/D300s, a Canon tinha a 50D, que embora tenha uma qualidade de imagem no mínimo igual a D90/D300s, perdia em recursos como filme HD, mas mantinha recursos como corpo semi-selado, maior velocidade fps (comparado com a D90), etc.

Quando do lançamento da 7D, praticamente junto com a D300s, me desculpe discordar neste ponto novamente. A fotografia com câmeras cropada atingiram outro nível. Teve um site que chegou a comparar o iso expandido da 7D (12800) com o iso 6400 da D300s. Fora outros recursos como maior boost de fps, maior resolução, etc.

Hoje, com a D3s a Nikon tem única câmera onde a Canon não lançou algo que competisse de igual para igual fazendo com que o fot´grafo decidisse entre recursos diferentes. A 1Dmk4, embora apresente os mesmos recursos que a D3s, perde claramente em isos muito elevados (não sei até que ponto um iso elevado realmente é prático). Mas garante uma maior economia em lentes devido ao seu fator de crop de 1.3 além de uma excepcional filmagem em full HD. Ou seja, A Nikon foi de FF e a Canon de cropada.
« Última modificação: 25 de Setembro de 2010, 15:30:21 por Hector. »


Paust

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 276
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 25 de Setembro de 2010, 18:12:14
Companheiro,nem tudo em uma camera é video ou iso elevado(prova disso são as 35mm de filme ou algumas desconhecidas como sigma sd15),hoje em dia se determina um produto através de reviews e os quisitos são sempre os que manipulam a compra "iso alto" "+pixel" "video",se esquecem da ótica,qualidade de imagem,equipo de apoio satisfatório,recursos e funcões realmente importantes para se fazer boas fotos,te digo,nunca uma 5DmkII será melhor que uma D700 nos quizitos relevantes para um fotografo profissional,pode rolar 10000 reviews falando o contrario,que não me convence,pois os critérios são sempre os do impulso de marketing,"de a eles o que querem" ai vem toda essa balela que emche a boca dos entuziastas; isos,pixels,video, veja uma FF nikon,tem botões dedicados para funcões importantes,usa seu espaco para coisas uteis,dá enfase ao trabalho do profissional,já as canon... tu tem que se perder nos menus para achar funcões,acho a 5D mais camera que a 5DMkII,e a D700 mais que as duas pois com seus humildes 12Mp faz melhor que as de 18Mp ou 21Mp,agora sem balangar o beico,qual chega junto com as D3s e D3x?
   Eu quero ver essa galera que acha que camera boa é aquela que não tem ruido com iso milhão ver as fotos da SD1 em iso 800 à 3.200 kkkkkkk,(e olha que é coprada) é justamente ai que pica,quando falo em FF quero dizer "qualidade" sem pós producão,deixo este trabalho sujo para as cameras e fotografos que dele dependem!
« Última modificação: 25 de Setembro de 2010, 18:23:38 por Paust »
ferro velho 120 e 35mm com tubos velhos,compacta jurássica 1/2 mp e só porque morreu tambem uma NX300 e 3 tubos que vieram juntos :D


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #14 Online: 25 de Setembro de 2010, 19:35:06
Companheiro,nem tudo em uma camera é video ou iso elevado(prova disso são as 35mm de filme ou algumas desconhecidas como sigma sd15),hoje em dia se determina um produto através de reviews e os quisitos são sempre os que manipulam a compra "iso alto" "+pixel" "video",se esquecem da ótica,qualidade de imagem,equipo de apoio satisfatório,recursos e funcões realmente importantes para se fazer boas fotos,te digo,nunca uma 5DmkII será melhor que uma D700 nos quizitos relevantes para um fotografo profissional,pode rolar 10000 reviews falando o contrario,que não me convence,pois os critérios são sempre os do impulso de marketing,"de a eles o que querem" ai vem toda essa balela que emche a boca dos entuziastas; isos,pixels,video, veja uma FF nikon,tem botões dedicados para funcões importantes,usa seu espaco para coisas uteis,dá enfase ao trabalho do profissional,já as canon... tu tem que se perder nos menus para achar funcões,acho a 5D mais camera que a 5DMkII,e a D700 mais que as duas pois com seus humildes 12Mp faz melhor que as de 18Mp ou 21Mp,agora sem balangar o beico,qual chega junto com as D3s e D3x?
   Eu quero ver essa galera que acha que camera boa é aquela que não tem ruido com iso milhão ver as fotos da SD1 em iso 800 à 3.200 kkkkkkk,(e olha que é coprada) é justamente ai que pica,quando falo em FF quero dizer "qualidade" sem pós producão,deixo este trabalho sujo para as cameras e fotografos que dele dependem!

Sei bem o que estás falando Paust. E quando escrevi mais acima foi considerando este seu sentimento.

Te digo uma coisa, pelos reviews que tenho acompanhado, mesmo os mais tendenciosos, fica claro quando a um equipamento mesmo apresentando melhores recursos é taxado como inferior. Por isso escolho a dedos os reviews, pois não adianta os samples utilizados em um review me mostrarem uma coisa e a conclusão final dizer outra.
Cheguei a ver um review que cita uma renomada revista inglesa como podia os samples de imgagem falando uma coisa e a conclusão final ser outra.

à partir das últimas informações obtidas, mesmo que por meio de pesquisas, pago para ver uma D700 ou 5D gera uma arquivo equivalente a 5Dmk2 com melhor qualidade. E hoje, posso até dizer que uma 1Dsmk3 gera uma fotografia pau a pau com uma D3x.

De todos os reviews que vi, inclusive os que citei, ninguém falou em pós processamento. Falaram de arquivos RAW convertidos, nada de pós processamento.

Critérios de uso de marketing, uso de flash, uso sem flash, iso alto, desqualificação de reviews, etc, de tudo que ouvi de usuários reais foi de uma forma ou de outra tentativas de desmerecer um recurso de um equipamento em detrimento de seu sentimento pessoal por outro equipamento.
Quantas funções tem o seu celular?

Comprei uma Canon 7D e tive que ouvir que filmar em full HD com câmera fotográfica era frufruzice (o assunto era a Canon e seus recursos). Quer dizer que quem compra uma câmera com vários recursos e pro um preço mais atrativo, por tabela tem a sua masculinidade comprometida?

Eu vi os samples da SD15. À partir daí passei a conhecer os sensores Foveon. Comecei a ler e entender um pouco melhor sobre latitude da imagem entre outras coisas. Reconheço neste equipamento certas qualidades, mas já vi também as suas deficiências.

A tecnologia dos sensores Foveon usados na Sigma cria uma imagem excelente, mas não irá lhe atender o tempo todo. Concordo também com a questão dos MP. Mas como já é de conhecimento, existe esta necessidade para sensores Bayer. É uma limitação do mesmo, assim como para os sensores Foveon há uma necessidade de se ter 3 camadas de sensores para a leitura correta da imagem. Portanto, MP é importante sim, seja para sensores Bayer, seja para sensores Foveon.

Eu não consigo hoje testar uma 1Dsmk3 e uma D3x, por isso citei um review, que até onde sei não entrou em contradição com os samples de imagem usados dentro do próprio review. Mas estou aberto para ver, se alguém puder fornecer samples dessas duas câmeras para comparação.

Paust, entendo esse seu sentimento com relação as pessoas ficarem debatendo sobre algo que nunca tiveram nas mãos. Por isso ficou extremamente aborrecido quando alguém fala da dificuldade de uso de uma Canon, ou falta de qualidade.

Como sempre cito, tenho uma 7D, e antes de comprá-la primeiramente pesquisei a sobre a 50D e as concorrentes diretas como D300s e D90. Antes de decidir saiu a 7D, comecei novamente a pesquisa até me decidir por ela. Se você me dizer que tem câmeras melhores, nem discuto. Mas falar de recursos que a câmera tem como sendo problemas, aí já começamos a entrar em uma discussão onde a questão não é técnica e sim pessoal (sentimento pessoal de cada um).

Preciso de 3 botões para acessar os 3 principais ajustes da câmera. Nunca vi tanta velocidade. Mais fácil só usando o modo automático.
Conheço também a D80/D90, já pude experimentar T1i. Nada de FF, infelizmente. E hoje já me vejo arrependido de não ter pegado uma 5Dmk2. Não que a 7D não atenda, mas é que a 5Dmk2 oferece muito mais do que a maioria dos reviews comentam.

5Dmk2 nunca será melhor que D700? Bom, eu digo que sim e citei os reviews como referência e repito, gosto pessoal não se discute. :ok:
« Última modificação: 25 de Setembro de 2010, 19:43:30 por Hector. »